“Bem-vindo à Cortopia!”
Fábio Gomes cria universo paralelo
em que a Cor reina absoluta.
Assim estamos nós entrando no mundo da cor e deixando os outros mundos para trás. Entre. Sinta a imensidão na cor. Quanta cor existe em nós?
A cor desenha o que não desenhamos com linhas. A cor abstrai de nossa imaginação a visão armada pela estrutura do mundo metrificado. Cortopia é uma abertura de onde estaremos aptos a nos sentenciar à liberdade, ao contentamento de sermos profundamente humanos, ou seja, seres sonhadores.
Os trabalhos expostos servem como indicações para um lugar onde a cor não se esconde, mas ao contrário; expande a escuridão. Em Cortopia, seguimos muito além dos lugares utópicos ou distópicos.
Esta série reúne pinturas em papel, feitas com tinta acrílica, e elaboradas no mês de agosto de 2017, na ilha de Vitória, no Espírito Santo, onde Fábio Gomes tem seu estúdio. São pinturas que partem de desenhos e marcam a pesquisa do artista no campo da abstração.
Talvez a cor possa nos levar mais rápido para um mundo menos mecanizado, onde o sonho, ao invés de realizado, possa ser apenas sonhado. E que esse e aquele e mais aquele sonho configurem-se enquanto cor, ultrapassando os limites impostos pela insatisfação e pelo desejo.
Serviço:
Abertura: 24 de janeiro, às 19h
Visitação: até 18 de março de 2018, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h – GRÁTIS
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro - Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2253-1580 (Recepção)
“De fotografia à Tactography
- A arte de Gabriel Bonfim”
Artista visual transforma fotografia em imagem para os deficientes visuais
e em arte para os não deficientes.
Em fevereiro de 2014, o fotógrafo Gabriel Bonfim realizou uma série de retratos do renomado tenor Andrea Bocelli e de sua família, em Istambul. Por causa da deficiência visual de Andrea Bocelli, Gabriel não pode mostrar a ele os retratos. Por isso, Gabriel Bonfim e seu parceiro, Thomas Kurer, buscaram uma maneira de tornar as fotografias “visíveis” para os deficientes visuais.
Foi assim que, depois de muito estudo em conjunto com escolas para deficientes visuais na Suíça e utilizando o método de impressão chamado estereolitografia, surgiu a Tactography™.
Assim, graças à Tactography™, a fotografia transforma-se em imagem para os deficientes visuais, e ao pintá-la de branco, transforma-se em arte para os não deficientes.
A exposição no Centro Cultural Correios contará com monitores para acompanhar a visitação de pessoas com baixa acuidade visual e convidar os videntes a usar vendas nos olhos e, assim, terem a mesma sensação que os deficientes têm ao “enxergar” as fotografias.
Tecnologia
Tactography é um modo de representar fotografias em três dimensões a fim de que possa ser lida tanto por deficientes visuais como por aqueles que enxergam.
Após esculpir a Tactography™ a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador, em várias etapas, o arquivo STL é enviado a uma impressora STL (stereo-lithography). A estereolitografia é um processo de fabricação aditiva, que funciona focando um laser ultravioleta (UV) em uma cuba de resina de fotopolímero.
Com ajuda do software de desenho assistido por computador, o laser UV é usado para formar o desenho da Tactography™ na superfície da cuba de fotopolímero. Como fotopolímeros são fotossensíveis sob luz ultravioleta, a resina é solidificada e forma uma camada única da Tactography™ desejada. Esse processo é repetido para cada camada do desenho até completar a Tactography™.
Após a impressão, a Tactography™ recebe um spray branco, assegurando que ela também possa ser apreciada como arte por uma pessoa sem deficiência visual que a veja de longe. Em luz difusa, os observadores ficam intrigados, sem saber se estão vendo uma imagem com sombras pintadas ou um relevo tridimensional.
Serviço:
Abertura: 24 de janeiro, às 19h
Visitação: até 11 de março de 2018, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h – GRÁTIS
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro - Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2253-1580 (Recepção)
“#GeThDo: Getting Things Done”
Exposição internacional sobre
arquitetura chega ao Centro Cultural Correios.
Depois de passar pelas cidades de Tallin, na Estônia, Instambul, na Turquia, e Treze Tílias, Blumenau e Curitiba, na região sul do Brasil, a exposição “#GeThDo: Gettingh Things Done” chega ao Rio de Janeiro no Centro Cultural Correios para revelar os conceitos de arquitetura que transformaram Vorarlberg, na Áustria, no maior centro de arquitetura contemporânea da Europa.
A exposição foi concebida como uma plataforma interativa aberta e dinâmica, num sistema modular, na qual os visitantes podem tocar, interagir, consultar livros e assistir a pequenos documentários. Assim, dotada de uma ampla variedade de perspectivas e experiências, a mostra se transforma em algo que os visitantes podem experimentar.
Vorarlberg é considerado um grande centro de cultura arquitetônica contemporânea na Europa. A exposição Getting Things Done oferece uma visão transversal de como a cultura de construção evoluiu desde o final da década de 1950 até o presente. Uma seleção de 230 projetos demonstram a qualidade excepcional da arquitetura de Vorarlberg: mistura de funções, abordagem formal radical, versatilidade espacial, visão ecológica, integração social.
Com curadoria de Wolfgang Fiel, arquiteto, artista, pesquisador e escritor, a exposição analisa criticamente a paisagem arquitetônica de Vorarlberg, mais de cinquenta anos de história arquitetônica e cerca de quinhentos projetos de construção, e as condições que dão forma a este fenômeno regional, dentro de uma investigação crítica de desenvolvimentos históricos e sensibilidades presentes sobre a cultura arquitetônica.
Como a cultura também é construída por conhecimento e experiência, a exposição é uma oportunidade para explorar a história de profissionais que, de maneiras diferentes, contribuíram e ainda contribuem para a evolução da arquitetura.
Serviço:
Abertura: 24 de janeiro, às 19h
Visitação: até 28 de fevereiro de 2018, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h – GRÁTIS
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro - Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2253-1580 (Recepção)
Nenhum comentário:
Postar um comentário