domingo, 26 de novembro de 2017

10 LIVRARIAS NO RIO DE JANEIRO QUE VOCÊ AMANTE DE LIVROS DEVE CONHECER.



 
 
 
Caros leitores foculistas, baseado em site visitado recentemente, transmito a todos vocês, as informações a seguir, acredito que são muito importantes aos apreciadores de livros novos, antigos ou usados.  Existem vários tipos de livrarias, abordando os mais diversos tipos de assuntos e as mais diversas áreas de conhecimento.
 
 
O Rio de Janeiro contém várias livrarias alastradas pela região central da cidade e do centro histórico cultural. Certamente, são em torno de quarenta ou mais livrarias.

Seguramente, acredita-se que o Centro do Rio tenha a maior Bibliodiversidade (diversidade cultural aplicada ao mundo do livro e das editoras) do país agrupada num só espaço, onde é possível encontrar todo tipo de livro. São diversas as livrarias no núcleo Histórico cultural do Rio de Janeiro, algumas atuais, outras clássicas, outras designadas a volumes novos ou usados.

Uma excelente ideia, para quem pesquisa livros, é esquematizar um determinado trajeto, e aproveitar para frequentar os bairros ou apreciar os antigos casarios das ruas, que continuam preservados, e que juntamente, com os livros transmitem e guardam cultura, e no caso dos espaços históricos e antigos casarios, preservam a memória da cidade.

O fato de estarem localizadas em áreas históricas da cidade, onde se encontram construções dos tempos coloniais, do primeiro e segundo reinado, e também do início do século 20 confere um charme especial às livrarias. Existem para todos os gostos e tipos de públicos, algumas delas estão instaladas em casarões e edifícios históricos, outras são grandes magazines do tipo megastore, outras instaladas em edifícios comerciais badalados.
 

 RELAÇÃO DAS LIVRARIAS


 
 
 
 
01 - LIVRARIA CULTURA - CINE VITÓRIA
Rua Senador Dantas, 45 , Centro, Rio de Janeiro.

Inaugurada em dezembro de 2012, a segunda maior unidade da Livraria Cultura ganhou o Centro do Rio de Janeiro em um projeto de revitalização do antigo Cine Vitória, desativado há mais de duas décadas. Preservando o estilo art decó, com base no qual o prédio foi originalmente, concebido, os quatro andares que compõem a unidade se integram de maneira a dar a sensação de um grande centro cultural. Além de espaços dedicados ao Cultura Gourmetminicozinha equipada para receber chefs e especialistas para performances gastronômicas, degustações e eventos de culinária, à Galeria Cultura – espaço reservado à exposição de obras de arte de novos e reconhecidos artistas – e à Geek.Etc.Br – área exclusivamente, voltada ao público geek e nerd,  a loja conta, ainda, com uma filial do Teatro Eva Herz, com 177 lugares.
 
 
 
 
 
02 - LIVRARIA SARAIVA
RUA DO OUVIDOR, 98A - CENTRO - RIO.



SARAIVA é uma livraria fundada em 13 de dezembro de 1914 por Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva, imigrante português de Trás-os-Montes, no centro da cidade de São Paulo. Em 2008 a empresa adquiriu a Livraria Siciliano e passou a ter 20% do mercado livreiro do Brasil.
 

HISTÓRICO
A primeira sede localizava-se no Largo do Ouvidor, bem próximo à Faculdade de Direito de São Paulo, sob o nome comercial de Livraria Acadêmica. Expandiu suas lojas em mais de 18 Unidades da Federação do Brasil (nas 4 praças do SE; nas 3 praças do S; em 3 praças do CO - DF, GO, MS; em 6 Estados do NE - BA, CE, PB, PE, RN, SE e em apenas 2 Estados do N - AM, PA), sendo encontrada principalmente em shoppings.

 

COMPRA DA SICILIANO

 

No dia 6 de março de 2008 a empresa comprou a totalidade das ações da Livraria Siciliano por R$ 60,03 milhões, somando às suas 36 lojas mais 63 lojas em quatorze estados brasileiros, provenientes da rede da Siciliano.

 

CASO AMAZON

 

A Saraiva estaria dificultando a entrada da Amazon no Brasil. Segundo fontes da Istoé Dinheiro, a livraria estaria usando seu poder sobre editoras do país para dificultar a entrada da Amazon. Ainda segundo estas fontes, a Saraiva estaria fazendo ameaças de represálias comerciais à editoras que fizessem acordo com a empresa estadunidense. A Saraiva, através do seu CEO Marcílio Pousada nega as acusações: “Jamais falaríamos isso, Temos 97 anos de relacionamento com as editoras.”.

