sábado, 31 de agosto de 2024

EXPOSIÇÃO DONA IZABEL 100 ANOS DA MESTRA DO VALE DO JEQUITINHONHA NO CRAB SEBRAE

 

O CENTRO SEBRAE DE REFERÊNCIA DO ARTESANATO BRASILEIRO CRAB e o SEBRAE MINAS, com a parceria do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Artesanato, vão homenagear, a partir de 21 de agosto, uma das mais notáveis artistas populares do Brasil: a mestra artesã dona Izabel Mendes da Cunha. A exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha” celebra o centenário de nascimento da premiada ceramista mineira, conhecida como a Dama do Barro do Jequitinhonha e criadora das famosas bonecas moringas. 

A mostra vai oferecer um mergulho no legado de Dona Izabel, cuja obra transcendeu fronteiras regionais e conquistou reconhecimento nacional e internacional. O espaço vai contar com 300 obras da mestre artesã, distribuídas em oito salas do CRAB. Além disso, a mostra contará com trabalhos feitos por artesãos mineiros que se inspiraram no trabalho da Mestra Artesã.

“Homenagear Dona Izabel em seu centenário de nascimento é reconhecer a trajetória de uma artista que extrapola os limites de seu território, o município de Santana do Araçuaí (MG), e se lança por um extenso vale mineiro, de onde transborda para o Brasil e o mundo. Dona Izabel escreveu uma linda história sobre o artesanato e a arte da cerâmica no Brasil e nos deixou um legado único”, explica Ricardo Lima, curador da exposição.

“A exposição que o CRAB inaugura neste mês sobre Dona Izabel é mais do que uma homenagem a uma mestra artesã; é um tributo a uma artista que, com suas mãos habilidosas e espírito inovador, moldou não apenas o barro, mas também a identidade cultural de uma região inteira”, comemora Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca o evento como um resgate à memória de Dona Izabel e fala sobre a continuidade do trabalho desenvolvido na região. “O artesanato em barro produzido no Vale do Jequitinhonha é uma importante referência cultural de Minas Gerais, valorizando a origem e a identidade do território. Dona Izabel foi uma das principais pioneiras nessa atividade que gera emprego e renda para as famílias locais e influenciou familiares e um grupo de jovens. Além da homenagem a esse legado, a exposição enaltece obras especiais e peças decorativas de nossos artesãos apoiados pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado”, afirma. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destaca a representatividade da artesã para a comunidade local. “Dona Izabel é a prova de que o trabalho supera todas as dificuldades. É louvável a preocupação que ela teve em repassar os ensinamentos para outras gerações, incentivando que sua comunidade produzisse peças em barro, mostrando desde sempre como o artesanato é fonte de renda e de autonomia. Um orgulho para o Vale do Jequitinhonha e um orgulho para Minas”, afirma. 

QUEM FOI DONA IZABEL?

Nascida em 1924, Izabel Mendes da Cunha ficou conhecida como “Bonequeira do Vale” graças à habilidade e a sensibilidade na produção de noivas de cerâmica inspiradas nas mulheres do Jequitinhonha. Ela iniciou os primeiros contatos com a arte ainda quando era criança e ajudava sua mãe, Dona Vitalina, a fazer utensílios de cerâmica para complementar a renda da família.

Graças ao ofício ensinado pela mãe, Dona Izabel sustentou seus filhos sozinha por muitos anos, pois havia ficado viúva cedo. Ao longo do tempo, começou a influenciar outros jovens a ter o gosto pela arte da cerâmica na região.

A oficina de Dona Izabel, anexa à sua casa em Santana do Araçuaí, no Médio Vale do Jequitinhonha (MG), para onde se mudou ainda jovem, era um espaço de simplicidade e criatividade. Por meio de ferramentas rudimentares, como sabugos de milho e pedaços de coité, e pigmentos minerais que ela mesma preparava, Dona Izabel deu vida a suas criações, a maioria utensílios de uso diário. 

A década de 1970 marcou uma virada na carreira da artista, quando ela começou a criar as famosas grandes bonecas. Originalmente projetadas para conter água, essas peças evoluíram para esculturas de um metro ou mais, tornando-se símbolos de sua arte e da cultura do Vale. 

Em 2004, Izabel foi premiada pela UNESCO, e, no ano seguinte, recebeu a Ordem ao Mérito Cultural do Governo Federal, em reconhecimento a sua ação em favor da cultura brasileira. Também recebeu o Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura. Em 2016, sua obra foi celebrada com uma série especial de selos postais emitida pelos Correios. Dona Izabela morreu em 2014, aos 90 anos. 

A família da Mestre Artesã deu continuidade ao legado de obras. A filha Glória e a neta Andréia mantiveram os saberes passados pela artesã e já produziram centenas de peças de cerâmica. “Costumo a dizer que nasci ‘dentro do barro’. Por meio dessa atividade, sustentei meus filhos durante anos e passei o saber para minha filha, que continuou o legado. É uma grande responsabilidade estar na segunda geração mas é um privilégio de ter herdado esse dom e ter tido uma escola dentro de casa”, afirma Glória. 

Em 2021, o Conselho das Artesãs do Jequitinhonha desenvolveu, em parceria com o Sebrae Minas, a primeira marca-território, Vale do Jequitinhonha, voltada para o artesanato em Minas Gerais, envolvendo os municípios de Turmalina, Minas Novas e Ponto dos Volantes. O objetivo é fortalecer e impulsionar os negócios na região do Jequitinhonha, com base em um posicionamento ancorado no território, tendo por foco o artesanato de tradição. A iniciativa contribui para divulgar a origem do produto, dar notoriedade à região e estimular a atividade como fonte de renda, aumentando assim sua valorização no mercado, gerando um círculo virtuoso de desenvolvimento e tornando mais dinâmica toda a economia do território. 

O Sebrae Minas apoia um grupo de cerca de 120 artesãs das comunidades de Coqueiro Campo e Campo Alegre (distritos de Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes). As primeiras ações foram direcionadas ao fortalecimento da governança, com a formação do Conselho das Artesãs do Vale do Jequitinhonha. Em paralelo, foram realizadas atividades de capacitação em design e melhoria de processos, além de iniciativas para ampliar o acesso a mercados consumidores, por meio da participação em feiras e eventos nacionais do setor. 

Com a marca-território, houve uma melhoria da qualidade das peças produzidas. Os artesãos passam a valorizar e entender a importância de se estabelecer critérios em relação à qualidade de produção. Eles estão sendo incentivados a buscarem mercado e construírem, por conta própria, uma carteira de clientes. Eles participam em diversos eventos grandes no país, como a Fenearte (Pernambuco), ABUP Decor Show (São Paulo), Salão do Artesanato (Brasília) ou a Feira Nacional de Artesanato (Belo Horizonte). 

SERVIÇO

Exposição Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha

Local: Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, CRAB Sebrae.

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro.

Abertura: 22 de agosto 2024

Duração: 8 meses

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Entrada franca

Informações: @crabsebrae






https://www.revistaprosaversoearte.com/exposicao-dona-izabel-100-anos-da-mestra-do-vale-do-jequitinhonha-no-crab-sebrae/ 

PEQUENA LÔ E IVAN BARON ESTREIAM EM “DA INCLUSÃO AO PÓDIO”, NOVO DOCUMENTÁRIO DO GLOBOPLAY, QUE TRATA A CAPACITAÇÃO ADEQUADA PARA TODAS AS PESSOAS.

 



Em clima de jogos paraolímpicos os influenciadores falam sobre representatividade, mercado de trabalho e combate ao capacitismo. 

No dia 26 de agosto, o Globoplay estreou “Da Inclusão ao Pódio”, um documentário emocionante que destaca a importância da inclusão de pessoas com deficiência através do esporte. Contando com a presença dos influenciadores Pequena Lô e Ivan Baron, a série aborda temas como representatividade, mercado de trabalho e o combate ao capacitismo em um contexto de preparação para os jogos paralímpicos. 

O documentário destaca histórias inspiradoras de atletas que superam desafios diários para alcançar seus sonhos. Além do esporte, “Da Inclusão ao Pódio” discute o papel fundamental da sociedade e do mercado de trabalho na promoção da inclusão e na luta contra o capacitismo. 

Pequena Lô e Ivan Baron compartilham suas experiências pessoais e profissionais, trazendo o debate sobre a capacitação adequada e a necessidade de um ambiente inclusivo para todos. Eles refletem sobre a representatividade nos meios de comunicação e como ela pode impactar positivamente a percepção da sociedade em relação às pessoas com deficiência. 

“Todos os dias têm uma batalha que a gente precisa enfrentar, tanto no ambiente real quanto no virtual, para desconstruir mitos e estereótipos que ainda existem sobre nossos corpos com deficiência. O capacitismo é a violência exclusiva e direcionada para as pessoas com deficiência”. Afirma Ivan Baron 

“Primeiro vem a pessoa, a deficiência vem depois. Hoje eu sou reconhecida pelo meu trabalho, antes eu era conhecida como Lorrane que andava de muleta. A inclusão é sobre isso, as pessoas precisam nos enxergar pelos nossos talentos e competências”. Destaca Pequena Lô.

"Da Inclusão ao Pódio" convida o espectador a conhecer as jornadas dos atletas paralímpicos brasileiros e explora suas trajetórias de vida e  profissional dos atletas. 

Dirigido por André Bushatsky com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a obra está disponível exclusivamente no Globoplay. 


SOBRE IVAN BARON

Ivan Baron (25), é ativista na luta anticapacitista, e expoente contra o preconceito destinado às pessoas com deficiência, o influenciador aborda em suas redes sociais conteúdos sobre capacitismo, acessibilidade e educação inclusiva, sempre aproveitando ganchos de notícias atuais e que despertem o interesse do público.

 

SOBRE PEQUENA LÔ

 

Pequena Lo, (28) psicóloga e influenciadora digital, é fenômeno na internet e destaque no humor, inspira autenticidade e é exemplo de como a internet pode ser usada para promover a inclusão, espalhar positividade e inspirar pessoas.

Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro:

 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi fundado no dia 9 de fevereiro de 1995, em sua primeira sede, em Niterói, no Rio de Janeiro. Atualmente, a entidade está situada na cidade de São Paulo. O CPB é o responsável pelas missões brasileiras em Jogos Parapan-Americanos e Paralímpicos. Além disso, atua como Confederação em quatro modalidades paralímpicas: atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo. O Comitê tem como visão ser referência mundial na gestão e desenvolvimento do esporte paralímpico, da base ao alto rendimento, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em todas as suas dimensões.

 

FONTE

Mynd - Informações para a imprensa

O NORDESTE ULTRAPASSANDO SUAS FRONTEIRAS


A jornada do Grupo Officina em destacar e valorizar a cultura nordestina através de design e iniciativas culturais em nível mundial 

“Um verdadeiro tesouro”. É assim que Adeilton Pereira define a rica cultura do Nordeste brasileiro. O Grupo Officina, que o tem como cofundador, se tornou uma referência na difusão das raízes nordestinas e a representa de uma forma inovadora. Um exemplo desse trabalho são as participações em exposições internacionais, como em Milão, na Itália, onde o Grupo Officina destacou a essência do Nordeste com peças que refletem toda a sua autenticidade e beleza. 

Entre as criações expostas em solo italiano estão a Poltrona Baixa o Facho, a Prateleira Ondas e o oratório AR. MARIA, todos desenhados pelo talentoso designer Marcelo Bilac e produzidos minuciosamente pelo Grupo Officina. 

A Poltrona Baixa o Facho, inspirada no Lajedo de Pai Mateus, na Paraíba, destaca-se por sua autenticidade e conforto. O uso do algodão colorido local, uma matéria-prima única da região, conferiu à peça uma exclusividade indiscutível. Já a Prateleira Ondas, inspirada nas cores e formas do mar paraibano, traz tons de verde e curvas que simulam o movimento das ondas, representando a vida e a beleza natural do Nordeste. O oratório AR. MARIA, por sua vez, foi complementado pela imagem de São José Operário, esculpida à mão pelo padre Felipe Cardoso. Este símbolo religioso homenageia o pai de Jesus, refletindo a conexão entre fé, tradição e o trabalho artesanal. "Estas peças levam a sofisticação e singularidade das paisagens nordestinas para o universo do design mundial", comenta Adeilton. 

Mas o compromisso do Grupo Officina com a preservação da cultura nordestina vai além do design. Em abril, o museu LUZZCO, localizado no coração de João Pessoa, lançou uma jornada imersiva chamada "O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso", uma celebração à vida e obra de Ariano Suassuna, um dos maiores ícones da cultura brasileira. Este espetáculo inovador proporciona uma experiência sensorial e física ao público, mergulhando-o nas origens e no legado do escritor, dramaturgo e poeta. O Grupo, sendo um dos principais difusores da cultura nordestina, apoia essa homenagem e participa ativamente do projeto. 

"Ariano Suassuna representa de forma única a riqueza e a alegria do Nordeste. Participar de um projeto tão grandioso é motivo de grande honra para nós. Queremos garantir que as novas gerações tenham a oportunidade de conhecer e valorizar essa herança tão rica", afirma Soni Cassiano, cofundadora do Grupo Officina. 

Com iniciativas como essas, o Grupo Officina não só resgata as tradições culturais do Nordeste, mas também projeta a região no cenário internacional, destacando a importância de suas raízes e sua influência no design e na arte.

 

FONTE

Lucky Assessoria de Comunicação




 

AGOSTO VERDE: TURMA DA MÔNICA SE UNE À CAMPANHA "CUIDAR DE CADA CRIANÇA É CUIDAR DO PAÍS INTEIRO”


Personagens do bairro do Limoeiro participam da ação em prol do mês da primeira infância

A Turma da Mônica, por meio do Instituto Mauricio de Sousa, se une à campanha "Cuidar de cada criança é cuidar do país inteiro", uma iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal para celebrar o Mês da Primeira Infância, comemorado em agosto. A ação busca sensibilizar a sociedade sobre a importância dos primeiros seis anos de vida, período crucial para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças.

“Diversas evidências demonstram que investir nos primeiros anos de vida é uma forma efetiva de combater as desigualdades, romper o ciclo de pobreza que atravessa as gerações, evitar medidas compensatórias no futuro e proteger as infâncias de hoje e do amanhã”, afirma Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

“Temos como premissa que investir na criança é semear um futuro promissor. Por isso, apoiar o mês da primeira infância tem sinergia com a nossa missão. Entendemos que é nessa fase que a criança começa a estabelecer a base para um aprendizado contínuo e bem-sucedido ao longo da vida”, enfatiza Amauri Sousa, Diretor Executivo do Instituto Mauricio de Sousa.

O intuito da campanha é mostrar a importância desta fase da vida e permitir que cada criança, das múltiplas primeiras infâncias, alcance todo o seu potencial. Cuidar de cada criança desde os primeiros anos é também investir no desenvolvimento do país e de toda a sociedade.

No próximo dia 30 de agosto, nas redes sociais, a imagem da Turminha com o slogan “Cuidar de cada criança é cuidar do país inteiro” será compartilhada em uma collab entre as instituições.

SOBRE A FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL

Desde 2007, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal trabalha pela causa da primeira infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças com até 6 anos e tornar esta causa uma prioridade do país. A Fundação atua por meio de duas estratégias, alavancar políticas públicas e ativar a sociedade para a primeira infância, com foco na promoção da educação infantil de qualidade, no fortalecimento dos serviços de parentalidade e na avaliação do desenvolvimento infantil.

Informações para a imprensa sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal:

Luana Rodriguez: gp4@fundamento.com.br


 

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

CLÁSSICO DA TELEVISÃO, “O CRAVO E A ROSA” GANHA ADAPTAÇÃO PARA O TEATRO

 


Com direção de Pedro Vasconcelos e protagonizado por Isabella Santoni e Dudu Azevedo, “O Cravo e a Rosa – O Espetáculo” estreia temporada nacional no Teatro Prio, no Rio de Janeiro
 

Uma das novelas mais amadas e marcantes da teledramaturgia brasileira, “O Cravo e a Rosa”, de Walcyr Carrasco, ganha adaptação inédita para o teatro. Com direção de Pedro Vasconcelos e direção de produção de Marcelo Faria, “O Cravo e a Rosa – O Espetáculo” faz sua estreia nacional no Teatro Prio, no Jockey Club da Gávea, em temporada de 06 de setembro a 27 de outubro, com sessões nas sextas e sábados às 20h e domingos, às 19h. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla. 

Se na televisão o casal protagonista foi interpretado por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis, nos palcos, Catarina e Petruchio ganharão vida com Isabella Santoni e Dudu Azevedo. O elenco também conta com João Camargo (como Batista), Catarina de Carvalho (como Bianca), Rosana Dias (como Mimosa), Marcello Gonçalves (como Seu Calixto), Carlos Félix (como Seu Etevaldo Praxedes, o cobrador) e John Garita (como Seu Venceslau Torres). 

A montagem é apresentada e patrocinada pela Brasilcap, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da FV Produções e associação ao Grupo Globo. Após a temporada carioca, a peça passará por São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba. 

A HISTÓRIA

Ambientada na São Paulo do final da década de 1920, “O Cravo e a Rosa” conta a história do relacionamento tumultuado de Petruchio, um rude fazendeiro em dificuldades financeiras, e Catarina, uma temperamental jovem rica e feminista, conhecida pelo apelido de “fera” por afugentar seus pretendentes. Com o desenrolar de uma trama hilária e emocionante, ele precisa conquistá-la para pegar seu dote e pagar suas dívidas. No entanto, entre tapas e beijos, ambos se apaixonam perdidamente. 

A obra é inspirada em “A Megera Domada”, uma das peças mais famosas do dramaturgo inglês William Shakespeare, e transporta o público para uma época em meio a questões importantes como o voto feminino e a igualdade de gênero, tema esse ainda relevante para o nosso país. 

- O amor que nasce das diferenças, da aceitação do outro com suas características diversas, as dores humanas retidas em nossos corações que fazem a gente cair em ciladas emocionais e comportamentais. Vem daí o humor de Catarina e Petruchio. Comportamentos que sublimam nossa individualidade e causam conflitos de relações. A obra é leve, divertida, porém profunda na questão dos relacionamentos. Eu estou muito feliz por juntar em um único projeto duas das minhas grandes paixões profissionais: a novela e o teatro – conta o diretor Pedro Vasconcelos. 

FENÔMENO NA TELINHA 

Exibida de 2000 a 2001 com grande sucesso de audiência pela TV Globo, a novela é uma das mais reprisadas, seja pela emissora como pelo Canal Viva, conquistando diferentes gerações ao longo das últimas duas décadas, chegando inclusive a Portugal. Para se ter uma ideia do quanto ela foi arrebatadora, um único episódio chegou reunir mais de 50 milhões de espectadores simultaneamente. A produção também marcou a estreia de Walcyr Carrasco na Globo.

WALCYR CARRASCO 

Nascido no interior de São Paulo em 01 de dezembro de 1951, formou-se em jornalismo pela Universidade de São Paulo e atuou em vários órgãos importantes de imprensa. É autor de livros, peças de teatro, além de novelas e séries de televisão, a maior parte delas exibida pela Rede Globo. Recebeu o prêmio Jabuti pela tradução e adaptação de “Romeu e Julieta” para jovens. No teatro, ganhou o Prêmio Shell por “Êxtase”. Na televisão, entre muitos prêmios, destaca-se o Emmy, maior conquista do segmento no mundo, por “Verdades Secretas”, além de ser o autor de “O Cravo e a Rosa”, uma das novelas mais reprisadas da TV.

Equipe

 

ISABELLA SANTONI 

Iniciou a carreira de atriz em 2013, quando foi a protagonista Bel no longa-metragem “Visceral”. Em 2014, participou da série “As Canalhas” e protagonizou “Malhação Sonhos”, vivendo a lutadora Karina. Em 2016, interpretou Isabel, na minissérie “Ligações Perigosas”. Estreou no horário nobre como Leticia na novela “A Lei do Amor”, e fez a peça “5ª Júlia”. Em 2018, voltou ao cinema como Rita em “Missão Cupido”, além de fazer a novela “Orgulho e Paixão” como Charlotte. Já em 22 fez a série “A Divisão”, do Globoplay, e “Dom”, da Amazon Prime Video. 

- Temos um grande sucesso da televisão nas mãos, uma história que está na memória do público com muito carinho. É uma grande responsabilidade e oportunidade. Não pensei duas vezes em aceitar dar vida a Catarina Batista, que é uma personagem que mexe comigo. Primeiro, por ser inspirada na "Megera Domada", mesmo arquétipo da Karina que fiz em "Malhação Sonhos". Depois, por ser uma mulher à frente de seu tempo, ousada e fora dos ditos “padrões”. Estou completando 10 anos de carreira neste ano e voltar aos palcos, ainda mais com essa personagem, é-me reconectar com o início de tudo – destaca a atriz.

DUDU AZEVEDO

Fez sua estreia aos 14 anos em um dos clássicos da TV dos anos 90: o seriado “Confissões de Adolescente”, dirigido pelo cineasta Daniel Filho. Dez anos depois, fez “Cazuza - O Tempo não Para”, protagoniza o filme “Odiquê?” e o longa “Pode Crer!”, se tornando um dos atores mais talentosos de sua geração. Após participar de diversas novelas e do seriado “JK”, debuta no horário nobre da Globo em 2008, na novela Duas Caras. Em 2011, protagoniza um dos episódios da série “Amor em Quatro Atos”. Já em 2016, assina um contrato com a TV Record e atua em “Os Dez Mandamentos” e “Jesus”, personagem marcante na sua carreira.

- Fazer no teatro um clássico da TV é desafiador e é também um precioso exercício de refinamento de boas escolhas. Está sendo novo, emocionante e surpreendente, como se fosse a primeira vez. Petruchio é um personagem saboroso e catártico, rico em muitos sentidos e um prato cheio para saborear com calma. Esse convite veio de amigos que eu amo, respeito e com quem quero estar junto. Encontro feliz! E fazer teatro é mágico. O palco é o lugar onde está a verdadeira essência do nosso trabalho, onde tudo se fundamenta – revela o ator. 

PEDRO VASCONCELOS

Começou a carreira como ator ainda na adolescência na novela Top Model (1989), na TV Globo. Na sequência, tornou-se figura marcante em várias produções da emissora, como Riacho Doce (1990), Vamp (1991), Fera Ferida (1993), A Próxima Vítima (1995) e Malhação (protagonista na temporada de 1997). Passou a se dedicar à direção a partir dos anos 2000, colecionando uma galeria de grandes sucessos, como Sítio do Picapau Amarelo, Alma Gêmea (2005), A Favorita (2008), Paraíso (2009), Escrito nas Estrelas (2010), Morde & Assopra (2011), Amor Eterno Amor (2012), A Teia (2014), Império (2014), Além do Tempo (2015), A Força do Querer (2017) e Espelho da Vida (2018). Além dos projetos na TV, também fez trabalhos como ator e diretor no cinema e no teatro, conquistando o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo e Direção com “Dona Flor e seus Dois Maridos”.  

MARCELO FARIA 

Ator e produtor. Entre novelas, filmes e peças de teatro, coleciona mais de 40 trabalhos. Desde 1993, também está à frente da sua produtora, a FV Produções Artísticas, ao lado do amigo diretor Pedro Vasconcelos. De lá para cá, foram mais de 10 espetáculos produzidos, levando mais de 1 milhão de espectadores para o teatro, além do longa-metragem "Dona Flor e seus Dois Maridos”. O ator também se consolida como um grande produtor cultural no mercado brasileiro.

SOBRE A BRASILCAP

Desde 1995, a Brasilcap já distribuiu mais de R$ 2,5 bilhões em prêmios, que abrangem aproximadamente 700 mil títulos contemplados. Atualmente, a Companhia conta com mais de 2,5 milhões de clientes e um portfólio diferenciado de soluções de capitalização. Como referência de mercado, a Brasilcap entende que é seu papel transformar a realidade da sociedade. Por isso, a Companhia incentiva projetos socioambientais, educacionais e esportivos, e de desenvolvimento, divulgação e preservação da cultura brasileira, tanto por meio das leis de incentivo como de forma direta.

