quinta-feira, 28 de julho de 2016

A FESTA DE MATEUS INAUGURA HIPERDRAMA EM NITERÓI. ESPETÁCULO TERÁ INÍCIO EM CINCO DIFERENTES LUGARES DA ZONA SUL. CONFIRA.


 

O espetáculo “A Festa de Matheus” estreia no dia 09 de agosto, às 20h, no Solar do Jambeiro e inaugura em Niterói o conceito do ‘hiperdrama’, onde o público pode ser coautor da própria dramaturgia, ao escolher caminhos de como quer acompanhar a trama.
 



Já num primeiro momento, o espectador deve escolher o ponto de partida para assistir a peça. A apresentação terá início em cinco diferentes espaços da cidade: Num posto de gasolina da Rua Miguel de Frias; na frente da Reitoria da UFF, também na Miguel de Frias; num café na Rua Visconde de Moraes, no Ingá; na porta do supermercado Pão de Açúcar, na Rua Dr. Paulo Alves; além do próprio Solar do Jambeiro, local aonde a trama vai se desenvolver em diferentes ambientes, possibilitando também opções de cenas ou personagens para a plateia acompanhar.  Assim, o público constrói ativamente o espetáculo que deseja assistir, experimentando um olhar ainda mais específico sobre a experiência teatral.

Com texto de Rafael Cal e direção de Ricardo Rocha, a peça conta com a participação de Amaury Lorenzo, Fabio Fortes, Jean Bodin, Renata Egger e Vivian Sobrino, atores e atrizes com forte atuação em Niterói, além das convidadas Ana Flavia Chrispiniano e Barbara Abi-Rihan.



 

 

O trabalho nasceu do Projeto Hiperdrama, idealizado pelos também produtores Fabio Fortes e Vivian Sobrino, que queriam contar um conjunto de histórias que se passasse em lugares distintos da cidade, interagindo com o espaço urbano e culminando no encontro dos personagens no casarão localizado no Ingá. Assim, surgiu A festa de Mateus.

No espetáculo, os pais de Mateus organizam uma festa para ele, convidando parentes e amigos. Ao chegar a casa, no entanto, os convidados percebem que faltam coisas básicas para uma festa, inclusive o homenageado, que não chega.

Naquilo que deveria ser uma noite de festa, momentos de tensão emergem e levam a explosões de raiva, demonstrações de afeto e momentos de constrangimento coletivo. Oscilando entre riso e pânico, incertezas e lágrimas, alegria e ansiedade, raiva e alívio, os convidados (atores) vão se esbarrando e se misturando ao público, procurando saídas para suas vidas ou se afundando ainda mais nelas.

Procuramos, através dos personagens, reconhecer e debater as doenças sociais contemporâneas, mostrando a sociedade atual com um olhar e recorte artístico”, revela o produtor e ator, Fábio Fortes.

 

A ideia veio da experiência dos idealizadores como espectadores da montagem de Quase nada é verdade, escrita e dirigida por Rodrigo Portella. Ele veio ao Rio de Janeiro realizar uma oficina com os participantes do projeto em que falou sobre o conceito de hiperdrama, objeto de suas investigações artística e acadêmica. A ideia essencial é pensar na apropriação de conceitos do audiovisual e da internet, como o de hiperlink e hipertexto para realizar uma encenação teatral.

“As escolhas do espectador, do início ao fim, determinam a perspectiva que terão da peça”, ressalta Fortes.

Para assistir ao espetáculo, o interessado deve ligar ou enviar um sapp para (21) 99110-5961 (Vivian Sobrino) e agendar de qual ponto irá partir. Os lugares são limitados.

 
No Jambeiro, serão disponibilizados 35 lugares (para os que quiserem iniciar do próprio local).

Os outros pontos são: Posto Shell da Rua Miguel de Frias, esquina com Rua Fagundes Varela (1 lugar); em frente a Reitoria da UFF, também na Rua Miguel de Frias (2 lugares), Café da escola Animator, na Rua Visconde de Moraes, 255, Ingá (10 lugares); e na porta do Supermercado Pão de Açúcar, no Ingá (10 lugares).


O espetáculo terá início às 20h nos diferentes locais, seguindo todos (atores e público) para o Solar do Jambeiro.

 

SERVIÇO
 

A FESTA DE MATEUS

Elenco: Com Amaury Lorenzo, Ana Flávia Chrispiniano,
Bárbara Abi-Rihan, Fabio Fortes, Jean Bodin, Renata Egger e Vivian Sobrino.

Data: de 09 de agosto a 26 de setembro
(terças-feiras)

Horário: às 20h
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá,
Niterói-RJ-Brasil.

Gratuito

Classificação etária: 12 anos
60 lugares


 



APOIO NA DIVULGAÇÃO




 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário