sábado, 26 de agosto de 2023

EM DESTAQUE: NOSSA CONFREIRA DRA. MATILDE CARONE SLAIBI CONTI – PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA ROTÁRIA DE LETRAS - SEÇÃO RIO DE JANEIRO QUE PARTICIPOU DO 46º INSTITUTO ROTARY DO BRASIL EM FOZ DO IGUAÇU.

 

Jantar de Confraternização com o presidente da ABROL-Nacional, Geraldo Leite.


E assim aconteceu o evento mais esperado do ano, o 46º Instituto Rotary do Brasil de 24 a 26 de agosto de 2023-sábado com a presença de inúmeras personalidades do universo rotariano distrital, regional e internacional na solenidade todos irmanados para trocar ideias, adquirir treinamentos, informações dos principais acontecimentos do Rotary e claro, muito companheirismo e fortalecimento da família rotária.  

O palco do evento foi Foz do Iguaçu-Brasil, a terra das Cataratas, tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Cidade localizada no estado do Paraná e o principal alicerce para visitar as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das maiores cachoeiras do mundo. Com uma extensão de 2,7 km e atravessando a fronteira com a Argentina, as cataratas são formadas por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 m de altura. Lugar fascinante e carregado de belezas naturais.

O Encontro aconteceu no salão de convenções do Hotel-Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. E encerrando o grandioso evento, no dia 26 de agosto aconteceu o Jantar Baile do Presidente.

Esta revista destaca a presença dos presidentes: Gordon Maclnally – Presidente do Rotary Internacional 2023-24 ladeado de sua digníssima esposa Heather Maclnally; Henrique Vasconcellos – Diretor do Rotary Internacional  2023-25;   Cesar Luís Scherer – Presidente do Instituto Rotary Foz Iguaçu –Brasil; Barry Rassin – Presidente da Fundação Rotária 2023-24; Geraldo Leite - presidente da ABROL Nacional e muitos outros rotarianos.

Destacamos em nossa especial postagem a confreira Dra. Matilde Carone Slaibi Conti – presidente da ABROL-RJ que esteve presente ao importante encontro da família rotária. Matilde foi acompanhada da sua neta Mariana Conti que fez as fotos e compartilhou conosco.

Para participar os convidados tinham que fazer as inscrições por intermédio do site:

https://www.institutorotarybrasil.org.br/home-evento  

O evento contou com o apoio: 

D 4640, CRESOL 

e RECANTO CATARATAS.


***


CRÉDITOS DAS FOTOS: Mariana Conti e compartilhadas em nosso grupo de Whatsapp pela Matilde Carone Slaibi Conti. A quem agradecemos muito a gentileza do compartilhamento das fotos, as quais serviram para ilustrar a nossa página. Alberto Araújo – editor do Focus Portal Cultural

                                                   














MENSAGEM DE MATILDE 

Alberto, meu amigo, confrade de inúmeras academias. Fiquei muito feliz por você dar visibilidade ao nosso Instituto Rotário,  que se faz realizar a cada ano, em lugares diferentes. Rotary foi criado através das ideias de um advogado, chamado Paul Harris, que trabalhava em Chicago, e que era uma cidade muito violenta no início do século passado. Ele se preocupava com a comunidade na qual ele vivia e trabalhava, pois estava deteriorada em serviços e eticidade. Reunindo-se com mais quatro amigos, criaram um Clube de Serviços, o Rotary, isto é, rotatividade,  pois as reuniões eram feitas alternativamente, no escritório de cada um deles. A ideia do companheirismo, da fraternidade e da procura do bem para todos, muito desenvolveu. Essa é uma história longa, muito longa cheia de encantamento... Mas, aqui estamos nós, praticando a benemerência a estender a mão para os necessitados, “dando de si, antes mesmo de pensar em si”, e na busca da compreensão e da paz mundial.

Aos meus olhos, que estou em Rotary há mais de quarenta anos, pois fui a primeira mulher a entrar no nosso Distrito, quando Rotary International recebeu ordens da Suprema Corte dos Estados Unidos, lembrando  que todos somos iguais em direitos e deveres e que era ilícito não permitir a entrada de mulheres. Eu, pessoalmente amo intensamente esse movimento e tenho muita fé nas suas atividades e ações.  Obrigada pela sua receptividade, mas, “nós fazemos aquilo em que acreditamos, e acreditamos naquilo que fazemos”. Esse foi o lema rotário de quando o meu marido foi governador do Rotary Internacional”. Um afetuoso abraço para você e a sua Shirley. Nosso mais profundo agradecimento. Matilde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário