sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

RENATO ROCKETH É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “FESTIVAL ARTE NA RUA JAZZ E BLUES” .





Renato Rocketh é o convidado do “Festival Arte na Rua Jazz e Blues” do dia 9 de janeiro, quinta-feira, às 20h, no Bar da Máfia, em Itaipu.  Seu swing inigualável e sua técnica de slep primorosa, atuando tanto no pop e soul music, como no jazz, vem encantando o publico europeu, onde é chamado de super-baixista. Chamado pela cantora Vanessa Jay Mulder, Rocketh participou do show Soul Magic, como convidado especial, na Itália, durante o verão 2014. Além de Renato, Vanessa Jay Mulder recebeu em seu show o guitarrista Henry Padovani, um dos fundadores da banda The Police.

Ainda na Itália, Renato Rocketh acompanhou o cantor Umberto Papadia e a cantora Luccila Vario. Formou a banda de jazz instrumental ‘Nova Bossa Nova’, com os músicos italianos Alessandro Napolitano (bateria), Mirko Maria Matera (piano) e Eddy Palermo (guitarra). Em 2015, gravou no país europeu o CD "Noite Carioca", em Salento, com a participação de Alessandro Napolitano (bateria), Eric Mariental (sax), Eddy Palermo (guitarra) e Umberto Pappadia.





Carioca de uma família de músicos, o baixista, cantor e compositor Renato Rocketh iniciou sua carreira artística ainda na adolescência. Influenciado pelo irmão mais velho, Paulinho Rocketh, guitarrista que integrava a banda Vitória Régia, de Tim Maia, suas primeiras referências musicais foram Steve Wonder, Mahavishinu Orchestra, Earth, Wind &Fire, Billy Preston, entre tantos da Black music americana. Mas foi ouvindo StalenKlark, Verdine White, Arnaldo Brandão (A Bolha), Antônio Pedro (Os Mutantes), Valdeci e Jamil Joanes (Banda Black Rio) que, aos 12 anos de idade, decidiu o que seria para o resto da vida: baixista.

Foi baixista do cantor Biafra por 7 anos, com quem viajou por todo o Brasil. Nos anos 1980 participou do conjunto "Alinaskina", que foi lançado com muito sucesso na Radio Fluminense FM. Tunai, Biafra, Ritchie, Márcio Montarroyos, Cláudio Zoli, Alcione e Martinho da Vila são alguns dos artistas que tiveram Renato Rocketh como baixista em suas bandas.

Aos 23 anos de idade, Rocketh entrou para a banda "Põe Pra Fora", exclusiva da cantora Marina Lima. Formada por Paulinho Guitarra (guitarra), Sérgio Della Monica (bateria), Jorjão Barreto (piano), Luizão Ramos (sax), a banda acompanhou a cantora em temporadas com mais de 100 show por ano.

 Com Marina Lima, ele teve a oportunidade de se lançar como compositor e cantor. A música "Uma Noite e Meia", de sua autoria, gravada no álbum "Virgem" com sua participação nos vocais, alcançou a marca de 550 mil cópias vendidas, ganhando Disco de Platina. A canção ganhou as rádios de todo o país e tornou-se o hino do verão brasileiro até os dias de hoje, sendo regravada por vários outros artistas. "Uma Noite e Meia" foi tema para clipe do programa Fantástico e da minissérie Contos de Verão, da TV Globo, além de estar presente em vários comerciais para TV.

 O artista também foi baixista e arranjador da banda "Feras do Caju", de Cazuza, e gravou o lendário álbum "Burguesia". Compôs duas canções em parceria com o cantor: "Eu Quero Alguém" e "O Brasil Vai Ensinar ao Mundo". Em 1995, passou a fazer parte da "Banda Serta", que acompanhava a cantora Sandra de Sá, e compôs a canção "Lucky", título do disco lançado por ela em 1997. Com Sandra, tocou por 7 anos.

 Ultrapassando as fronteiras do pop, rock e soul blackmusic, Renato Rocketh integrou, ainda, a banda do sambista Martinho da Vila com quem trabalhou em Portugal, em 1999. Em seu trabalho solo, gravou em 2011 o CD “Hoje’, lançado pela Niterói Discos.



SERVIÇO

Arte na Rua Jazz e Blues
Renato Rocketh
Data: 9 de janeiro de 2020, quinta-feira
Horário: 20h

Local: Bar da Máfia
Estrada Francisco da Cruz Nunes, 9777 - Itaipu, Niterói
EVENTO GRATUITO   




 APOIO NA DIVULGAÇÃO










FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN


Nenhum comentário:

Postar um comentário