 

SARAIVA MEGA STORE

 

Saraiva Mega Store é uma rede de lojas pertencente à Rede Saraiva, especializada em uma grande variedade de livros nacionais e importados, CDs e DVDs, eletrônicos, informática, games, softwares, revistas e produtos de papelaria.

 

 
 
 

 

03 - LIVRARIA DA TRAVESSA - SHOPPING LEBLON

Rua Afrânio de Melo Franco, 290
Shopping Leblon, Leblon, Rio de Janeiro.
 
A história começou nos idos de 1975, na pequena Livraria Muro, situada no subsolo de uma galeria do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. A Muro se tornou lugar de resistência política ao abrigar performances dos poetas da chamada poesia marginal e livros de oposição ao regime militar.

Em 1986, ocupavam o número 11 da Travessa do Ouvidor, no Centro da cidade, quando então tornou-se Livraria da Travessa. A pequena Travessa Do Ouvidor é uma transversal à efervescente e vanguardista Rua do Ouvidor do início do século XX - um dos berços da atividade tipográfica e das primeiras livrarias brasileiras, onde escritores, cronistas e jornalistas encontravam-se, liam seus jornais, tomavam seus cafés e se inspiravam para escrever. No decorrer dos anos 80 e 90, especializada no mercado de livros estrangeiros e de livros de arte e, honrando a tradição local, tornaram distribuidores de livros importados para outras livrarias.

O Centro receberia mais duas de nossas filiais, uma em 1995, no imponente edifício do Centro Cultural Banco do Brasil e outra em 2000, à Av. Rio Branco, num belo prédio remanescente da antiga Avenida Central. Em Ipanema, Zona Sul da cidade, em 1996, com uma loja que marcou época, e mudaram para um espaço maior em 2002, no número 572 da Rua Visconde de Pirajá, com 1000 m² dedicados aos livros, Cds, Dvd`s, papelaria e um animadíssimo restaurante, o Bazzar Café.

Os projetos arquitetônicos das Travessas, de autoria de Bel Lobo e Bob Neri, são um dos pioneiros no incremento de restaurantes aos espaços das livrarias e se tornaram emblemáticos por sua originalidade, beleza e acolhimento.
 
A primeira loja em um centro comercial, no Shopping Leblon, também na Zona Sul do Rio de Janeiro, inaugurada em 2006, foi também a primeira da rede a ser concebida com um auditório - um espaço destinado a dar voz aos tantos textos encontrados nas também tantas prateleiras da livraria. E, mais uma vez, o Bazzar Café como parceiro.

Em 2007, acompanhando as tendências do mercado, entraram no mundo virtual com o lançamento do site, que, logo depois, em 2009, já conquistaria o selo Loja Diamante, conferido pelo Ebit.

A cidade cresceu e a zona oeste foi ficando cada vez maior. Em 2008, a inauguração de uma filial no BarraShopping e parceria com o restaurante Fiammetta – o maior ponto do grupo com 1.800m², que se tornou palco de grandes eventos voltados para um público ávido para participar mais ativamente do mundo editorial. Um ano após a inauguração da Travessa Barra, mais uma loja, dessa vez no coração do Centro Do Rio, a Travessa da Sete de Setembro, com três andares de muitos títulos.

No ano de 2013, tornamo - nos a livraria oficial da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Em 2014, mais dois fatos marcantes: a inauguração de uma nova filial na Zona Sul carioca - em um casarão de Botafogo, onde funciona o Café Verso, a versão da Travessa para um café de livraria - e a primeira loja no estado de São Paulo, em Ribeirão Preto, com 1500m², num dos shopping centers mais completos do Brasil. Em 2017, aportamos em terras paulistanas como a loja do inaugural Instituto Moreira Salles (IMS), na pulsante Avenida Paulista.

Nos espaços, buscam preservar o refúgio e o aconchego dos moradores e visitantes das cidades. O sentir-se afastado e conectado ao mundo. A troca de ideias, os encontros, as amizades e a (biblio)diversidade em meio aos inúmeros eventos que são realizados, como noites de autógrafos, debates, palestras e clubes de leitura ministrados mensalmente, pelos livreiros.
 
 
 
 
 
 
04 - LIVRARIA ARGUMENTO

Rua Dias Ferreira, 417 -
Leblon, Rio de Janeiro.
Tel: (21) 2239-5294  
 
Ponto de encontro dos amantes da leitura e da boa música, a Argumento é formada por um excelente elenco de Livreiros e um excepcional acervo de livros, CD´s e DVD´s para atender o seu público. Alguns dos principais autores já autografaram suas obras lá onde também está instalado o charmoso Café Severino. Nossa loja da Barra, instalada no rio Design Barra foi ampliada e mantém o mesmo espírito conquistado no Leblon.

 
 
 
 
 
 




05 - FNAC BRASIL

Avenida das Américas, 4666,

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Rede de eletrônicos, a Fnac conta com várias unidades espalhadas pelo Brasil, seus produtos vão desde livros e cd's até aparelhos de última geração, frequentado por gente de todas as idades, a rede é referência no mercado de tecnologia e, além de qualidade e transparência, conta com uma equipe antenada o que facilita o momento da compra.
 

Contatos
(21) 2109-2040
(21) 2109-2020

andrea.lavanchy@fnac.com.br  
 
 
 
 
 
 
 

06 - LIVRARIA BERINGELA

Avenida Rio Branco, 185, Centro.
Telefone: 21-22153528  
 
 
 A Berinjela é um dos melhores sebos do Rio de Janeiro. Localizada em pleno Centro da Cidade, em um subsolo da Avenida Rio Branco (vizinha da tradicional Livraria Leonardo da Vinci), distante poucos passos da Estação de Metrô da Carioca. Sem dúvida um dos melhores locais para se "garimpar" livros usados e raros. Organizado e com atendentes que sabem ajudar os clientes.
 
 
 
 
 
 

07 - LUZES DA CIDADE

Rua Voluntários da Pátria, 35,

Botafogo, Rio de Janeiro.

 
 
A LUZES DA CIDADE é uma livraria que trabalha com livros, cd´s, dvd´s e lp´s usados selecionados e apresentados de maneira inovadora constituindo um acervo com grande sortimento de artigos para leitura e audição de primeira qualidade com preços muito razoáveis.

Faça uma visita as lojas e descubra um novo conceito de SEBO.


Luzes da Cidade Ipanema

 A caçula do grupo fica localizada em Ipanema na galeria do Estação Ipanema, na rua Visconde de Pirajá 605, loja O (entre a Aníbal de Mendonça e a Henrique Dumont). Além do charme de uma loja conceitual você encontra livros de fino trato, boa literatura, livros de arte, cinema, história, livros raros e esgotados. Ideal para quem ama os livros e uma boa leitura !

Luzes da Cidade Botafogo

Localizada no coração de Botafogo na Rua Voluntários da Pátria 35, no Cine Estação Rio , mais precisamente, no hall de entrada das 3 salas de cinema mais charmosas e bem equipadas do Rio. A Luzes da Cidade é um sebo que oferece aos clientes livros, discos, vídeos e cd's usados de boa qualidade e em ótimo estadode conservação. O estoque é formado por obras escolhidas por uma pequena equipe que conhece livros e música, gosta do que faz e tem muitos anos de experiência no ramo.
 
Também tem em Botafogo uma fina seleção de verdadeiros objetos de desejo, a grande maioria explorando as temáticas de cinema, música e obras de arte celebres. Camisetas, bolsas, caixas, porta-copos, posters e muito mais. Os Beatles, Frida Khalo, Van Gogh, Klimt e os grandes filmes, entre outros.

Cadastrados também no site de sebos Estante Virtual. O acervo você encontra lá. Faça uma visita!
 
 
 
 
 
 
 

08 -  PREFÁCIO LIVRARIA E CAFETERIA

Rua Voluntários da Pátria, 39,

Botafogo, Rio de Janeiro

 

A Prefácio está definitivamente, integrada ao panorama cultural da cidade, e ao cotidiano do bairro de Botafogo e adjacências. A Prefácio abriu em 2000, data que pontua apenas o início da atualização de um projeto que não cessa de querer se transformar, o que vai desde o constante aperfeiçoamento do acervo até a ampliação do espaço da loja, como em setembro de 2003. O acervo é voltado para leitores que apreciam uma boa leitura.


Desde sua inauguração a loja recebe elogios e mais elogios por clientes e pela mídia especializada, tanto pela atmosfera da livraria quanto por seu acervo.

A Prefácio dispõe de um diversificado acervo. São títulos selecionados de história do Brasil, história geral, filosofia, mitologia, música, teatro, poesia, cinema, sociologia, literatura brasileira e estrangeira e outros.


Além do interesse dos sócios pelas áreas de ciências humanas e artes indubitavelmente que se reflete nas prateleiras.

No segundo andar, tem um setor de livros usados. Um espaço limpo, aconchegante e bem organizado com um acervo numeroso e diversificado.
 

 
Com uma equipe bem treinada, a livraria oferece um atendimento especializado e personalizado. Hoje definitivamente. integrada ao panorama cultural da cidade, e ao cotidiano do bairro de Botafogo, a Livraria Prefácio se apresenta, a um só tempo, como agradável opção de lazer e como atraente fonte de leitura.


 



 
 

 
 
 
 
09 - LIVRARIA LEONARDO DA VINCI
Rua Marquês do Herval - Av. Rio Branco, 185 -
Centro, Rio de Janeiro - RJ,
Telefone: (21) 2533-2237
 
 


 
A Leonardo da Vinci é uma livraria independente localizada no centro do Rio de Janeiro.

Fundada em 1952 pelos livreiros Andrei Duchiade e Vanna Piraccini e administrada a partir de 1996 pela livreira Milena Duchiade, filha dos fundadores, desde março de 2016 está sob a gestão do livreiro Daniel Louzada.

Inicialmente, a Da Vinci funcionou no edifício Delamare, na avenida Presidente Vargas. Em 19...
56, mudou-se para o endereço onde está até hoje, o subsolo do edifício Marquês do Herval, obra modernista dos irmãos Roberto na avenida Rio Branco, coração comercial e cultural do centro do Rio.

Considerada por décadas como a melhor livraria da cidade, a Leonardo da Vinci ganhou sua merecida fama em razão da italiana Vanna Piraccini ou, melhor dizendo, dona Vanna.

Dona Vanna foi uma livreira à moda clássica. Conhecendo pessoalmente seus clientes, formou uma geração de intelectuais. O nome escolhido por dona Vanna traduziu o que ela esperava que a livraria representasse: uma proposta de renascimento do homem e do saber.

Plural, a Da Vinci sempre abrigou todas as tendências de pensamento e atravessou períodos difíceis por isso, sobretudo quando sofreu uma série de perseguições pela ditadura civil-militar que culminaram em um suspeito incêndio em 1973.

Ao longo de sua história, a livraria foi homenageada por alguns de seus célebres clientes, como o poeta Carlos Drummond de Andrade que incluiu poema sobre a Da Vinci em As impurezas do branco, de 1973. Antônio Cícero também dedicou à Vanna Piraccini o poema A cidade e os livros, de seu livro homônimo.

O diferencial da Leonardo da Vinci é a profundidade de seu acervo em suas áreas de especialização (ciências humanas, literatura, artes e obras de interesse geral), a contínua atenção às novas tendências, a seleção apurada de sua oferta. Esse resultado é obtido graças à presença das figuras centrais de uma livraria, os livreiros.

Seleção, atendimento, serviços e experiências pessoais é o que buscamos oferecer aos nossos clientes; uma livraria feita por quem ama os livros para quem ama livros.
No site você poderá acompanhar tudo o que acontece na Da Vinci. Mas isso não dispensa uma visita a loja.
 
 
 
 
 
 
 
10. ACADEMIA DO SABER LIVRARIA E SEBO
Avenida Passos, 23/25,
Centro, Rio de Janeiro
 
Atualmente, com 4 lojas no centro do RJ, com cerca de 250.000 livros em seu acervo, a Academia do Saber destaca-se pelo arrojo de sua administração.
Com seu permanente rodízio de acervo proporciona aos clientes sempre uma descoberta nova em uma infinidade de preciosidades que levam você a busca do conhecimento ou mesmo do prazer em desfrutar uma boa obra literária.
Nascida no ideal de Mario Leonardo Pereira, pai dos atuais donos, a Academia do Saber dissemina cultura por mais de 30 anos de vida. Estão sempre preparados para atendê-lo buscando sua satisfação. Faça uma visita.
 

Av. Passos, 23/25 - Centro - RJ -
Tel. 2242-4826 / 2507-8846
 
Rua Luiz Camões, 43 - Centro - RJ -
Tel.: 2232-5583
 
Rua Constituição, 20 - Centro - RJ -
Tel.: 2242-8967
 

 
 
 
 AMIGOS VEM AÍ, A RELAÇÃO
DAS LIVRARIAS E SEBOS DE NITERÓI,
AGUARDEM!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário