19 DE AGOSTO CELEBRAMOS O DIA DO HISTORIADOR. A data homenageia os profissionais que atuam no ensino e pesquisa na área da história, seja em universidades, ensino básico, instituições culturais ou projetos independentes. Que estuda e escreve sobre a história e é, certamente, considerada uma autoridade neste campo.
Estudiosos do passado da humanidade têm espaço cativo no calendário há oito anos, quando foi instituído o Dia do Historiador. A data foi instituída por meio da Lei nº 12.130/2009, em homenagem à data de nascimento do diplomata e escritor Joaquim Nabuco [1849-1910]. Junto à comemoração, os historiadores lembram a importância da profissão e da necessidade de valorização do trabalho na área.
HISTORIADOR é um profissional dedicado ao estudo e análise do passado humano. Sua principal tarefa é pesquisar e interpretar eventos, contextos e personagens históricos, utilizando uma variedade de fontes primárias e secundárias, como documentos, manuscritos, registros, artefatos, depoimentos.
Historiadores se preocupam com a narrativa contínua e metódica, e também com a narrativa que pode ser descontínua e subjetiva, bem como a pesquisa dos eventos passados relacionadas ao ser humano, e o estudo dos eventos ocorridos ao longo do tempo e também no espaço.
Embora o termo historiador possa ser
usado para descrever tanto os profissionais quanto os amadores da área, costuma
ser reservado para aqueles que obtiveram uma graduação acadêmica na disciplina.
Alguns historiadores, no entanto, são reconhecidos, unicamente, com mérito em
seu treinamento e experiência no campo.
MENSAGENS
Muitíssimo agradecida pelo seu texto, como também relembrando o dia 19 de agosto, em memória do nascimento de Joaquim Nabuco, que tanto lutou para a libertação dos escravos e foi nosso primeiro embaixador, após a Proclamação da República, junto aos Estados Unidos. Grande abraço festivo. Matilde.
*******
Dra. Matilde, muito bom ter você como nossa líder em várias instituições em nossa cidade: Governadora do DE 8; Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói; Presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras, estamos ansiosos para a celebração do Centenário do Cenáculo. Certamente, será uma festividade histórica em nossa sociedade. Alberto Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário