segunda-feira, 7 de setembro de 2020

ENTRE CADERNOS - GRACINDA ROSA NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS



ENTRE CADERNOS - PALESTRA DA ESCRITORA GRACINDA ROSA
NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS - 03-10-12




COMUNICADO DE FALECIMENTO DE GRACINDA ROSA

 

  

É com grande pesar que comunicamos o falecimento da professora, escritora e acadêmica GRACINDA ROSA aos 87 anos.

 

Ocorrido em 06 de setembro de 2020, às 15 horas. Hospital Santa Martha de Niterói.  VELÓRIO E SEPULTAMENTO DE GRACINDA ROSA: Acontecerá na Capela 3 no MEMORIAL DO CARMO, Rua Monsenhor Manoel Gomes, 287 - Caju - Rio de Janeiro, RJ - Telefone de informação: (21) 98556-1650: Horário: 14h30min às 16h30min. No entanto, a família compreenderá aos que não puderem participar por conta da pandemia.




MENSAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 

 

O FOCUS PORTAL CULTURAL se solidariza com os familiares e amigos da professora Gracinda Rosa por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé. Recebam as nossas sinceras condolências.

 

Entretanto, os nossos corações vestiram o luto eterno porque a grande amiga de coração afetuoso e meigo partiu deste mundo. Não sabemos como lhe dizer adeus para sempre quando ainda tinha tantas outras coisas para dizer. Queríamos ter tido mais tempo para dizer, e para fazer tudo que ainda sonhava vivermos ao seu lado. Agora virão os dias, os meses e os anos. O mundo continuará sua caminhada como antes, mas para nós nada voltará a ser igual. Sentiremos a sua falta. Em soberania, não há dor maior do que ter de dizer adeus aos que amamos. Nem há saudade tão eterna como aquela que nasce com o luto. Por isso, oraremos a Deus para que conceda aos seus familiares, o conforto e força nesta hora tão difícil.  E na despedida queremos dizer em alta voz: GRACINDA ROSA VÁ TRANQUILA E ESTEJA NA PAZ COM DEUS!

 

 

UM POUCO SOBRE GRACINDA ROSA

 

 

Escritora, Gracinda Rosa nasceu em Engenheiro Passos, no município de Resende (RJ) em 1933, passando a residir em Niterói a partir de 1945.

 

Formou-se professora no Instituto de Educação de Niterói e fez o Curso de Pedagogia na antiga Faculdade Fluminense de Filosofia. Na UFF, completou o Curso de Jornalismo e o Mestrado em Educação. Foi professora primária e de ensino médio.

 

Como escritora, publicou "Pequenos Amores" (contos) em 2005; o romance "Cabine Individual", em 2007; em 2012, "Olhando para trás" (memórias), e "Fui Professora", em 2013. Fez parte da Academia Niteroiense de Letras, da Associação Niteroiense de Escritores (ANE), dos Escritores ao Ar Livro e do Clube de Leitura Icaraí.

 

 

LINK DO LANÇAMENTO DO LIVRO:

VÍDEO LANÇAMENTO DO LIVRO FUI PROFESSORA DE GRACINDA ROSA EM 14 DE JUNHO DE 2013

 

CLICAR AQUI

https://www.youtube.com/watch?v=61UGhKpVNKg

 

 

A morte não é nada (Santo Agostinho)

“A morte não é nada.

Eu somente passei

para o outro lado do Caminho.

 

Eu sou eu, vocês são vocês.

O que eu era para vocês,

eu continuarei sendo.

 

Me dêem o nome

que vocês sempre me deram,

falem comigo

como vocês sempre fizeram.

 

Vocês continuam vivendo

no mundo das criaturas,

eu estou vivendo

no mundo do Criador.

 

Não utilizem um tom solene

ou triste, continuem a rir

daquilo que nos fazia rir juntos.

 

Rezem, sorriam, pensem em mim.

Rezem por mim.

 

Que meu nome seja pronunciado

como sempre foi,

sem ênfase de nenhum tipo.

Sem nenhum traço de sombra

ou tristeza.

 

A vida significa tudo

o que ela sempre significou,

o fio não foi cortado.

Porque eu estaria fora

de seus pensamentos,

agora que estou apenas fora

de suas vistas?

 

Eu não estou longe,

apenas estou

do outro lado do Caminho…

 

Você que aí ficou, siga em frente,

a vida continua, linda e bela

como sempre foi.”

 

Santo Agostinho

 

 

 

Dos que partem ficam as saudades e as lembranças de todos os momentos afetivos, por isso que parte nunca desaparece totalmente. Aos familiares e amigos recebam as nossas condolências.


************************************************


Clicar no link para assistir ao filme do lançamento do livro: FUI PROFESSORA de Gracinda Rosa

https://www.youtube.com/watch?v=61UGhKpVNKg



Nenhum comentário:

Postar um comentário