sexta-feira, 23 de agosto de 2024

GRANDE SERTÃO: VEREDAS, EM NITERÓI. UMA JORNADA TEATRAL ÉPICA NAS VEREDAS DO SERTÃO: GILSON DE BARROS REVIVE A OBRA-PRIMA DE GUIMARÃES ROSA, NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI.

 


O aclamado projeto “Trilogia Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, se apresenta, no Teatro Municipal de Niterói, dias 23, 24 e 25 de agosto de 2024.

 

O projeto, indicado ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, oferece uma experiência teatral única, colocando no palco a riqueza literária e a profundidade psicológica que tornaram a obra de Guimarães Rosa uma das mais importantes da literatura brasileira.

Dia 23 e 24 de agosto, sexta, 20h e sábado, às 19h apresentação da peça “Riobaldo” recorte dos amores, na obra.

Dia 25 de agosto – domingo – 19h – apresentação da peça “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo. 

“GRANDE SERTÃO: VEREDAS” 

Publicado em 1956, “Grande Sertão: Veredas” é uma obra revolucionária que mergulha nas profundezas da alma humana, utilizando a linguagem popular e oferecendo uma perspectiva única do sertão mineiro. João Guimarães Rosa desafia as convenções literárias ao explorar aspectos metafísicos do homem de forma universal.

A “Trilogia Grande Sertão: Veredas” teve início em 2020, com a estreia de “Riobaldo”. Desde então, realizou temporadas em diversas cidades do Brasil, sempre recebendo elogios do público e da crítica especializada. 

Em abril de 2023, estreou no Rio de Janeiro a segunda parte da trilogia, “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, recebendo excelente recepção do público e crítica. 

Em 2024, o projeto expandiu suas fronteiras com apresentações, das duas peças, em Portugal – Lisboa e Porto, e Colômbia – Bogotá. 

A terceira peça da trilogia, “O Julgamento de Zé Bebelo”, tem estreia prevista para o ano de 2025. 

TRECHO DA CRÍTICA DE FURIO LONZA 

“…Riobaldo é teatro na veia, um Guimarães pocket, algo de novo na dramaturgia nacional; sem adereços, sem cenografia e sem figurinos, mas com uma luz abrasiva pilotada pelo experiente Aurélio de Simoni. Em cena, Gilson de Barros administra o tempo e o espaço como se fosse um demiurgo regendo o sol do sertão, uma espécie de deus onisciente que acompanha com ternura passo a passo as andanças de suas criaturas lá embaixo, nas veredas de um mundo lancinante e despreparado para conceber uma lógica formal do cotidiano…”. 

Guimarães Rosa pelo olhar de Amir Haddad e Gilson de Barros

Amir Haddad – @amirhaddadreal 

Li as duas primeiras páginas do ‘Grande Sertão’ várias vezes até perceber que aquela ‘língua’ tinha tudo a ver comigo. O resto da narrativa devorei em segundos, segundo minhas sensações. Aprendi a ler, aprendi a língua, lendo este romance portentoso no original. Entendi! Não era uma tradução, era um livro brasileiro, escrito na ‘língua’ brasileira. 

Até hoje me orgulho de ser conterrâneo e contemporâneo de Guimarães Rosa. E tenho certeza de que qualquer leitor estrangeiro que ler o livro traduzido jamais lerá o que eu li. Assim como jamais saberei o que lê um inglês quando lê Shakespeare. Os realmente grandes são intraduzíveis. 

Gilson de Barros – @gilsondebarrosator 

Há alguns anos venho estudando a obra de Guimarães Rosa, com ênfase no livro Grande Sertão: Veredas. Interpretar Riobaldo tem sido meu trabalho e minha dedicação. A cada releitura do livro, cada temporada da peça, a cada curso que participo, vou aumentando a compreensão da obra.

O objetivo é traduzir a prosa Roseana para a linguagem do teatro. Pretensioso, eu sei. Mas, não imagino outra forma de enfrentar essa obra-prima, repleta de brasilidade. Por fim, registro a honra de estar no palco com o suporte de João Guimarães Rosa, Amir Haddad, Aurélio de Simoni e todos os colegas envolvidos nessa montagem. Evoé! 

SINOPSE 

Riobaldo 

Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu em ‘homem de bem’. 

O Diabo na Rua, no meio do Redemunho 

Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens de sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal, Deus/diabo.  Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “o diabo existe?”.

 

GRANDE SERTÃO: VEREDAS

Teatro Municipal de Niterói

Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói.

Informações: (21) 3628-6908

Capacidade: 400 lugares

Duração: 65 minutos

Classificação Etária: 16 anos

. Dia 23 e 24 de agosto – sexta, 20h e sábado – 19h

“Riobaldo” (recorte dos amores, na obra).

Ingressos: R$ 25,00 (meia) e R$ 50,00 (inteira)

 

. Dia 25 de agosto – domingo – 19h

“O Diabo na Rua, No meio do Redemunho” (recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo, no livro).

Ingressos: R$ 25,00 (meia) e R$ 50,00 (inteira)

Venda pela Sympla ou na bilheteria do teatro:

Venda pela Sympla link:

https://bileto.sympla.com.br/event/96311/d/268042





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