quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS EM TERESÓPOLIS.

 
 
 
Assembleia FALERJ
 
 

A Academia Fluminense de Letras promoveu em Teresópolis, no último domingo, 5 de novembro, jornada sociocultural comemorativa do Dia Nacional da Cultura e da Língua Portuguesa, com a parceria da Academia Teresopolitana e o apoio da Neltur, da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e da Pró-Reitoria de Extensão da UFF.

Os presidentes Waldenir de Bragança (AFL) e Jorge Luiz Dodaro (ATL) foram os anfitriões do evento, que reuniu representantes de academias e entidades congêneres de vários municípios do Estado do Rio. A programação incluiu debates sobre as "Raízes Culturais do Estado do Rio" e a "Relevância de Vultos das Cidades Fluminenses". Foram distribuídos exemplares da Carta de Educação, Cultura e Ética de Niterói - resultado do I Congresso Brasileiro de Academias de Letras, realizado em julho passado - cujo texto foi apreciado pelo plenário.

Receberam homenagens especiais: o presidente da Academia Petropolitana de Letras, Gerson Pereira Valle, pelo transcurso do 95º aniversário da instituição (a mais antiga Academia de cidade do Estado do Rio), e a Irmã Ana Paula de Brito, diretora do Colégio São Paulo, pelo transcurso do 90º aniversário daquele tradicional estabelecimento de ensino.

A programação incluiu apresentação da Oficina de Poesia do Elos Clube de Teresópolis, passeio à Casa de Cultura Adolpho Bloch, com show do Projeto “Cultura de Raiz”, e visita à sede da Academia Teresopolitana.


O trabalho de consolidação da Federação de Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro (FALERJ), fundada durante o I Congresso, prosseguiu com a eleição da primeira diretoria, assim constituída: presidente, Waldenir de Bragança (Fluminense); 1º vice, Jorge Dodaro (Teresopolitana); 2º vice, Ordilei Alves Costa (Friburguense); 1ª secretária, Márcia Pessanha; e 1º tesoureiro, Wainer da Silveira e Siva (ambos da Niteroiense).

Nova Friburgo foi escolhida para sediar, em 5 de novembro de 2018, o 2º encontro anual da nova entidade, que se associará às comemorações do bicentenário da cidade. Estão sendo projetados outros encontros regionais, em Cambuci, Campos e Vassouras.

Entre outros, o encontro contou com a presença do secretário de Cultura de Teresópolis Márcio de Paula; Sheila dos Mares Guia, presidente da Academia de Letras de Vassouras; Gerson Pereira Valle, presidente da Academia Petropolitana de Letras; Ordilei Alves da Costa, diretor cultural da Academia Friburguense de Letras; Hélio Coelho, presidente da Academia Campista de Letras; Almir Pinto de Azevedo, presidente da Academia de Letras e Artes de Cambuci; Márcia Pessanha, presidente da Academia Niteroiense de Letras; Oton São Paio, representante da Academia Gonçalense de Letras; Luciana Pessanha Pires, representante da Academia Itaperunense de Letras; Ana Regina Seixas, representante da Academia Fidelense de Letras. Também compareceram representantes de organizações não-governamentais como o Elos Internacional da Comunidade Lusíada, Rotary Internacional, além da imprensa local.







ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO







Academia Teresopolitana

 

Representantes de Academias em encontro da Federação de Academias de Letras/RJ: Almir Pinto Azevedo (Cambuci), Gerson Pereira Valle (Petrópolis), Jorge Luiz Dodaro (Teresópolis), Sheila dos Mares Guia (Vassouras), Ordilei Alves Costa (Friburgo), Márcia Pessanha (Niterói), Waldenir de Bragança (Fluminense / presidente da Federação), Hélio de Freitas Coelho (Campos).
 
 
 
 

D Maria Eliza e D Bruna Dodaro

Homenagem Academia Petropolitana

Homenagem Colégio São Paulo

irmã Ana Paula Brito e presidentes AFL e ATL

Jornada Comemorativa FALERJ
José Haddad e Waldenir de Bragança

Acadêmicos Márcia Pessanha, Waldenir de Bragança
e Célio Erthal Rocha participam da Jornada Comemorativa da FALERJ



Dr. Waldenir de Bragança
Presidente da Academia Fluminense de Letras - Niterói.


 



 

Oficina Poesia Elos

Oficina Poesia Elos

Ordilei Costa (Friburguense)

Oton São Paio (Gonçalense)

Presidente Academia Cambuci

Presidente Academia Cambuci

Presidente Academia Campista

Presidente Academia Vassouras

Presidente Academia Vassouras

Presidente Petropolitana

Professoras, declamadoras e acadêmicas
Gracinha Rego e Neide Barros Rêgo

Sheila Paes de Barros - Elos Teresópolis



 
Acadêmicos reunidos em encontro da Federação de Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro, dia 5 de novembro, em Teresópolis.









APOIO NA DIVUGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 









FONTE:
Informações enviadas à redação do Focus
pelo jornalista e acadêmico Célio Erthal Rocha.

CRÉDITO DAS FOTOS:
Divulgação - Deborah Eltz / Proex UFF.




Nenhum comentário:

Postar um comentário