segunda-feira, 8 de maio de 2017

É MARAVILHOSO SER POVO FIEL DE DEUS DO PADRE DOUGLAS ALVES FONTES É A OBRA QUE ABRILHANTARÁ A VITRINE DO FOCUS, NO MÊS DE MAIO.

 
Capa do livro
É maravilhoso ser povo file de Deus
por João Guilherme Araújo.
 
 
Lançada recentemente, a obra apresenta nove homilias pronunciadas pelo sacerdote Douglas Alves Fontes durante a novena em homenagem ao Santo Padroeiro São Judas Tadeu, em 2014, presentemente, se encontram registradas nessa coletânea.
Com temáticas contemporaneíssimas, o volume explica e exemplifica a exortação apostólica de Sua Santidade o Papa Francisco, a partir dos capítulos segundo e quinto da Evangelli Gaudium.
Evangelii Gaudium (em latim) ou Alegria do Evangelho (em português), é a primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco. Foi publicada no encerramento do Ano da Fé, no dia 24 de novembro do ano de 2013. Como a maioria das exortações apostólicas, foi escrita após uma reunião do Sínodo dos Bispos, neste caso, a XIII Assembleia Geral Ordinária sobre A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã. , que reuniu 170 bispos do mundo inteiro em Roma em outubro de 2012. O documento trata principalmente sobre a evangelização.
A exortação tem mais de 200 páginas e está dividida em cinco capítulos, além da introdução:
1.          A transformação missionária da Igreja;
2.          Na crise do compromisso comunitário;
3.          O anúncio do Evangelho;
4.          A dimensão social da Evangelização;
5.          Evangelizadores com Espírito.
O tema principal é o anúncio missionário do Evangelho e sua relação com a alegria cristã, mas fala também sobre a paz, a homilética, a justiça social, a família, o respeito pela criação (ecologia), o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, e o papel das mulheres na Igreja. Também critica o consumo da sociedade capitalista, e insiste que os principais destinatários da mensagem cristã são os pobres. Acusa também o atual sistema econômico de ser injusto, baseado na tirania do mercado, a especulação financeira, a corrupção generalizada e a evasão fiscal.
 
Esse material foi determinado inteiramente para uma comunidade, em especial, a Paróquia São Judas Tadeu em Icaraí, já que o mesmo foi proferido durante os noves dias, em homenagem ao Santo Católico, em 2014.
Portanto, sumariamente, um guia repleto de recomendações. Homilias que nos levam a meditar sobre alguns dos desafios do mundo atual. Captações que nos ensinam a dizer em determinados momentos de nossas vidas: "Não à idolatria do dinheiro, não à desigualdade social, não à acédia egoísta" após entendermos as dicas, finalmente, podermos falar duplamente: "Sim ao desafio de uma espiritualidade missionária e sim às novas relações geradas por Nosso Senhor Jesus Cristo!".
Sentimo-nos abençoados, por essa ocasião, a qual, o escritor e sacerdote Douglas Fontes, nos presenteia com essas homilias reflexivas. São momentos nobres, em que esse homem de fé em Cristo, com seu espírito expressamente, esmerado, dialoga com o seu tempo, atingindo os pontos efetivos para a mudança imprescindível da humanidade contemporânea, que necessita ir ao encontro de si mesma, de seu interior, e, por conseguinte, da razão de ser de sua vida.
Adquira o livro. É uma magnífica oração a todos. Que o Espírito Santo seja escutado por meio dela, que seja então um instrumento de encontro com o Senhor Jesus, assim, possamos aprender a nos tornarmos povo fiel de Deus.
A obra contém 112 páginas e foi publicada pela Editora Cenáculo Universal, do introito incumbiu-se o Padre Carmine Pascale, Vigário Geral da Arquidiocese de Niterói e Pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Niterói e Marlene Gomes Mendes professora universitária e revisora do jornal Niterói Católico, encarregou-se da revisão ortográfica e o texto da 4ª capa.
O livro pode ser encontrado todos os domingos, após as missas, na Paróquia São Judas Tadeu, situada à Avenida Almirante Ari Parreiras, s/nº, Icaraí, Niterói, RJ.
Assim, caro foculista, É maravilhoso ser Povo Fiel de Deus, assinado pelo Padre Douglas Alves Fontes será a obra que abrilhantará a Vitrine do Focus Portal Cultural durante o mês de maio de 2017.
 
UM POUCO SOBRE PADRE DOUGLAS FONTES
 
 
 
 
 
Doutorando em Teologia Sistemática na PUC - Rio, Mestrado(2015) e Graduação em Teologia (2012) na mesma Universidade.
 
Concluiu o Curso Livre em Filosofia no IFTSJ(Instituto Filosófico e Teológico São José de Niterói) em 2005.
 
Atualmente, exerce seu ministério como reitor do Seminário de São José, em Niterói e professor de Teologia Sistemática do IFTSJ; assessor arquidiocesano dos MESC'S e acólitos da Arquidiocese de Niterói, secretário da OSTB Nacional.
 
 
 
 
 
Padre Douglas celebrando missa.
 
 
OUTRA OBRA DE PADRE DOUGLAS FONTES
 
 
 
 Religião e Espiritualidade
A escolha do tema "Relação pessoal com Jesus Cristo" provém, não só da possibilidade de ser um assunto investigado, com cunho científico, marcado pela inovação e em discussões acadêmicas, mas também do fato de que, embora a vida humana seja dinâmica relacional, o ser humano está sempre inclinado ao Absoluto, à plenitude da vida, com o desejo de alcançar o sentido de sua vida.
Os objetivos foram não só o de propiciar reflexão sobre esse verdadeiro encontro, do qual ninguém pode sair da mesma forma, pois ela gera o testemunho do que foi vivido, bem como o de ratificar que estes resultados advém da iniciativa do próprio Deus que oferece a Si mesmo, em Jesus Cristo, através de diversas realidades.
Os resultados obtidos, a partir da observação e da análise dos textos, permitem concluir que é possível o homem fazer uma profunda experiência de encontro com Ele para transformar a vida no "hoje" da existência humana.
Basta que o ser humano esteja atento à Sua Presença marcante no mundo contemporâneo.
 
CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO
COM O PADRE DOUGLAS
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA.
 

 
 
 
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário