terça-feira, 9 de janeiro de 2018

MÁSCARAS E DAEMONS DE LETÍCIA NASCIMENTO, CURADORIA DE DESIRÉE MONJARDIM, NA SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO.

 
 
 

 
 
 
 
Máscaras e Daemons, de Letícia Nascimento,
na Sala José Cândido de Carvalho
 
 
Uma reflexão sobre os conflitos da construção da identidade e da personalidade na sociedade atual
 
A artista Letícia Nascimento (Leele) abre, no próximo dia 16 de janeiro, terça, às 19h, a exposição “Máscaras e Daemons”, com curadoria de Desirée Monjardim, na Sala José Cândido de Carvalho.
 
Serão cerca de 15 obras com técnicas variadas – pinturas a óleo em diversos suportes, aquarelas, grafite, desenhos e gravura em metal. A identidade do indivíduo, suas máscaras e papéis sociais são as características das pinturas da Letícia. Com base em ensaios fotográficos de modelos que conhece bem, a artista procura ligar a imagem do humano ao questionamento da máscara, que traz em si a figura do animal.




 

A poética dos meus trabalhos tem como base refletir sobre os conflitos que envolvem a construção da identidade e da personalidade na sociedade contemporânea. Nestas imagens, busco estabelecer um eixo onde o simbolismo de animais possa interferir na leitura dos indivíduos retratados, seja por meio de uma comparação do conjunto identidade/personalidade como uma máscara ou da própria figura do animal e sua interação simbólica dentro das composições”, explica a artista.
 
Carregando o mesmo título e corpo de pesquisa do trabalho da Letícia na conclusão do curso de Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ, "Máscaras e Daemons" apresenta uma série que objetiva o questionamento, por vezes sombrio e solitário, sobre quem as pessoas são. Tal narrativa visual, que envolve figuras humanas e figuras de animais, tenta demonstrar as diferentes relações do ser humano consigo mesmo sob uma perspectiva melancólica.





 
“Acredito que ao nos encontrarmos em estados emocionais que indagam nosso próprio existencialismo, nos deparamos com conflitos capazes de evocar descontentamento, mas, através deste estado emocional, é que encontramos perguntas e, talvez, soluções, que considero essenciais a respeito da nossa identidade enquanto indivíduos”, pontua a artista. Essa forma de identificação descrita por Letícia é representada tanto na máscara quanto na figura do daemon, esse animal que atua como uma representação física do próprio subconsciente do ser humano retratado.
 
O contraste de claro e escuro presente nas obras indica plasticamente um conflito. Quem somos? Como nos afirmamos a partir do que acreditamos? Estas indagações são levantadas em “Máscaras e Daemons” e provoca o público a refletir. Mesmo que as respostas não sejam descobertas totalmente ou que não haja apenas uma resposta, a discussão está proposta.





 
 
Sobre a artista:

Letícia Nascimento, nascida no Rio de Janeiro em 1990, é recém graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Seu trabalho artístico explora principalmente a figura humana e questões ligadas à identidade, à melancolia e à solidão na sociedade contemporânea. Além de trabalhar com pinturas e desenhos dentro da sua poética pessoal, ela também trabalha como ilustradora.
 



 
 
Serviço:
Exposição “Máscaras e Daemons”,
de Letícia Nascimento
Abertura: 16 de janeiro, terça-feira, às 19h
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Em cartaz até 5 de março de 2018
Local: Sala José Cândido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá –
Niterói/RJ
Classificação etária: livre
Entrada gratuita
Informações: (21) 2719-9639
 
 
Fotos/Divulgação
 
 
 
 
 

APOIO NA DIVULGAÇÃO


 
 
 
 

 
 
 
 





--
 
 
 
 
 

FONTE DOS ASSESSORES:

Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
Telefone: 55 (21) 2719-9639 - ramal: 211
e-mail: 
culturaniteroi@gmail.com
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá,
Niterói - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário