sábado, 13 de agosto de 2016

INSTITUTO MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA COMEMORA 10 ANOS E CELEBRA TAMBÉM O CENTENÁRIO DO SAMBA NO MUNICIPAL DE NITERÓI. CONFIRA.


O Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), referência em pesquisa, preservação e promoção da música nacional, está completando 10 anos em 2016 e para comemorar vai promover duas grandes noites em celebração ao “Centenário do Samba em Niterói”, nos dias 26 e 27 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói.
 
 
 Soraya Ravenle - foto: divulgação.
 
 

No dia 26, estreia do evento, haverá um bate papo musical com os pesquisadores João Carino e Carlos Didier, com participações especiais da cantora e atriz Soraya Ravenle, do percussionista Oscar Bolão e do grupo Rio Trio. Entre as histórias contadas, o público vai conferir clássicos do samba que marcaram e marcam época.

 
Alessandro Cardozo - foto: Divulgação.
 
 

Já no dia 27, sábado, a comemoração fica por conta de um time de primeira de músicos consagrados, todos representantes do samba da cidade, como Monica Mac, Alessandro Cardozo, Fred Tavares, Marcus Lima, Alexandre Nunes (Marmita), o grupo Rio Trio, além dos percursionistas Oscar Bolão, Marcos Tadeu e Gabriel Leite.
 

 
Mônica Mac - Foto: Put on Frame.
 
 

Dupla comemoração - Em 2016, o samba está comemorando 100 anos. O marco fundamental de nascimento do gênero se deu em 1916, com a gravação e registro de autoria de ''Pelo telefone'', de Donga e Mauro de Almeida, o primeiro samba lançado em disco. A partir de então, o ritmo se consolidou como um dos principais traços identitários da cultura brasileira.

 
 Marcus Lima - Foto: Tiago Cortes.
 
 
 
Ao completar 10 anos também este ano (2016), o IMMuB vai promover a celebração do primeiro século do samba na cidade de Niterói, ao reunir pesquisadores e artistas do gênero.

 
Fred Tavares - Foto: Divulgação.
 
 
 
O IMMuB - O Instituto é uma organização não governamental sem fins lucrativos com sede em Niterói-RJ, que tem como objetivo documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas.

 

Alexandre Marmita - Foto: Divulgação.



O entidade já mapeou e catalogou mais de 81 mil discos produzidos no país. Isto equivale a aproximadamente 500 mil fonogramas, reunindo cerca de 90 mil compositores e intérpretes. O trabalho abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes.
 
 

Carlos Didier - Foto: Beto Felício,
na Casa Rui Barbosa, 2010.
 
 
 
 A catalogação atual é fruto de 25 anos de pesquisa e conta com cerca de 30mil LPs, 32mil discos 78 RPMs, 12mil CDs, 7mil compactos, mais de 50 mil músicas para ouvir e mais de 15mil capas, contracapas e encartes para consultar. Trata-se de uma metodologia prática e afinada com as novas tendências do século XXI, que torna disponível ao mundo o mais completo acervo digital da discografia brasileira.

 
Visite o site do IMMuB
Clicar no link:
 
 




SINOPSE


Dia 26/08 - Bate-Papo Musical com Soraya Ravenle, Oscar Bolão, Rio Trio e os pesquisadores da MPB - João Carino e Carlos Didier. Os músicos apresentam clássicos do samba entre as histórias contadas.

 
Dia 27/08 – Grande show de Samba com músicos consagrados de Niterói: Alessandro Cardozo, Fred Tavares, Marcus Lima, Marmita, Monica Mac, Oscar Bolão e Rio Trio.

 

 

SERVIÇO


Centenário do Samba em Niterói 
e 10 anos do IMMuB

Datas: 26 e 27 de agosto (sexta-feira e sábado)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Municipal de Niterói

Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro

Niterói, RJ, Brasil.

Duração: 90min

Ingresso: R$10,00

Classificação indicativa: Livre

Informações: (21) 2620-1624
 
 
 
 

 
 
 

 

 

UM POUCO SOBRE O IMMuB
(INSTITUTO MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA)
 
Organização não governamental sem fins lucrativos sediada em Niterói - RJ que é voltada para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira. Sua missão consiste em documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas.
 
Fundado em 2006, o IMMUB já mapeou e catalogou mais de 81 mil discos produzidos no país. Isto equivale a aproximadamente 500 mil fonogramas, reunindo cerca de 90 mil compositores e intérpretes. O trabalho abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes. A catalogação atual é fruto de 25 anos de pesquisa e conta com cerca de 30mil LPs, 32mil discos 78 RPM, 12mil CDs, 7mil compactos, mais de 50 mil músicas para ouvir e mais de 15mil capas, contracapas e encartes para consultar.

 
Além da pesquisa discográfica, o Instituto detém um banco de dados com 25 mil partituras da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Assim, é possível imprimir gratuitamente milhares de arranjos completos, com notação musical original, incentivando o estudo musical, a perpetuação destas partituras, a formação e incentivo das bandas de música espalhadas pelo Brasil.
 
O IMMUB não mantém um acervo físico do material catalogado. Sua equipe visita bibliotecas, rádios e discotecas públicas e privadas, consulta sites, pesquisadores, editoras e gravadoras para levantar e catalogar os álbuns e alimentar o banco de dados com imagens e informações. Trata-se de uma metodologia prática e afinada com as novas tendências do século XXI, que torna disponível ao mundo o mais completo acervo digital da discografia brasileira.
 
 
Diretor Presidente - João Carino
Diretor Administrativo-Financeiro - Vicente Pereira
Diretor de Pesquisa - Paulo César Valdez
Diretor de Suporte Tecnológico -
Marcos Roberto de Almeida
Conselho Fiscal – Mônica Macedo e Vanessa Marzano
Gestão e Coordenação de Produção  - Luiza Carino
Coordenador de Pesquisa - Rafael de Araújo 
Webmaster - Bruno Schweller
 
Andreas Pavel - Fundador e Presidente de Honra
 
***********************************
 
 
Rua Maestro Felício Toledo 500 - grupo 502  
Centro, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil  
Telefone/Fax: 55 - 21 - 2620-2388
 

 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 

 

 

 
 


 

 


 
COMENTÁRIOS
 
 
 
Uma rica, diversificada e encantadora programação - parabéns e sucesso para os que estão se dedicando a estes eventos.
Bjs.
Socorro Cavalcanti  
 
 
 
*******************************
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário