Projetos como o Aquasinestesia, que visa transformar objetos do cotidiano em música, concertos especiais da Orquestra Experimental de Repertório sob a regência de Jamil Maluf interpretando clássicos como “A Festa no Céu” e “O Carnaval dos Animais” - com bonecos manipulados durante o concerto - e seminários como o LiteraSampinha, voltados para crianças de escolas públicas, são algumas das novidades da programação para o feriado.
O Dia das Crianças é um dos feriados mais aguardados e divertidos do mês de outubro e no Theatro Municipal de São Paulo não vai ser diferente. O Complexo contará com uma programação mais do que especial para celebrar a data, que começou no último dia 8/10, sábado, e finalizando no dia 13, quinta-feira.
O feriado do Dia das Crianças é marcado por uma atividade que reúne lúdico, ciência e, claro, música. O projeto Aquasinestesia acontecerá em dose dupla na Praça das Artes, com a Orquestra de Objetos Desinventados. Ela transformará objetos de uso cotidiano, como conduítes, vasos de cerâmica, galões de água, tubos de PVC e, para alegria dos pequenos, aquários afinados com água em instrumentos musicais. São duas sessões, às 11h e às 15h.
Os pequenos também poderão conferir concertos especiais da Orquestra Experimental de Repertório tanto no dia 12 (às 16h e às 19h) quanto no dia 13 de outubro (às 15h30min). O espetáculo conta com a regência de Thiago Tavares e Jamil Maluf, com um programa que traz as obras “ A Festa no Céu”, de Ernst Mahle e o “Carnaval dos Animais”, de Camile Saint Säes - esta última com participação da Companhia Imago de Animação. Os artistas trarão bonecos e, com o uso da técnica de luz negra (na qual os manipuladores ficam totalmente vestidos de preto, dando a sensação de que os bonecos estão se movendo sem auxílio), irão encenar a música
Por fim, no dia 13 de outubro, acontece o LiteraSampinha, um seminário voltado à participação das crianças no pensar políticas culturais públicas. Em duas sessões, às 10h e às 16h, ocorrerá o debate do tema “Brincar na Rua, Ocupar as Ruas”. Essa ação é exclusiva para alunos de escolas públicas.
Vale destacar que as visitas guiadas pelo Theatro Municipal de São Paulo, focadas para o público infantil, continuam e contam com edições especiais. Na chamada Pausa para o Café, o Theatro se transforma em uma máquina do tempo que estimula a criatividade das crianças por meio conversas e brincadeiras. Ela acontece aos sábados, quinzenalmente, às 11h e tem duração de 90 minutos. A reserva de ingressos gratuitos acontece sempre no dia anterior à visita, a partir das 10h, pelo site do Theatro.
Há
também a Linha, Forma e Cor: um passeio lúdico com as crianças e seus
familiares pelos espaços do Theatro, com diversas brincadeiras e descobertas
sobre os seus elementos artísticos a partir de pinturas modernistas. Os
encontros acontecem aos sábados (quinzenalmente), às 11h e duram ao todo 90
minutos. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados antecipadamente no
site oficial do TMSP.
Por fim, os Encontros para Desenhar convidam os participantes a desenharem de várias formas no Theatro Municipal e na Praça das Artes, experimentando diversas técnicas, a partir da observação da arquitetura e de elementos artísticos. Unindo desenho, movimento, música e caminhadas, os encontros contam com materiais básicos para executar as artes, mas também deixa livre para que os participantes tragam seus próprios instrumentos de desenho e colagem. A participação é livre para todos os públicos e acontece aos sábados às 10h, com duração de 120 minutos aproximadamente. Os ingressos devem ser reservados antecipadamente pelo site do TMSP.
Para
mais informações sobre os espetáculos confira a programação completa abaixo
Serviço
Theatro
Municipal
Praça
Ramos de Azevedo, s/nº
Sé
- São Paulo, SP
Capacidade
Sala de Espetáculos - 1530 pessoas
Praça
das Artes
Avenida
São João, 281
Sé
- São Paulo, SP
Capacidade
Sala do Conservatório - 200 pessoas
SOBRE
O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
O
Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São
Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal
de São Paulo.
O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.
Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.
Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.
Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.
SOBRE A SUSTENIDOS
A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.
Patrocinadores e apoiadores do Theatro Municipal de São Paulo - Sustenidos: Nubank, Bradesco e Visa
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA
Patrocinador
do Projeto Municipal Circula: Nubank
Nenhum comentário:
Postar um comentário