Ficha técnica: 

Autoria – Walcyr Carrasco

Direção e adaptação - Pedro Vasconcelos

Direção de Produção - Marcelo Faria

Elenco - Isabella Santoni (Catarina), Dudu Azevedo (Petruchio), João Camargo (Batista), Catarina de Carvalho (Bianca Batista), Rosana Dias (Mimosa), Marcello Gonçalves (como Seu Calixto), Carlos Félix (como Seu Etevaldo Praxedes, o cobrador) e John Garita (como Venceslau Torres)

Assistente de direção: Marcello Gonçalves

Produção Executiva - Renata Costa Pereira

Cenografia e Figurino - Ronald Teixeira

Desenho luz - Luciano Xavier

Iluminação e som - Leonardo Diniz

Visagismo - Fabiola Gomez

Trilha Sonora - Bruno Marques

Pianista convidada: Cleo Boechat

Fotografia - Rodrigo Lopes

Assessoria de imprensa - Carlos Pinho

 

Serviço:

Temporada: de 06 de setembro a 27 de outubro  de 2024

Local: Teatro Prio - Jockey Club Brasileiro - Av. Bartolomeu Mitre, 1110 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ

Sessões: sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h

Ingressos: R$ 120,00 (inteira) // R$ 60,00 (meia-entrada)

Vendas e mais informações:

https://bileto.sympla.com.br/event/97424/d/273611/s/1868494

Duração: 110 min

Gênero: comédia

Classificação: livre

Rede social:

https://www.instagram.com/ocravoearosaumespetaculo 






LICIA LUCAS E MARNE SERRANO CALDERA SE TORNAM MEMBROS DA ABROL-RJ.

 


REGISTRO DO FOCUS PORTAL CULTURAL

Os rotarianos LICIA LUCAS E MARNE SERRANO CALDERA em noite engalanada de companheirismo e glória se tornarão membros efetivos da ABROL-RJ – Academia Brasileira Rotária de Letras sob a presidência de Matilde Carone Slaibi Conti, em 29 de agosto de 2024, na Casa da Amizade de Niterói. Casal muito simpático. Ambos são excelentes profissionais e têm contribuído muito na área musical e cultural do país.  Licia Lucas ocupará na ABROL-RJ a Cadeira 10, Patrona Acácia Brazil de Mello e Marne Serrano a Cadeira 46, patronímica de Roberto Macieira.

 

OUTRO REGISTRO: A acadêmica Licia Lucas também se tornará Membro Efetivo da Academia Fluminense de Letras, presidente Márcia Pessanha, sábado, dia 31 de agosto de 2024. Ocupará a Cadeira 14, Patrono Maestro Sylvio Vianna.

 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

“ANTES DE DEZEMBRO” NARRA UMA JORNADA DE AMOR E AMADURECIMENTO NA ADOLESCÊNCIA

 


Sucesso no Wattpad com mais de 200 milhões de leituras, "Antes de dezembro", de Joana Marcús, chega ao Brasil pela Plataforma21. 

Aos 17 anos, longe de casa e dos amigos, Jenna Brown começa a cursar a faculdade e precisa enfrentar o mundo sozinha pela primeira vez. É assim que inicia a jornada da protagonista de Antes de dezembro, publicado pela Plataforma21 e escrito pela espanhola Joana Marcús – livro que alcançou mais de 200 milhões de leituras no Wattpad. Neste young adult, a universitária vive também um impasse com o namorado, Monty. O rapaz deixou bem claro que quer um relacionamento aberto e à distância até o final do ano, quando o casal se reencontrar. Mas ela não imagina que muitas coisas podem mudar até lá.

Embora a jovem tenha receio deste novo formato de relação, Jenna e Monty confiam um no outro e se amam acima de tudo. Na teoria, a única diferença é que ficarão livres para fazer o que quiserem nesse período em que estarão afastados. Afinal, a rotina dos dois deve voltar ao normal em poucos meses.. 

Só que ela não esperava conhecer e se aproximar de um estudante charmoso da universidade, Ross. Agora, dividida entre a nova afeição e o vínculo com o amado, a personagem terá de descobrir o que realmente deseja para a vida. 

A primeira coisa que percebi foi meu corpo ficar tenso ao sentir os lábios dele nos meus. Como se tivesse me deixado sem respirar. Estavam frios por causa do ar que nos rodeava, mas eu podia sentir a pele dele ardendo sob a roupa. Quando ele se afastou um pouco para olhar para mim – meio assustado ao ver que eu não tinha me mexido –, senti minha cabeça girar. Eu nunca tinha sentido isso. Nunca. Nem no meu primeiro beijo. Nem com Monty. Nunca. E isso me deixou um pouco assustada.  Antes de dezembro, p. 223).

Repleto de cenas românticas e diálogos envolventes, a história aprofunda a complexidade dos sentimentos e dilemas emocionais de Jenna.  Para além do triângulo amoroso, a narrativa também convida os leitores a embarcarem em uma trajetória de amadurecimento na adolescência ao lado da garota e seus amigos. Ao longo desse caminho, temas como amor, amizade, família, pertencimento e superação de desafios são retratados, bem como relacionamentos abusivos e uso de drogas. 

Lançada originalmente no Wattpad, Joana Marcús escreveu esta obra quando era uma adolescente de treze anos – época em que estava vivendo as incertezas e conflitos da própria juventude. Antes de dezembro é o primeiro livro da série Meses ao seu lado. Os próximos volumes, intitulados Depois de dezembro, Três meses e As luzes de fevereiro, também chegarão em breve aos leitores brasileiros pela Plataforma21.

 

FICHA TÉCNICA 

Título: Antes de dezembro

Editora: Plataforma21

Autora: Joana Marcús

Gênero: Literatura juvenil

Número de páginas: 608

Onde encontrar: Amazon | VR Editora | Principais livrarias do Brasil

 



Sobre a autora: Aos 24, Joana Marcús é considerada uma das autoras mais promissoras de sua geração. Nasceu em Maiorca, ilha na Espanha, e divide o tempo entre os estudos de Psicologia, os livros e seus animais de estimação. Apaixonada por ler e escrever, publicou a primeira história no Wattpad quando tinha apenas treze anos. Desde então, a trilogia Meses ao seu lado já alcançou mais de 200 milhões de leituras e vêm conquistando cada vez mais leitores ao redor do mundo.   

Sobre a editora: A Plataforma21 é o resultado do carinho da VR Editora pelos jovens leitores. E tudo começou com a publicação do best-seller Maze Runner. São 7 anos oferecendo o que há de melhor em aventura, romance, fantasia e cultura pop na literatura de entretenimento




Site: https://www.vreditora.com.br/   

'ESTÔMAGO 2' ESTREIA HOJE NOS CINEMAS. LONGA É DIRIGIDO POR MARCOS JORGE E CONTA COM DISTRIBUIÇÃO DA PARIS FILMES.

 

Quinta-feira, 29 de agosto de 2024, chega aos cinemas “Estômago 2 - O Poderoso Chef”. Com distribuição da Paris Filmes, a produção é sequência de “Estômago”, lançado em 2008 e que se consagrou como um clássico do cinema nacional, sendo sucesso entre a crítica. Dirigido por Marcos Jorge, que também assina o primeiro e outros longas, como “Mundo Cão” e a comédia “Abestalhados 2”, nesta nova história, o público poderá acompanhar o que aconteceu com Raimundo Nonato, João Miguel, após estes 16 anos, além da chegada de um novo protagonista: o mafioso Dom Caroglio, Nicola Siri. 

Recentemente, o título ainda foi o filme mais premiado da 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, levando cinco Kikitos: Melhor Ator, dividido entre Nicola Siri, que vive Dom Caroglio, e João Miguel, na pele de Raimundo Nonato, Melhor Roteiro, Bernardo Rennó, Lusa Silvestre e Marcos Jorge, Melhor Direção de Arte, Fabíola Bonofiglio e Massimo Santomarco, Melhor Trilha Sonora, Giovanni Venosta e Melhor Filme eleito pelo júri popular. 

“Estômago 2” é uma coprodução Brasil-Itália, sendo rodado nos dois países e falado nos dois idiomas. É uma produção da Zencrane Filmes, em coprodução com a Warner Bros. Discovery, Telecine, a italiana Alexandra Cinematográfica e contou com o patrocínio da Petrobras, além de distribuição da Paris Filmes e Warner Bros. Discovery. 

SINOPSE

A fantástica e divertida jornada de nosso “anti-herói” preferido, Raimundo Nonato, João Miguel, e suas aventuras filosófico culinárias continuam. Dezesseis anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, Nonato virou o chef dos chefs na prisão, encantando com seu talento culinário e saborosa lábia tanto o diretor do presídio quanto o veterano líder dos detentos, Paulo Miklos. Até que um terceiro chefão, o mafioso italiano Dom Caraglio, Nicola Siri, chega para disputar o controle da penitenciária e o privilégio de ser servido pelo carismático cozinheiro. Ao mesmo tempo, conheceremos os tortuosos caminhos que transformaram o pacato filho da dona de um restaurante brasileiro no sul da Itália no poderoso chefe que, anos depois, vem ao Brasil desafiar o crime organizado por causa de Nonato.

FICHA TÉCNICA 

Direção: Marcos Jorge

Roteiro: Bernardo Rennó, Lusa Silvestre e Marcos Jorge

Produção: Cláudia da Natividade e Francesco De Blasi

Empresas Produtoras: Zencrane Filmes (Brasil) e Alexandra Cinematografica (Itália)

Empresas Coprodutoras: Warner Bros. Discovery e Telecine

Empresa Distribuidora: Paris Filmes

Lançamento: 29 de agosto

Elenco Brasileiro: João Miguel, Nicola Siri, Paulo Miklos, Guenia Lemos, Marco Zenni.

Elenco Italiano: Violante Placido, Giulio Beranek, Marisa Laurito, Giorgio Gobbi

Participação Especial: Projota e Vincent Riotta

SOBRE O DIRETOR MARCOS JORGE 

Marcos Jorge é diretor de filmes, roteirista e curador. Já dirigiu 15 filmes, entre longas e curtas-metragens, e foi o vencedor de três Grandes Prêmios do Cinema Brasileiro, além de dezenas de prêmios internacionais. Estudou Jornalismo no Brasil e Cinema na Itália, onde iniciou sua carreira. Seu primeiro longa-metragem de ficção, “Estômago”, arrebatou 39 prêmios, 16 deles internacionais, e foi o filme brasileiro mais premiado do biênio 2008-2009.  Participou da seleção oficial de importantes festivais, como os de Berlim, Roterdã e Valladolid. 

O cineasta também dirigiu o documentário “O Ateliê de Luzia – Arte Rupestre no Brasil” (2004), “Corpos Celestes” (2011), em codireção com Fernando Severo, “O Duelo” (2015) adaptação do romance “O Capitão de Longo Curso”, de Jorge Amado, “Mundo Cão” (2016), e a comédia “Abestalhados 2” (2022). Na TV, assina a direção do média-metragem “Arqueologia da Luta”, para o Canal Combate, e a série documental “O Caso Celso Daniel”, produzida e veiculada pela Globoplay. 

Atualmente, se prepara para o lançamento de “Estômago 2 – O Poderoso Chef” e acaba de finalizar as filmagens de “Doutor Monstro”, inspirado no controverso julgamento do cirurgião plástico Farah Jorge Farah, acusado de ter assassinado uma de suas pacientes. É também um dos curadores do Centro Cultural Cine Passeio, em Curitiba, espaço de referência na divulgação das artes cinematográficas no Brasil. 

SOBRE A PRODUTORA ZENCRANE FILMES

A Zencrane Filmes é uma produtora audiovisual brasileira, fundada em 2000 pela produtora Cláudia da Natividade e pelo diretor e roteirista Marcos Jorge. Seus vários curtas e longas-metragens foram exibidos em Festivais e plataformas de diversos países e acumulam mais de uma centena de prêmios, no Brasil e no exterior. 

Em seus mais de vinte anos de atuação, a Zencrane construiu uma sólida carreira, trabalhando com empresas como Warner Bros., Paramount Pictures, Globo Filmes e Disney, entre outras. Seu primeiro longa de ficção, “Estômago” (2008), venceu 39 prêmios e se tornou o filme brasileiro mais premiado no país e no exterior nos anos 2008 e 2009, sendo distribuído em diversos países de vários continentes. A produtora se prepara para lançar em 2024, a sequência deste grande sucesso, com o título “Estômago 2 – O Poderoso Chef”. Em 2023, filmou “Doutor Monstro”, longa inspirado no controverso julgamento do cirurgião plástico Farah Jorge Farah, que assassinou uma de suas pacientes. A Zencrane também assina títulos de ficção como “Corpos Celestes” (2011), “Mundo Cão” (2016) e “Abestalhados 2” (2022). Entre os documentários destaca-se “O Ateliê de Luzia – Arte Rupestre no Brasil”.

Em 2021, a Zencrane passou por mudanças no seu quadro de sócios, com a entrada do Grupo Papaki, com o objetivo de atender às demandas de um mercado audiovisual global cada vez mais diversificado.

SOBRE A PARIS FILMES 

A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro® e o Oscar® de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “DPA – O Filme" e "Turma da Mônica". Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário”, “Marighella”, “Meu Nome é Gal”, “Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Jogos Mortais X” e “Minha Irmã e Eu” – primeiro filme nacional a bater a marca de 2 milhões de espectadores pós-pandemia.

 

SOBRE A WARNER BROS.DISCOVERY

 

A Warner Bros. Pictures é uma empresa de entretenimento totalmente integrada, com atividades em diversos países e uma das líderes mundiais na criação, produção, distribuição, licenciamento e comercialização de todas as formas de entretenimento e seus negócios relacionados. Uma empresa da Warner Bros. Discovery, o estúdio é o lar de uma das maiores coleções de marcas do mundo e está na vanguarda de todos os aspectos da indústria do entretenimento, como cinema, televisão, produção de entretenimento doméstico, distribuição digital, animação, quadrinhos, jogos de videogame, licenciamento de produtos e marcas e difusão.

 

No Brasil, a Warner Bros. Pictures iniciou suas atividades em março de 1929 e, desde então, trouxe para o país grandes clássicos do cinema como “Casablanca”, “Meu Ódio Será sua Herança”, “Um Bonde Chamado Desejo” e “Superman”, bem como as franquias de sucesso “Matrix”, “O Senhor dos Anéis”, “Harry Potter”, “Batman”, “Se Beber, Não Case!”, “Hobbit”, além dos novos filmes do Universo DC, como “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, “Mulher-Maravilha” e “Barbie”.

 

A história de sucesso no Brasil inclui mais de 1.000 filmes lançados nos cinemas, com público acima de 500 milhões de pessoas. A Warner Bros. Pictures também aposta nas produções locais, tendo lançado sucessos como os filmes da Xuxa, “Os Penetras”, “Reis e Ratos”, “Lope”, “Zuzu Angel”, “Serra Pelada”, “Rio Eu Te Amo”, “A Mulher Invisível”, “O Vendedor de Sonhos”, “Bingo – O Rei das Manhãs”, "Os Aventureiros - A Origem", entre outros.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Atômica Lab