quarta-feira, 20 de abril de 2016

FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA O REI ROBERTO CARLOS PELA COMEMORAÇÃO DE SEUS 75 ANOS. CONFIRA.

FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA
O REI ROBERTO CARLOS
PELA COMEMORAÇÃO DE SEUS
75 ANOS, EM 19 DE ABRIL DE 2016.
 
 
ROBERTO CARLOS - cantor e compositor. 

Roberto Carlos Braga é um cantor e compositor brasileiro, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim município brasileiro  do estado do  Espírito Santo, no dia 19 de abril de 1941.

Roberto Carlos em show em São Paulo.
 
Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira. Seus discos já venderam mais de 120 milhões de cópias e bateram recordes de vendagem - em 1994 chegou a marca de 70 milhões de discos vendidos - incluindo gravações em espanhol, inglês, italiano e francês, em diversos países.

Roberto Carlos criança.
 
Roberto Carlos no início dos anos 70.

Roberto Carlos e a apresentadora Ana Maria Braga
no Programa Mais Você em 2015. 
(Foto: João Cotta)

Roberto Carlos nos anos 80.

Roberto Carlos com Giuliano Gema
na década de 60. 
 
Tendo realizado milhares de shows em centenas de cidades no Brasil e no exterior, sua popularidade o tornou conhecido no Brasil e na América Latina como Rei, contando com um dos maiores fã-clubes do mundo.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Discos mais conhecida pelo acrônimo ABPD, é uma entidade oficial do Brasil que representa as principais gravadoras do mercado fonográfico do país. E também é a parada de sucesso e de vendas oficial do Brasil.

Roberto Carlos nos anos 50.
 
Na segunda metade dos anos cinquenta, Roberto Carlos mudou-se para Niterói e, seguindo a tendência juvenil da época, entrou em contato com um novo ritmo musical, o Rock, passando a ouvir Elvis Presley, Bill Haley, Little Richard, Gene Vincent e Chuck Berry.

Em 1957, Arlênio Lívio, um colega de escola, levou Roberto Carlos para conhecer um grupo de amigos que se reunia na Rua do Matoso, no bairro da Tijuca, mais especificamente no Bar Divino que era na Rua Haddock Lobo, conhecida como a Turma da Tijuca, onde se encontravam: Jorge Ben, Tim Maia, Erasmo Carlos, Lafayette, vindo a gravar com esse mais tarde inúmeros discos, após a gravação com Erasmo Carlos no LP A Pescaria, com a música que foi um grande sucesso Terror dos Namorados da gravadora CBS, onde pela Primeira vez na música popular foi colocado o som de órgão eletrônico (Hammond B 3), no Rio de Janeiro. Lá conheceu Sebastião (Tim) Maia, Edson Trindade, José Roberto "China" e Wellington.

Formou com Arlênio, Trindade e Wellington o primeiro conjunto musical, The Sputniks. Roberto Carlos afirma ter aprendido a batida do rock no violão ao ver Tim executar Long Tall Sally, de Little Richard.

Roberto Carlos nos anos 70.

Certa vez, ele precisava da letra de "Hound Dog" - e o grande fã de Elvis Presley daquela turma de amigos era Erasmo Carlos. Desta forma, Roberto Carlos conheceu aquele que se tornaria o maior parceiro musical.

Erasmo, Tim Maia e Roberto Carlos:
 Crédito: Record/Divulgação
 
Tim Maia saiu dos Sputiniks e o grupo foi desfeito. Edson Trindade, Arlênio e China formaram o grupo The Snakes, chamando Erasmo para ser vocalista. A carreira solo de Roberto foi iniciada no mesmo ano como cantor da boate do Hotel Plaza, em Copacabana, cantando samba-canção e bossa nova. The Snakes acompanhavam tanto Roberto Carlos quando Tim Maia, contudo ambos nunca fizeram parte do grupo, Roberto Carlos passou a se apresentar com frequência em clubes e festas.

Roberto Carlos canta para crianças
no Irajá Atlético Clube, nos anos 50.


Roberto foi convidado por Carlos Imperial a se apresentar no programa musical "Clube do Rock", da TV Tupi. Nessa época, Roberto começou a namorar Maria Gladys, na época uma das dançarinas do programa. Carlos Imperial costumava apresentar Roberto Carlos como o "Elvis brasileiro" e Tim Maia como o "Little Richard brasileiro". No final daquela década, Roberto gravou alguns compactos e iniciava sua carreira oficialmente.
 
 
Roberto Carlos - João e Maria/ Fora do Tom
(1959) (Pérolas do Vinil)

Em 1959, Roberto Carlos lançou "João e Maria/Fora do Tom", um compacto simples. Dois anos depois, ele lançava o primeiro álbum, "Louco Por Você". Imperial compôs boa parte das canções deste disco. O disco não chegou a ter tanto sucesso, e hoje é esquecido parcialmente.

Embora tivesse iniciado a carreira sob influência do samba-canção e da bossa nova, no início da década de 1960, Roberto mudou seu repertório para o rock. Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, e versões de sucessos do então recente gênero musical, fundando as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil. Com a fama, estrelou ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa um programa na TV Record chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro.

Roberto Carlos no filme "Em Ritmo de Aventura"
direção e produção Roberto Farias.

Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora".

No filme "Roberto Carlos
300 Quilômetros por Hora".
 

Na virada para década de 1970, reformulou seu repertório rock'n'roll e se tornou um cantor e compositor basicamente romântico, que não modificou desde então. Logo também mudava seu público-alvo, que deixou de ser o jovem e passou a ser o adulto. Atualmente continua se apresentando com frequência e produz anualmente um especial que vai ao ar na semana do Natal pela Rede Globo, mesma época em que costumavam ser lançados seus discos anuais.

Entre 1961 e 1998, Roberto Carlos
lançou um disco inédito por ano.
Na década de 60 despontou com
composições próprias,
geralmente feitas em parceria
com Erasmo Carlos.
 

Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas, entre os quais Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia.


Em outubro de 2015, o advogado Selmo Machado Pereira lançou o livro "STF, Paulo Coelho e a biografia de Roberto Carlos" pela Editora Saraiva.

Nesse mesmo mês, Roberto Carlos lançou o CD e DVD Primera Fila, onde regravou seus grandes sucessos em português e espanhol com arranjos modernos. O registro ocorreu no lendário Abbey Road Studios, em comemoração aos 50 anos da primeira gravação do cantor em espanhol.
 

CD e DVD "PRIMEIRA FILA".
 
 

Em 19 de abril de 2016, Roberto Carlos em comemoração aos seus 75 anos, realiza no Estádio Sumaré, na cidade-natal de Cachoeiro de Itapemirim, um show para 12 mil pessoas.


DISCOGRAFIA

 









 
 Clicar na imagem para ouvir
músicas de Roberto Carlos.
 



OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE

https://www.youtube.com/watch?v=lZzydLmW0Gs




HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 
APOIO





 
FONTE BIOGRÁFICA E IMAGENS
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário