terça-feira, 7 de agosto de 2018

ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS (ANL) CONVIDA PARA CICLO DE PALESTRAS

 
 
 
 
 
 
 
Dia 08 – quarta-feira, às 17 horas
“O Meu Pé de Laranja Lima:
uma abordagem psicanalítica” ...

Palestrante: Juber Alves Baesso
 
ENTRADA FRANCA
 
LOCAL:
SEDE DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS.
RUA VISCONDE DO URUGUAI, 456 – CENTRO
NITERÓI – RJ
 
 
 
UM POUCO SOBRE O LIVRO "O MEU PÉ DE LARANJA LIMA" DE JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS.
 
"O MEU PÉ DE LARANJA LIMA" é um romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado em 1968. Foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países, sendo adotado em escolas e, posteriormente, adaptado para o cinema, televisão e teatro. Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e numerosa. Sua mãe trabalhava numa fábrica e o pai estava desempregado. Passavam por muitas dificuldades, pelo que as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos e, por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.
 
 
PERSONAGENS
 
Glória: sua irmã que o adorava.
Luís: Zezé o chamava de rei Luís que é seu irmão mais novo e seu irmão preferido.
Mãe: descendente de índios.
Zezé: protagonista, menino que aprontava muito, porém era de bom coração.
Portuga: melhor amigo de Zezé, muito rico, porém, já velho.
 
 
 
ADAPTAÇÕES
 
 
 
Este livro foi adaptado pela primeira vez em 1970, quando um filme dirigido por Aurélio Teixeira foi lançado; três telenovelas baseadas na obra foram criadas: em 1970, exibida pela TV Tupi; em 1980, exibida pela Rede Bandeirantes; e em 1998, de novo exibida pela Rede Bandeirantes. Em 2003, Meu Pé de Laranja Lima foi publicado na Coreia do Sul, em forma de quadrinhos, numa edição com 224 páginas ilustradas. Em 2012, uma nova versão cinematográfica dirigida por Marcos Bernstein foi produzida e exibida durante o Festival do Rio; a estreia foi em 19 de abril de 2013.
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DA EDITORIA DO FOCUS
 
Estamos ansiosos para assistir a espetacular palestra do acadêmico Juber Baesso, o intelectual é muito competente e sabe ministrar as suas conferências com mestria. SUCESSO sempre ao nosso confrade Juber Baesso.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário