sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

MUSEU JANETE COSTA DE ARTE POPULAR APRESENTA A EXPOSIÇÃO “INSANOSANO”, DOS USUÁRIOS DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE JURUJUBA. PROJETO ‘ME INCLUA NESSA’.





O dia 3 de dezembro é o dia INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Para celebrar a data, o Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta até domingo a exposição “InsanoSano”, dos usuários Internos do HPJ (Hospital Psiquiátrico de Jurujuba), produzida pelo NAC (Núcleo de Ação Coletiva) junto a artistas e a profissionais do hospital. A mostra faz parte do programa do Museu ‘Me inclua nessa’, que promove o acesso de grupos de pessoas em estado de deficiências intelectuais, promovendo o acesso de grupos de pessoas em estado de deficiências intelectuais, transtornos mentas, auditivos e visuais, além de idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de uma série de visitas continuadas ao museu, orientadas por perfil e demanda de cada grupo.

“InsanoSano” é composta por oito painéis, com trabalhos produzidos com técnicas variadas, como monotipia, aquarela, carvão, entre outras. Toda a exposição foi feita pelos usuários do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, por meio do projeto ‘Encontro de Artistas’, que tem como facilitadora a artista plástica Lorena Portela e os profissionais do Hospital Psiquiátrico, a psicóloga Clara Lobo; o terapeuta ocupacional, Marcos Murtha; e a atriz Ara Nogueira Atriz.
A exposição, que é inclusiva – com acessibilidade para cadeirantes, áudio descrição e texto em libras para pessoas com baixa visão – segue só até domingo, dia 8 de dezembro, em curta duração. Além do projeto ‘Encontro de Artistas’, a mostra também faz parte do elo entre a Arte e Loucura, o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba e o Museu Janete Costa De Arte Popular.


Sobre o programa ‘Me inclua nessa’:.

O programa, desenvolvido pelo setor educativo do MJCAP, visa atender aqueles que não costumam frequentar espontaneamente a instituição, promovendo o acesso de grupos de pessoas em estado de deficiências intelectuais, transtornos mentais, auditivos e visuais, além de idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de uma série de visitas continuadas ao museu, orientadas por perfil e demanda de cada grupo.

Em consonância com as exposições, são utilizados recursos multissensoriais, para atividades de mediação, oficinas de criação e atividades pedagógicas específicas para cada grupo.

O programa pretende gerar o sentimento de pertencimento e autonomia aos grupos atendidos contribuindo para o fortalecimento da instituição como um espaço aberto e voltado à sociedade em geral.

Ao longo das semanas, aqui na página do Museu Janete Costa de Arte Popular, você vai conhecer os parceiros que já se incluíram nessa e constroem com a gente esse programa lindo.

Para comemorar essa data, o Museu traz a Mostra InsanoSano











SERVIÇO

Exposição “InsanoSano”
Até 8 de dezembro de 2019 (domingo)
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, 
Boa Viagem - Niterói - RJ
Telefone: 2705-3929
Entrada gratuita










FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN





Nenhum comentário:

Postar um comentário