quarta-feira, 1 de novembro de 2017

VIDA E OBRA DE MARIA LAURA MOURA MOUZINHO LEITE LOPES - ABERTURA DO ARQUIVO À CONSULTA.



(CONVITE OFICIAL - CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
 
 
 
Para comemorar o Biênio da Matemática, a equipe do Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) abre, na próxima quinta (9), a consulta o arquivo da professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, uma das pioneiras no que se refere à atuação feminina em universidades brasileiras.
 
 
Com uma longa carreira acadêmica, que se estende de fins dos anos 1940 até a década de 2010, a professora Maria Laura não é só uma referência em sua área de atuação - a pesquisa na área de educação matemática - como também da história do ensino superior brasileiro, atuando longo tempo na Universidade do Brasil (depois UFRJ) onde desenvolveu importantes atividades como o chamado Projeto Fundão, voltado para a capacitação de professores.
 
 
A história da professora confunde-se ainda com a história da ciência brasileira e sua relação tensa com o poder. Maria Laura, com seu marido a época, José Leite Lopes, foram cassados pela ditadura militar, tendo sido impedida de lecionar na UFRJ por longos anos.
 
 
A Vida e Obra de Maria Laura Mouzinho Leite Lopes
9 de Novembro | 10h30min
Auditório do Prédio Anexo
 
 
 
 
 




 
 
Maria Laura Mouzinho Leite Lopes  nasceu em Timbaúba
no dia 18 de outubro de 1917, foi uma matemática brasileira, a primeira doutora em matemática brasileira, especializada em Educação Matemática.
 
Matemática de renome, combateu a ditadura e articulou a criação de instituições de pesquisa. Fez parte do grupo que articulou a fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituto que criou juntamente com José Leite Lopes e César Lattes em 1949. Além disso, participou de articulações para fundar outras instituições importantes, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).
 
 
 
 

Vida pessoal

 

 

Maria Laura nasceu na Zona da Mata do Estado de Pernambuco, em 18 de janeiro de 1917. Filha de Laura Moura Mouzinho e Oscar Mouzinho, um comerciante autodidata. Seus pais incentivaram a formação dos filhos e Maria Laua começou sua vida escolar no Grupo Escolar João Barbalho, em Recife, tendo concluído em 1931.
 
 
 

Carreira

 
 
 
Em 1932, ingressou na Escola Normal de Pernambuco, estudando até 1934, onde foi aluna do professor Luiz de Barros Freire (1986-1963), que segundo Maria Laura foi o responsável por sua vocação em Matemática. Em 1935, a família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ela se matriculou no Instituto La-Fayette. Em 1939 ingressou no Curso de Matemática da Universidade do Distrito Federal (UDF), mas teve apenas 15 dias de aula, pois a universidade foi extinta pelo Decreto Federal nº 1.063/39. Professores e estudantes foram transferidos para o Curso de Matemática da recém criada Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi).
 
 
Maria Laura obteve seu bacharelado em matemática em 1941. Em 1942 concluiu a licenciatura. Em 1949, obteve o título de doutora em Matemática, sendo a primeira mulher a obter o título no Brasil. Antes de obter o doutorado, já era professora assistente no Departamento de Matemática da FNFi, participando da criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), junto de César Lattes (1924-2005) e José Leite Lopes (1918-2006), em 1949. No mesmo ano, ministrou aulas de Geometria no curso de Engenharia do recém-criado Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e trabalhou, nos Estados Unidos, no Departament of Mathematics da Universidade de Chicago.
 
 
Em 1952, funda do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), junto do professor Cândido Lima da Silva Dias (1913-1998). Em março do mesmo ano, foi diplomada na Academia Brasileira de Ciências.
 
Casou-se em 1956 com o renomado físico e professor José Leite Lopes. Em 1961 foi nomeada professora da Educação Técnico Profissional do Estado da Guanabara e em 1967, assumiu a chefia do Departamento de Matemática da FNFi, até o mesmo se tornar Instituto de Matemática da UFRJ.

Em 1981, ela e um grupo de professores desenvolveram a pesquisa “Avaliação dos Alunos no final da 4ª série Primária das Escolas Públicas” da cidade do Rio de Janeiro e em 1982 entre para o Programa de Integração da Universidade com o Ensino do 1º Grau, do Ministério da Educação. Elaborou diversas pesquisas para o governo federal e estadual sobre o ensino de matemática no país, buscando identificar as deficiências nas escolas e na formação de professores.

Em 1980, foram o primeiro curso de pós-graduação lato-sensu em Educação Matemática do Brasil, vindo em seguida os níveis de mestrado e doutorado no ensino de matemática. Em 1988, funda a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, junto de outros professores e pesquisadores na área.

 

Aposentadoria e morte

 
 
Em 1 de julho de 1996, com 65 anos de carreira docente e de pesquisa, recebe o título de Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu trabalho é hoje referência no mundo todo, com vários artigos e livros publicados.

 
Membro da Titular da Academia Brasileira de Ciências, Maria Laura faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de junho de 2013.
 
 
 

Pesquisas

  • Processos de Ensino-Aprendizagem em Matemática.

Títulos

  • Doutor (Matemática) - Faculdade Nacional de Filosofia - Universidade do Brasil - 1949.
  • Livre-Docente (Geometria) - Faculdade Nacional de Filosofia - Universidade do Brasil - 1949.
  • Professora Titular - Instituto de Matemática - UFRJ - 1967.
  • Professora Emérita - UFRJ - 1996.
 
 
 


 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO






 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário