quinta-feira, 21 de julho de 2016

CONVITE PARA PALESTRA E TARDE DE AUTÓGRAFO DO LIVRO "O RIO ANTES DO RIO" DO JORNALISTA RAFAEL FREITAS DA SILVA DA REDE GLOBO. CONFIRA

 
 
 
No dia 26 de julho, às 15 horas, no Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, o jornalista Rafael Freitas da Silva, ministrará palestra seguida de sessão de autógrafos do seu livro “O RIO ANTES DO RIO” – Editora Babilônia Cultural.
 
 

O livro narra à saga tupinambá num Rio de Janeiro intocado, são narrados os hábitos, o lugar e o cotidiano na mais de oitenta tabas que existiam aqui antes da colonização que deram – origem aos bairros e alguns municípios da cidade -, os primeiros contatos com os europeus, as disputas entre portugueses e franceses e o processo de conquista que possibilitou a ocupação da área. A obra inclui cerca de 130 ilustrações e mapas – alguns inéditos – que auxiliam o leitor a localizar-se no Rio do século XV e segue até 1567, quando Estácio de Sá é morto e ocorre a fundação de cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
 
 

 
 
 
 
 
Quando se fala da história do Rio, quase sempre se parte de 1565, ano do desembarque de Estácio de Sá e sua pequena armada no istmo do Cara de Cão. Mas o que existia aqui antes? Quem habitava o Rio? Como era a relação deles com os colonizadores portugueses? O Rio antes do Rio é um livro sobre os povos indígenas do Rio de Janeiro, os primeiros contatos com os europeus, as disputas entre portugueses e franceses, os momentos decisivos das batalhas travadas, o processo de conquista que possibilitou a ocupação da área pelos portugueses. A obra segue até 1567, quando Estácio de Sá é morto e ocorre a fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
 
Rafael Freitas com Sidney Garambone e Pedro Bial.
 
 
 
Nós, meros cariocas à mínima potência, até deveríamos agradecer efusivamente tal edificação majestosa, não estivéssemos tão ocupados em usufruí-la. Pois é assim este volume, uma piscina do tamanho do oceano, qual efeito especial, belo como arara-canindé, forte como cauim(aguardente),farto como pakoba (banana), petyma (tabaco) – difícil de largar. […] Trata-se de uma máquina do tempo? Sim, também. Mas, engana-se quem supõe ter sido eu transportado apenas para o Rio de antes de todos os janeiros, a Guanabara Tupinambá, Kûánãpará. Encapsulado no artefato de viagem temporal que ora tem em mãos o leitor, percebi-me transportado à minha própria infância, quando fui embalado pela melhor escola que frequentei, o Sítio do Picapau Amarelo.” 
Pedro Bial, jornalista.
 
 
Saí da leitura com a impressão encantada de que o axé dos guerreiros tamoios ainda venta na memória das praias de Santa Luzia, Ramos, Inhaúma, Flamengo, Botafogo e Urca. […] Este livro do Rafael, enfim, tirou as flechas do peito do padroeiro e as devolveu, uma por uma, aos índios guerreiros de Uruçumirim; os mesmos que batizaram de poesias valentes a Guanabara e bordam de bravura as páginas que seguem.” 
Luiz Antonio Simas, historiador.
 
 

 
 
Rafael Freitas da Silva - jornalista e historiador.
 
 
RAFAEL FREITAS DA SILVA
É jornalista e radialista. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, trabalha na TV Globo desde 1998 com passagem pela GloboNews e pelos principais telejornais da emissora (“Jornal Nacional”, “Bom dia Brasil”, “Jornal Hoje”, “RJ TV” e “Globo Esporte”).
Desde 2004 é produtor de reportagens do “Esporte Espetacular”. Da Bósnia à China, do México à África do Sul, da Tailândia à República Tcheca, do Saara Ocidental ao Chile, participou da cobertura de eventos esportivos de grande porte em vários países, como a Copa do Mundo na Alemanha (2006), na África do Sul (2010) e no Brasil (2014), além dos Jogos Olímpicos de Pequim (2008). Vencedor do Prêmio Embratel 2007 de Melhor Reportagem Esportiva com a série Encontros do Pan, em 2013 foi condecorado com a Medalha do Pacificador pelo Exército Brasileiro pela produção de reportagem da série Missão de paz: O esporte na linha de frente. O Rio antes do Rio é seu livro de estreia. 
 
 
 
 
 
ASSISTA AO DEPOIMENTO
DE RAFAEL FREITAS DA SILVA
AO GLOBONEWS LITERATURA.
CLICAR NA IMAGEM
 
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DE RAFAEL FREITAS DA SILVA
 
 



 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

FONTE:

http://babiloniaeditorial.com.br/catalogo/o-rio-antes-do-rio-2/#!







Nenhum comentário:

Postar um comentário