quarta-feira, 4 de maio de 2016

A SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO ABRE SUAS PORTAS,PARA UMA EXPOSIÇÃO ASSINADA POR UMA CRIANÇA. COM CURADORIA DE DESIRÉE MONJARDIM, A MOSTRA "PINTANDO TUDO", DO MENINO ARTISTA ARTHUR GOULART, DE 9 ANOS. CONFIRA.


A Sala José Cândido de Carvalho (SJCC) abre suas portas, pela primeira vez, para uma exposição assinada por uma criança. Com curadoria de Desirée Monjardim, a mostra "Pintando Tudo", do menino artista Arthur Goulart, de 9 anos, estreia no dia 03 de maio, terça-feira, às 19h, no local, onde fica em cartaz até 06 de junho. A visitação vai de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca.
 
 
 

Quando somos crianças, uma das primeiras formas que usamos para nos comunicar é o desenho. Com o tempo, a arte do rabisco fica de lado para dar vez, as palavras. Mas, como todo caso tem uma exceção à regra, temos o Arthur Goulart, uma criança artista ou um artista criança, que não deixou para trás a técnica de se expressar, através da pintura, pelo contrário, se aprofundou. Entre traços grossos e finos, o jovem artista plástico, coloca em telas, o que pensa e o que vê, ora em imagens simples, ora complexas.
 
Antes de se comunicar através da escrita a criança o faz através de imagens que surgem em seu imaginário – surrealistas, rudimentares, complicadas, simples ou com traços e cores fortes – imagens essas que ela vai gradativamente abandonando à medida que cresce.
 
Arthur, esse menino de nome de rei, de cavaleiro da Távola Redonda, fugiu à regra: ele continua criando imagens, colocando todo o seu riquíssimo mundo interior nas telas que pinta e pinta e pinta, mas continuando criança, simples e admirável.
 
Lembro-me de frase de André, Breton (apud De Fusco, História da arte contemporânea, p. 192) sobre Miró, artista que se inspirou tanto no simbolismo infantil: "Talvez não haja em Juan Miró mais que um desejo, o desejo de se entregar para pintar e apenas para pintar"
 
O que também faz Arthur...
 
Isis Fernandes Braga
Doutora em Artes Visuais/PPGAV/EBA/CLA/UFRJ
Doutora em Ciências/PEC/COPPE/UFRJ
Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte/ABCA
 
Arthur Goulart é febril em suas pinturas, com apenas nove anos pinta tudo e me faz dividir com a Doutora Isis Braga espaço para escrever sobre seu trabalho, excepcionalmente.
 
Já sabe quem é Kandinski e outros pintores. Sem deixar de ser criança pinta os atentados e é ligado à realidade.
O vejo autoconsciente e penso em Manoel de Barros, que tive o privilégio de conhecer e que vai ao mundo infantil. Dois corações que se encontrariam naturalmente.
Em 18 anos de curadoria na Sala José Cândido de Carvalho é a primeira vez que abro espaço para a obra de uma criança.
 
Desirée Monjardim
Gravadora , pintora e curadora
 
 
SERVIÇO
Exposição “Pintando Tudo”,
de Arthur Goulart
Curadoria: Desireé Monjardim
Estreia: 03 de maio, às 19h
Visitação: até 6 de junho.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Classificação: livre
 
Entrada Franca
 
Local: Sala Joé Cândido de Carvalho (SJCC)
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá- Niterói
Informações: 2621-5050
 
 APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário