Manaus completa 353 anos, na próxima segunda-feira dia 24 de outubro de 2022 e a cidade já se movimenta com uma extensa programação cultural e esportiva. Entre os destaques, está o Boi Manaus, evento com mais 20 horas de shows, com 47 atrações locais, e a Maratona de Manaus, atraindo atletas de elite do país e do mundo em busca da experiência de correr na Amazônia, conciliando esporte e turismo.
O Boi Manaus acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2022. O evento mostra em Manaus a cultura do boi-bumbá de Parintins, com 24 trios elétricos, que se apresentarão no Centro de Convenções de Manaus, na zona Centro-Oeste. O evento traz todo o ritmo e emoção das toadas de boi-bumbá que marcaram as duas últimas décadas, e representam a capital do Norte do país. Nascido em 1997, o Boi Manaus passou a integrar, oficialmente, o calendário de eventos da cidade, consolidando sua importância como atrativo turístico.
Outro grande evento que marca as comemorações do aniversário da cidade é a Maratona de Manaus. Confirmada para os dias 22 e 23 deste mês, os organizadores afirmam que o evento terá a maior premiação em maratona do Brasil em 2022. Além dos 42 km, a capital amazonense sedia também a meia maratona e provas de 10 km e 5 km, todas com prêmios. Praticamente 40% dos atletas de elite inscritos no evento vão disputar os 42 km. Além de brasileiros de todo o País, atletas do Quênia, Etiópia e Venezuela também estão inscritos.
“Queremos atrair o Brasil e o mundo para a nossa cidade. Manaus tem um potencial incrível para fazer parte do roteiro turístico mundial no esporte e na cultura. Explorar a nossa biodiversidade e nossa floresta como atrativo é um dos caminhos, pois é o que temos de melhor para oferecer”, destaca o prefeito da cidade, David Almeida.
Além do Boi Manaus e da Maratona, a programação de aniversário da cidade contemplou também a realização da ‘2ª Mostra de Arte Indígena’, ainda no início do mês de outubro. Artistas descendentes dos povos originários participaram do evento comemorativo, numa edição ampliada da mostra de artes, com 26 artistas de 12 povos indígenas residentes em Manaus, que expuseram obras de arte em quadros, esculturas e vestimentas com grafismos, expressando culturas e cosmologia.
A intenção foi dar
protagonismo aos artistas indígenas, que “por meio de suas produções recriam as
contingências de nossa história, nossa cultura e nossa identidade”, afirmou o
prefeito, ressaltando que as políticas culturais se pautam pelo respeito à
diversidade e integração, e à herança cultural indígena.
FONTE: Assessoria de Imprensa /
Prefeitura de Manaus
Nenhum comentário:
Postar um comentário