sábado, 3 de agosto de 2024

O ESCRITOR ACADÊMICO JORDÃO PABLO DE PÃO RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO NITEROIENSE E LANÇOU A OBRA “ANTES DO CAFÉ PARIS”

 

Sob a concorrida presença de personalidades do universo cultural, educacional e acadêmica, na noite, de 01 de agosto de 2024, o escritor e historiador Jordão Pablo de Pão realizou o lançamento do livro "Antes do Café Paris: apontamentos sobre a literatura na Niterói do século XIX". O evento foi realizado na Sociedade Fluminense de Fotografia, como parte das comemorações dos oitenta anos da egrégia instituição.

Durante os autógrafos, o autor Jordão recebeu o Título de Cidadão Niteroiense das mãos do Vereador Adriano dos Santos Oliveira, autor do projeto. Com discurso comovente, proferido para as mais de duzentas pessoas que estavam o prestigiando. O acadêmico discorreu um pouco de sua trajetória cultural e agradeceu à plateia assistente. 

Marcaram presença muitos intelectuais da região metropolitana do Rio de Janeiro e de Niterói, como a poetisa e escritora Beatriz Chacon, que com a sua habilidade de sempre, algo que lhe é peculiar, assinou o prefácio da obra ora lançada; a presidente da Associação Niteroiense de Escritores, Leda Mendes Jorge; a escritora Vilma Piedade criadora do conceito Dororidade; a poetisa Concita Cordeiro; Namir Rosa Lagos e  Celedir Caetano do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense e outros. 

Em sua saudação de anfitrião, o presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia, acadêmico Antônio Machado cumprimentou e fez sinceros elogios ao seu confrade, justo, que, recentemente, o escritor Jordão, fora eleito para a Academia Fluminense de Letras, instituição que o presidente da SFF também faz parte.











Créditos das Fotos

Luiz Ferreira

 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário