quinta-feira, 9 de agosto de 2018

OBRA INDICADA PARA O MÊS DE AGOSTO NA VITRINE DO FOCUS PORTAL CULTURAL É O LIVRO - "FRIDA KAHLO: PARA - ALÉM DA PINTORA" DA ESCRITORA MARLI BASTOS.


 
 
 

A obra ficará abrilhantando a Vitrine do Focus Portal Cultural durante todo o mês de agosto de 2018. O livro foi-me presenteado pela escritora e acadêmica Liane Arêas, em meu aniversário, ocorrido recentemente. Fiquei muito feliz, porque Liane, acertou em cheio, com a sua linda lembrança. Inclusive, porque eu como escritor gosto muito mesmo de receber de presentes, livros!

 

Já li a importante obra, agora estou recomendando a todos vocês. Abaixo desse texto deixarei o link da editora, caso seja do interesse de vocês em adquirir a obra.

 

SINOPSE

 

Após anos de pesquisa sobre a vida e a obra de Frida Kahlo, ícone da pintura e da arte do México. Marli Bastos faz uma análise da obra de "Frida Kahlo para-além da pintora" pelo olhar da psicanálise. A psicanalista insere uma interrogação teórica sobre o conceito de sublimação e arte, que perpassa pelas postulações de Sigmund Freud e Jacques Lacan sobre o feminino. Numa articulação entre arte e psicanálise, o livro "Frida Kahlo: Para-além da Pintora" retrata, de forma cuidadosa, as vicissitudes do feminino vivenciadas pela pintora, trazendo à luz toda a sua história de vida, feita de excessos, cores, amores, sabores e dores. 


Reconhecida no mundo das artes ainda quando viva, ela resgata e divulga a cultura de seu país, por meio de quadros inconfundíveis. A exuberância pungente da artista ultrapassa a escrita da psicanalista, que não consegue eximir-se e apresenta um texto para além da arte, enfocando a sublimação, a renúncia, o mistério do feminino, numa dialética sobre desejo e impossibilidade do amor na vida e na obra de Frida Kahlo. A arte nasce em torno de um vazio, o contorna. Todo o excesso que não consegue ir a algum lugar se expressa na arte, a pulsão que poderia ficar perdida e rodopiando se canaliza para algo. A arte lhe possibilitou seguir sua vida apesar de todos os sofrimentos pelos quais passou, levando tudo que era inefável para o simbólico.

Devido o acidente e diante de um corpo traumatizado que lhe restringia vários aspectos ela dá um destino a sua pulsão sexual que ao invés de se dirigir para o sexo, para o objeto sexual, se sublima e ao invés de ser recalcado se dirige para a arte. Faz um breve resumo da vida de Frida Kahlo, desde a infância onde sofreu com a poliomielite que lhe deixou uma perna mais fina que a outra e um pouco manca, o acidente, seu amor-paixão por Diego Rivera, sua militância política, seu amor pela cultura mexicana, e todos os casos amorosos que teve ao longo da vida. Ela não desistiu de viver após o acidente, ela não se entregou ao drama e trágico de seu estado, mas também não o negou. Ela o transpôs para a arte. Por isto os quadros de Frida Kahlo são em sua maioria autorretratos e expressões do que sentia. Ela se utiliza de cores vivas, que representam a vida, mas também a alegria do México e toda sua cultura em relação à morte. O vermelho sangue que ao mesmo tempo representa todo o sangue seja do acidente, seja dos abortos que sofreu, também é a cor da vida, a cor da paixão.

O que se comprova é que Frida se revelou uma pintora para da conta do real, o real do acidente, do seu corpo esfacelado, das suas dores. O que ela não conseguia dizer pela palavra, ela pintava. Mas Frida foi, além disto, também, porque escrevia cartas e poesias.
 
 
 


 

 

Título: FRIDA KAHLO: PARA - ALEM DA PINTORA

AUTOR: Marli Bastos
ISBN:
 9788574783420
Idioma:
 Português
Encadernação:
 Brochura
Formato:
 14 x 21
Páginas:
 116
Ano de edição:
 2010
Ano copyright:
 2010
edição:
 







 

UM POUCO SOBRE A AUTORA MARLI BASTOS

 

Marli Bastos é psicanalista, Mestre em psicanálise, saúde e sociedade  pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ), é formada em Psicologia pela Universidade São Marcos-SP, com especialização em Psicologia Clínica pela PUC - Rio.

 

COMPRAR  A OBRA


 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário