sexta-feira, 31 de agosto de 2018

ATRAVÉS DO SONETO "GRATIDÃO" DA ESTREANTE MIMI LÜCK, HOMENAGEAMOS O JORNAL UNIDADE, QUE CELEBRA 40 ANOS DE ATIVIDADES.

ATRAVÉS DO SONETO "GRATIDÃO" DA ESTREANTE MIMI LÜCK, HOMENAGEAMOS O JORNAL UNIDADE, QUE CELEBRA 40 ANOS DE ATIVIDADES.
 
 
JORNAL UNIDADE 40 ANOS
EDIÇÃO AGOSTO/2017.
 
 
 
 
SEGUE O SONETO DE AUTORIA DE MIMI LÜCK, ESTREANTE DA RECENTE EDIÇÃO DO JORNAL UNIDADE.

 
 
 
GRATIDÃO

Mimi Lück
 
 
Como posso expressar toda a felicidade
que vem de conhecer-Te, meu fiel Senhor?!
Quanto tempo perdido em busca da Verdade
que só emana de Ti mesmo, oh Salvador!
 
Na senda escura em que caminha o peregrino,
tua bondade vem trazer fulgente luz;
envolve-o com amor, mudando o seu destino
a seguir pela estrada que ao céu conduz .
 
Toda essa gratidão que invade a minha alma,
que traz todo consolo, e o coração acalma,
pode ser a resposta a uma prece acolhida.
 
Não pode haver no mundo Bem mais precioso
do que seguir de perto este Deus generoso
que tanto nos amou, nos dando a Sua vida.
 
 
Alberto Araújo e Mimi Lück
na Solenidade de Posse de Mimi Lück,
no Cenáculo Fluminense de História e Letras
19 de maio de 2017
 
 
 
 
 
**********************************
 
Com tiragem de 5.000 exemplares, o JORNAL UNIDADE celebrou 40 anos no dia 28 de agosto de 2018. Circulando pela primeira vez em 28 de agosto de 1978, tendo como seu fundador Paulo Emilio de Escobar Fagundes. Após o falecimento do proprietário, o seu filho, Paulo Alexandre Fagundes, deu continuidade a essa obra, sendo o atual editor e responsável pelo jornal. Trata-se de publicações mensais e editadas por leigos católicos do Estado do Rio de Janeiro. É uma importante obra de evangelização, que está fazendo campanha para aumentar o número de assinantes, e merece todo o nosso apoio, já que conta com a colaboração de bons filósofos e teólogos entre seus articulistas, sem contar as inúmeras experiências de cristãos realmente, engajados no Reino de Deus.



 
 
 
 
UM POUCO SOBRE MIMI LÜCK
 
Semíramis Hermes Lück, conhecida como Mimi Lück, nasceu em 1931, na capital paulista. Passou a residir em Londrina em 1952, após o casamento com o engenheiro dinamarques Ludolf Lück, de cuja união nasceram quatro filhos. Teve importante participação em todos os movimentos culturais desenvolvidos na cidade, que na época contava apenas 18 anos de idade.
 
No Brasil, estudou Canto em São Paulo com as professoras Costanza Schiralli e Madalena Lébeis. No exterior, aperfeiçoou-se em interpretação de “Lied” na Alemanha com as professoras Käte Elsässer e Marion Mathäeus, e na Dinamarca, com a professora Else Valeur.
 
Foi solista em vários recitais, apresentando-se em cidades do Paraná e em outros estados brasileiros. Em 1967, recebeu o diploma de professora de Canto da Ordem dos Músicos do Brasil, após exame realizado na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, quando professores dessa Instituição lhe conferiram a média dez, com louvor.
 
Durante 18 anos foi Regente do Coral da Comunidade Evangélica Luterana de Londrina. Em 1972 foi fundadora do Coral da Universidade Estadual de Londrina (UEL), quando passou a frequentar o Curso de Regência na Escola de Música Pró-Arte ministrado pelos maestros Benito Juarez da Universidade de São Paulo, Klaus Dieter Wolf, regente do Coral de Câmara de São Paulo e do Coral Ars Viva de Santos, e do regente Henrique Gregori. Foi professora de educação artística no Colégio de Aplicação, ligado à Universidade Estadual da Londrina.
 
Formou com seus alunos de Canto, o grupo de canto de câmara denominado “Grupo Musikanto” que se apresentava regularmente em teatros, auditórios, clubes e igrejas.

 Poliglota, colaborou com várias edições do Festival de Música de Londrina, elaborando as traduções poéticas solicitadas pelo seu diretor artístico, tais como: os textos da Fantasia e da IX Sinfonia de Beethoven e seu Testamento, apresentados no 10o Festival; uma seleção de 12 cartas de Mozart apresentadas no 11º Festival, constituindo-se num espetáculo litero-musical; e no 13º. Festival, outro espetáculo litero-musical realizado com a tradução da “Correspondência de Clara e Robert Schumann”.
 
Por solicitação da Secretária de Educação do Estado do Paraná, Gilda Poli, traduziu o livro “Cartas de Mozart”, o qual foi publicado em 1992 e lançado no 13º Festival de Música de Londrina.
 
Em 2006, a Universidade Federal Fluminense edita a segunda edição de “Cartas de Mozart”, cujo lançamento se deu durante as comemorações dos 250 anos de nascimento do compositor, integrado à programação em que se apresentou a Orquestra Sinfônica Nacional, tendo como solista a concertista Lícia Lucas.
 
É autora do livro “Londrina e sua Cultura Musical: nascimento e evolução”, lançado em dezembro de 2014, no Museu Histórico de Londrina, quando a cidade completava 80 anos de idade. O livro foi inspirado na monografia que fôra entregue à ANM em maio do mesmo ano.
 
Publicou suas poesias e trovas na série “Elistas escrevem”, editado pelo Elos Clube de Londrina.
Publicou na Revista da Academia Nacional de Músca, em sua edição histórica, volume 21, no ano de 2018, o artigo intitulado “A música que nasce na mata virgem do Paraná”.
É portadora do título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual de Londrina, em 2014.
 
É membro da Academia Nacional de Música e da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina. Membro da International Academy of Writers and Artist, integranto a Academia em 4 de janeiro de 1989; Membro do ELOS CLUB de Londrina; Membro da União Brasileira de Trovadores – UBT, seção Niterói, e membro do Cenáculo Fluminense de História e Letras.



********************************


Inúmeros Colaboradores que publicam textos, no Jornal Unidade.

Isis Lyrio de Escobar Fagundes;
Paulo Alexandre Fagundes;
Alba Helena Corrêa;
Neide Barros Rêgo;
Dionilce Silva de Faria;
J. S. Hermes;
Gilson Rangel Rolim;
Mário Amaral;
Padre Fabio de Melo, Padre Joãozinho, Padre Zezinho, também são colaboradores.


INFORMAÇÕES: Fones - (21) 3607-5208 / 981623019
 

E-mail: 
jornalunidade@hotmail.com   
    

****************************
 
 
HOMENAGEM PÓSTUMA
 
 
TAMBÉM NESTA OPORTUNIDADE HOMENAGEAMOS O SAUDOSO JOSÉ AUGUSTO LOBO, QUE NOS DEIXOU EM 21 DE SETEMBRO DE 2017, O JORNALISTA FOI COLABORADOR POR MUITOS ANOS DO JORNAL UNIDADE.
 


Última edição do Jornal Unidade
 em que o jornalista Lobo José
publicou seu texto.
Tive a honra de receber um autografado
pelo grande amigo Lobo.

Hermita esposa do saudoso José Augusto Lobo
e Alberto Araújo.
 
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário