terça-feira, 30 de agosto de 2016

ASPI-UFF - COBERTURA DO CHÁ EM HOMENAGEM ÀS INSTITUIÇÕES CULTURAIS DE NITERÓI. CONFIRA.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
 
ASPI-UFF  PROMOVE CHÁ EM HOMENAGEM
ÀS INSTITUIÇÕES CULTURAIS DE NITERÓI.
 
 


Na quinta-feira, 25 de agosto de 2016 aconteceu o Chá Vespertino, evento organizado pela ASPI-UFF, Associação dos Professores Inativos da UFF, para homenagear as instituições e personalidades na área da Cultura na cidade de Niterói. A tarde memorável contou com presença do pianista e professor Antônio Pantaleão que se apresentou com um diversificado repertório da Música Popular Brasileira.


Seguindo o protocolo: Primeiro ouvimos as palavras da presidente da ASPI-UFF professora Aydil de Carvalho Preis. A docente agradeceu a presença de todos os representantes das entidades culturais.  

 
Em seguida, cada representante de Instituição fazia sua apresentação e dizia o nome da entidade que estava  representando.
 
Na oportunidade também, o presidente do INSTITUTO ESQUINA DA ARTE - entidade filantrópica que existe há mais de 10 anos em Niterói, e dirigida pelo poeta Luiz Carlos Teixeira Lemme, homenageou a diretoria da ASPI-UFF, a concessão foi atribuída devido as importantes ações culturais, que a ASPI-UFF promove em nossa cidade, Sr. Lemme entregou-lhes algumas medalhas de Honra ao Mérito, essas honrarias são alcunhadas em sua própria entidade.
 
Para quem não o conhece, o Instituto Esquina da Arte é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Niterói, RJ, que promove e desenvolve atividades artísticas e, com igual destaque, acolhe e abriga pessoas desassistidas das comunidades urbanas.
 
Fundada em 2003, a Esquina da Arte possui uma unidade educacional na Praia de Charitas e uma pousada beneficente no bairro do Ingá, atuando, há mais de uma década, no desenvolvimento artístico, cultural e social de crianças, jovens e idosos egressos das camadas sociais carentes da cidade. Endereço: Rua Dr. Paulo Alves, 52 Casa - INGÁ, Niterói - RJ.
 
Caso queira conhecer um pouco do Instituto Esquina da Arte, clique no link para assistir ao filme.

 
 
 
 
Em seguida o momento mais esperado da tarde, o excelente recital com o pianista Antônio Pantaleão, que compreendeu o período romântico mexicano de Consuelo Velázquez aos contemporâneos brasileiros de Caetano Veloso, Chico Buarque e Carlos Lira, passando pelo romântico do compositor Cole Albert Porter. Foi um momento espetacular!
 
Diversas personalidades e representantes de entidades niteroienses estiveram presentes. Ao final foi servido um delicioso chá aos Aspianos e convidados.

Foi uma tarde memorável! A qual ficará guardada nos corações de todos os assistentes.

Confira no vídeo produzido pelo Focus Portal Cultural: clicar no link:
 
 
 
 
ALGUMAS IMAGENS
 
 
 
 
Aydil de Carvalho Preis
Presidente da ASPI-UFF
(Momento em que inicia os trabalhos).
 
Eneida Fortuna Barros
representando a
Academia Fluminense de Letras.
 
Neide Barros Rêgo - representando
o Centro Cultural Maria Sabina.

Márcia Pessanha
representando a
Academia Niteroiense de Letras.
 
Dulce Mattos
Representando a UNIVERTE.
 
Zeneida Seixas
Representando o CCMS.
 
Leda Mendes Jorge
representando a Associação
Niteroiense de Escritores.
 
Sônia Baião representando a
Fundação Cultural AVATAR.
 
Matilde Carone Slaibe Conti
representando o Cenáculo
Fluminense de História e Letras.
 
Talita F. da França Hasson
representando a
Musiart  Eventos & produções.
 
Paulo Roberto Cecchetti
representando o
Escritores Ao Ar Livro.
 
Marcio Selles
representando a Orquestra da Grota.
 
Rivo Gianini
representando a Aliança Francesa. 
 
Luiz Carlos Lemme
representando o
Instituto Esquina da Arte.
 
 
 
**********************************************

 

UM POUCO SOBRE O PIANISTA
ANTÔNIO PANTALEÃO

 
Antônio Pantaleão - pianista
 
 
Nascido em Niterói no dia 23 de abril de 1940, filho de José Pereira Pantaleão e Hortência Soares Pantaleão.
 
Cursou o primário no Externato Halfeld, situado à Rua Álvares de Azevedo; o ginasial e o curso cientifico, no colégio Salesiano Santa Rosa. Prestou exame vestibular à Faculdade Fluminense de Medicina. Hoje UFF, em 1959, tendo colado grau em 12 de dezembro de 1964.
 
Durante o biênio 65/66, foi médico residente no Hospital Moncorvo Filho na Disciplina de Ginecologia da UFRJ. Com o título de residência e especialista, foi contratado como Auxiliar de Ensino para a Disciplina de Ginecologista da Faculdade de Medicina da UFF.
 
Fez Mestrado em 1976 na UFRJ, quando passou para Professor Assistente, e por progressão funcional chegou a Professor Adjunto IV. Após 35 anos de efetivo exercício do magistério, aposentou-se. Hoje ainda exerce a Ginecologia, atendendo em seu consultório particular e no ambulatório médico da Irmandade São Vicente de Paula.
 
Paralelamente à medicina, sempre teve uma atividade musical: tocar piano. Dias melhores e dias piores, o fato é que nunca se afastou desse instrumento musical.
 
Encontrou o Professor Dario Galantes, mestre no jazz e profundo conhecedor da harmonia musical. Este fato foi fundamental e um estímulo para o aprimoramento na execução e interpretação de suas canções prediletas.
 
 
Além disso, sente hoje uma grande satisfação ao tocar com sentimento e harmonia musical, agora totalmente diferente. Continua estudando e, quando solicitado, é com muito prazer que coloca este dom que Deus lhe deu a serviço de todos.

 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 


 
     
 COMENTÁRIOS
 
 
Parabéns e sucesso  para  ASPI-UFF pelo importante evento dedicado às instituições Culturais de Niterói.

Esse tipo de ação deve ser reconhecido com os devidos aplausos.


Atenciosamente,
Socorro Cavalcanti-
Vice-presidente da ALACE.






****************************  
 
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário