sexta-feira, 29 de abril de 2016

O PEN CLUBE DO BRASIL CELEBRA 80 ANOS DE EXISTÊNCIA.

 
CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO
PEN CLUBE DO BRASIL CELEBRA 80 ANOS.


 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL

 


 

PEN CLUBE DO BRASIL CELEBRA 80 ANOS


 
Em solenidade magnânima no dia 25 de abril, no Salão Nobre, feericamente iluminado, e depois, na cobertura de vista panorâmica do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o PEN Clube do Brasil, sob a dinâmica presidência do premiado escritor Cláudio Aguiar, celebrou seus 80 anos de intensa atuação e prestígio no Estado.


A festividade transcorreu no recinto de comemorações especiais do 11º andar, decorado com o amplo quadro-painel referente à "Coroação de Pedro II", de Manuel de Araújo de Porto Alegre, de 1842. Eloquentes palavras de Arno Wehling - presidente do IHGB – abriram a efeméride, saudando a representatividade do PEN Clube no âmbito da cultura nacional. A seguir, em agradecimento, assumiu a tribuna Claudio Aguiar, que historiou momentos significativos da entidade da qual ele é presidente, realçando o papel do fundador do PEN Clube do Brasil Cláudio de Souza, em 1936.


Prosseguindo o cerimonial, conduzido pelo escritor e teatrólogo Sérgio Fonta, houve a outorga de medalhas a Domício Proença Filho, atual presidente da ABL; à poetisa e grande incentivadora dos movimentos literários nacionais, Stella Leonardos (ausente);  à também poetisa Manita Vinelli, por ser a  mais antiga filiada ao PEN Clube, e à atriz Nathália Timberg. Os três agradeceram a honraria com depoimentos pessoais, e Nathália, emocionada, concluiu sua fala, rememorando uma frase de Albert Einstein sempre por ela proferida nos seus desempenhos teatrais. Nela, o grande cientista da Teoria da Relatividade valorizava a posição dos profissionais das Letras, ao proclamar: "Vocês têm  que continuar escrevendo, porque começam onde nós paramos".


Compareceram cerca de 150 presenças, entre homenageados e autoridades, dentre os quais, o FOCUS CULTURAL destacou: Ricardo Cravo Albin - Presidente da Academia Carioca de Letras; Lucia Regina de Lucena - Presidente da Academia Nacional de Letras e Artes; Alcmeno Bastos- Tesoureiro do PEN Clube do Brasil; Dorée Camargo - Associação Brasileira de Defesa Ecológica; Ewa Procter - Vice-Presidente do Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga; Helena Ferreira - membro do Conselho curador do PEN; os escritores e membros do PEN - Helena Parente Cunha; Luiza Lobo; Dalma Nascimento; Franci Machado Darigo; Tânia Zagury; Messody Beloniel; Astrid Cabral; Teresa Cristina Meireles; Maria Araújo - colunista do Jornal Sem Fronteiras e várias personalidades do mundo intelectual do Estado do Rio de Janeiro.


O Clube Literário lançou a obra intitulada PEN Clube do Brasil 80 Anos (1936-2016) - Literatura e Liberdade de Expressão. Excelente documento memorialístico regiamente apresentado sobre a História do PEN CLUBE, o livro foi redigido a várias mãos, com textos de Celso Kelly, Cláudio Aguiar, Cláudio de Souza, Eduardo Portella, Juscelino Kubitschek, Marcos Almir Madeira, Maurício Vicente Ferreira Júnior, Rodrigo Octavio Filho e Sergio Fonta.


O PEN Clube do Brasil surgiu no cenário das letras e da cultura nacional no ano de 1936, sob a égide da liberdade de pensamento e de expressão dos escritores comprometidos com os princípios da soberania da escrita além dos limites das fronteiras. Voltado para ação de criar, de viver em paz, de falar e de escrever em plena liberdade, a instituição abriga, no presente, figuras exponenciais, prosseguindo a tradição de mais de mil escritores brasileiros, que por ela passaram.

Após as alocuções e a entrega das distinções, foi servido excelente e variadíssimo coquetel em mesas finamente ornamentadas pelo bom gosto da coordenadora do evento, a primeira dama do PEN CLUBE, a Sra. Célia Salsa. Foi uma noite memorável, de autêntico congraçamento cultural e de profícua convivência entre seus membros, que, em uníssono, ratificavam o desempenho efetivo do atual presidente e de sua equipe. A gestão de Cláudio Aguiar, de fato, vem trazendo seiva nova às frequentes atividades daquela Casa Literária.
 
Alberto Araújo
escritor e jornalista



CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR AO VÍDEO



ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO

 
 

Arno Wehling - Presidente do IHGB

(Momento em que inicia o evento).

 


A acadêmica Maria Beltrão
recebe Medalha de Honra.
 
A atriz Nathália Timberg é homenageada.
 
Nathália Timberg faz discurso de agradecimento.
Domício Proença Filho - Presidente da ABL.
 
Público prestigia o evento do PEN.
 
Público prestigia o evento do PEN.
 
Bolo de 80 anos do PEN Clube do Brasil.
 
Livro PEN Clube do Brasil 80 anos:
Literatura e Liberdade de Expressão.
 
Marcelo Del Cima e Nathália Timberg.
 
Nathália Timberg e
Leonardo Meireles da TV Atlântica.
 
Ewa Procter, Heleny Silva Castro,
Rose de Freitas.
 
Franci Machado Darigo.
 
Leonardo Meireles e Claudio Aguiar.
 
Claudio Aguiar e Lucia Regina Lucena.
 
Ricardo Cravo Albin e Dalma Nascimento.
 
Rogério Faria Tavares e Claudio Aguiar.
 
Claudio Aguiar e Maria Araújo.
 
Claudio Aguiar e Alberto Araújo.
 
Nathália Timberg e Messody Beloniel.
 
Sergio Fonta e Ricardo Cravo Albin.
 
Claudio Aguiar e os escritores:
Mozart de Carvalho
e Sergio Gerônimo.
 
Teresa Cristina Meireles e Célia Salsa.
 
 
 
REALIZAÇÃO
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
Saiu na mídia!!!
No Jornal Sem Fronteiras.
 
 
 
COMENTÁRIOS


 
80 anos muito bem festejados.

Amei ver nessa festa muita gente conhecida e amiga.

Muito obrigada,
abraços catarinenses
da Arlete Trentini.










Arlete Trentini
é membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas e colunista do Jornal Sem Fronteiras.
 
 
***************************




 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário