domingo, 20 de janeiro de 2019

PROJETO "MÚSICA NA LONGEVIDADE", PROMOVIDO E COORDENADO, PELO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ATENÇÃO E PROTEÇÃO À TERCEIRA IDADE – CATI/OAB-NITERÓI, DR. MARCOS FIORAVANTI.

 

 

 
O restaurante e Chopperia Vitral Bistrô foi o escolhido espaço para o "point musical", MÚSICA NA LONGEVIDADE, encontro que contou com a apresentação do cantor Otávio Almeida, com o seu show: "Otávio entre amigos", o artista é acompanhado ao teclado pelo músico Moisés Pedrosa, o cantor vem recebendo comparações ao cantor Cauby Peixoto, conquistando a sua popularidade que o estimulou a participar e vencer o nono Festival de Seresta do Rio de Janeiro, em 2009 com a canção Conceição composição de Jair Amorim e Dunga, desde então não deixou mais de cantar MPB Clássica, em Casas noturnas famosas e lotadas.
Houve também o momento de poesia, em que a Acadêmica doutora Márcia Pessanha declamou um poema de sua autoria "Sinfonia da Paixão" e leu o poema de Alberto Araújo "Pôr do Sol em Icaraí".
Foi um momento agradável e memorável onde o público pode brindar com Marco Fioravanti o seu importante acontecimento relacionado à terceira idade: "Música na Longevidade", impulsionado com poesia e muita música.

 

O Dr. Marcos Fioravanti alerta que em nossa sociedade, o significado ser velho, na maioria das vezes, é estar excluído de inúmeros ambientes sociais. Um erro gravíssimo das pessoas. Pois, é essencial o convívio do ser humano em sociedade é uma das ocorrências mais admiráveis para a espécie humana. São através de lugares saudáveis que as pessoas estabelecem vínculos entre si, vínculos esses que são a base e a referência do que entendemos por uma vida humana. Todo ser humano precisa de atividades sociais e culturais: Danças, esportes, folclores, viagens, atividades corporais e dramatizações.


SAIBA MAIS


Todos nós estamos sujeitos a quedas, mas quando se trata de idosos o perigo é muito maior. Quedas para pessoas de mais idade pode causar problemas graves, levando inclusive a sérias limitações funcionais.


A fratura de fêmur é uma das consequências mais graves em pessoas acima de 60 anos e pode causar perda de funcionalidade e, com isso, diminuição da expectativa de vida.

Para evitar isso, todo cuidado é pouco. Várias são as causas relacionadas a quedas e é preciso estar atento a todas elas. Há fatores relacionados às limitações devido à idade avançada, como perda da massa muscular, e questões de ambiente, como calçada quebrada ou tapete solto.

Segundo o ELSI-Brasil, entre 4.174 idosos 25% já tiveram uma queda. A maior ocorrência foi em mulheres a partir dos 75 anos. Um estudo do ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação apontou que os principais fatores associados a quedas, além do aumento da idade e do gênero, são:

Medo de cair devido a defeitos nas calçadas;
Artrite ou reumatismo;
Depressão;
Medo de atravessar a rua;

Diabetes.

 

É preciso ter cuidado e ter algumas atitudes de prevenção. A pessoa idosa deve ter cuidado com a própria saúde e praticar alguma atividade física de fortalecimento muscular e equilíbrio recomendado por um médico e fazer um acompanhamento regular da saúde, para identificar problemas, como diabetes e outros fatores associados.

Para evitar quedas que possam ocorrer em casa, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde lista 9 medidas de prevenção:

1. Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados

2. Evitar tapetes soltos

3. Colocar tapete antiderrapante no banheiro

4. Usar sapatos fechados com solado de borracha

5. Evitar encerar a casa

6. Evitar andar em áreas com piso úmido

7. Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar

8. Evitar móveis e objetos espalhados pela casa

9. Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio.




 

 ALGUMAS FOTOS DO EVENTO
 
 
Marcos Fioravanti - coordenador

Márcia Pessanha declama poesias


Marcia Pessanha ladeada de Cecília Medeiros.








 
 
 
 
 
 
 

CRÉDITO DAS FOTOS:
ALDO DA SILVA PESSANHA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário