Criado na cidade, o álbum Clube da Esquina, de 1972, é celebrado por diversos artistas em cinco dias de evento em diversos locais.
Em homenagem à influência que Niterói teve na concepção do álbum Clube da Esquina, um dos mais conhecidos e reconhecidos da música brasileira, a Prefeitura de Niterói, com apoio da Fundação de Arte de Niterói, da Coordenadoria de Gestão de Eventos (CGE) e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR), organizou um evento que envolverá a cidade por cinco dias, de 21 a 25 de setembro.
“Com esse evento homenageamos um dos mais importantes grupos da MPB, com artistas cujas carreiras ganharam notoriedade e reconhecimento mundial. E para nós, saber que Niterói faz parte dessa história como berço e fonte inspiradora de muitas de suas composições é um orgulho e a homenagem, com certeza, fala em nome de todos os niteroienses”, conta o prefeito de Niterói, Axel Grael.
A ligação entre Niterói e Clube da Esquina – Segundo Sabino, Milton Nascimento trouxe Lô Borges e Beto Guedes para o Rio e, depois de algum tempo, alugaram uma casa em Niterói, no bairro de Piratininga, na prainha, na encosta do Marazul, como era chamado o local na época. Lá se inspiraram para compor várias canções que fazem parte do disco que foi aclamado como o mais importante disco da história da MPB.
“Em 1983, lançando meu segundo LP em Belo Horizonte, estive com o Fernando Brant numa rádio da cidade. Quando falei pra ele que eu era de Niterói, ele se emocionou e me contou a história do Marazul. Isso ficou na minha cabeça por décadas! Na ocasião de um congresso de compositores em Araxá, o Milton também me falou desse tempo e do carinho que eles tinham por Niterói, por suas belezas naturais, por ter inspirado as canções do Clube da Esquina e marcado esse tempo feliz na vida de todos.”, conta o cantor, que completa: “Eu sempre achei que essa história, por tantos anos submersa, deveria ser contada e reverenciada como um presente aos niteroienses e a esses personagens que são referência de tantas gerações, em especial a dos anos 70, que viveu esse tempo lindo da música e bebeu dessa fonte da música mineira. E, agora niteroiense também.”
Com shows, exposição fotográfica e talk show com componentes do Clube da Esquina, o evento é uma celebração à obra homônima lançada em 1972, assinada por Milton Nascimento e Lô Borges, que se reuniram com os outros integrantes do Clube em uma casa na Praia de Piratininga, onde compuseram e conceberam o disco. Wagner Tiso, Toninho Horta, Márcio Borges, Telo Borges e Ronaldo Bastos - que é niteroiense - são alguns dos nomes presentes na celebração.
Para o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, o fato de o Clube da Esquina ter buscado na cidade a inspiração para conceber boa parte do repertório, confirma a atmosfera musical formada por grandes artistas locais.
“Nós, músicos, sabemos o quanto Niterói influencia o cenário musical nacional e internacional. A atuação dos músicos daqui nas diversas bandas e trabalhos dos grandes artistas do país sempre foi muito expressiva. Não à toa, nossa cidade serviu de inspiração para composições do Clube da Esquina, um acontecimento especial que nos sinaliza que devemos cada vez mais potencializar a cultura musical e valorizar os músicos da nossa cidade”, conclui Brandão.
Marcos Sabino, cantor e compositor niteroiense, idealizador do evento, conta como surgiu a ideia.
“Há cerca de dois anos, conversei com o prefeito sobre essa ideia, que ele prontamente aceitou e na qual investiu”, lembra Sabino.
As celebrações serão iniciadas no dia 21, quarta-feira, com a realização de um Talk Show às 19h, no Theatro Municipal, com a participação do produtor musical Mayrton Bahia e dos músicos Wagner Tiso, Toninho Horta, Márcio Borges, Telo Borges e Marcos Sabino. A moderação ficará por conta da jornalista, escritora e pesquisadora musical Chris Fuscaldo, diretora do selo Niterói Livros.
No dia 22, quinta-feira, às 19h, também no Theatro Municipal, Wagner Tiso Trio e Toninho Horta relembram grandes sucessos do Clube da Esquina em show especial para a celebração. Sexta, sábado e domingo, serão realizadas apresentações musicais no palco Marazul, na Praia de Piratininga (praça do antigo Toboágua), montado exclusivamente para o evento. Dia 23, sexta-feira, Lô Borges se apresenta às 19h.
No sábado (24), serão dois shows: O primeiro, às 19h, acontece o “Viva Milton – nosso Bituca” exclusivamente com artistas de Niterói com Dalto, Ithamara Koorax, Marcos Sabino, Altay Veloso, Beth Bruno , Nêgamanda e uma banda de 5 músicos, dirigida por Kiko Continentino, mineiro que mora em Niterói desde os anos 70 que já integrou a banda de Milton. Na abertura, o violoncelista Luiz Carlos Justino da Orquestra da Grota. Às 21h, a música ficará por conta de Beto Guedes. No domingo (25), às 19h, Wagner Tiso, Toninho Horta, Som Imaginário e Beto Guedes sobem ao palco Marazul para encerrar a grande celebração.
Mais dois palcos vão compor a programação musical dessa celebração: um no Jardim Icaraí e outro em São Francisco, com shows de artistas locais, de sexta (23) a domingo (25), de 15h às 21h. A programação e os horários poderão ser conferidos nas redes sociais da FAN.
Uma exposição fotográfica com imagens inéditas dos músicos na cidade na época da produção do disco estará à mostra nos locais do evento, que conta com direção musical de Kiko Continentino, direção artística de Marcos Sabino e de Gabriel Haddad, que assina a cenografia junto de Leonardo Bora, carnavalescos da Escola de Samba Grande Rio, campeã em 2022.
Sobre o Clube da Esquina – Com 21 músicas que ultrapassam uma hora de som, o álbum duplo é oficialmente creditado a Milton Nascimento e Lô Borges, no entanto é um trabalho de grupo, formado pelos dois e pelos músicos Beto Guedes, Toninho Horta, Flavio Venturini, Tavito, Wagner Tiso, Tavinho Moura, Nelson Angelo, Alaíde Costa, Robertinho Silva, Luiz Alves, Vermelho e Rubens Moreira Filho.
O álbum Clube da Esquina foi organizado conceitualmente pelo poeta e compositor fluminense Ronaldo Bastos, letrista de seis das 21 músicas do álbum – obras-primas como ‘Cais’, ‘Cravo e Canela’, ‘Nada Será Como Antes’ (apresentada a rigor em 1971, em disco de Joyce Moreno), ‘Nuvem Cigana’, ‘O Trem Azul’ e ‘Um Gosto de Sol’.
A capa do disco duplo é considerada quase tão icônica quanto o próprio álbum, com foto feita por Cafi (1950 – 2019), que traz a imagem dos garotos Tonho (José Antônio Rimes) e Cacau (Antônio Carlos Rosa de Oliveira) em Nova Friburgo (RJ).
O disco foi lançado no Brasil em 1972 pela EMI-Odeon e chamou atenção pelas composições engajadas e a miscelânea de sons. Clube da Esquina foi eleito pela versão brasileira da revista Rolling Stones como o 7º melhor disco brasileiro de todos os tempos. Além disso, em diversas resenhas, segue aclamado como um dos álbuns mais marcantes da carreira de Milton Nascimento e Lô Borges, assim como da própria MPB.
Serviço:
Niterói
e o Clube da Esquina
21
a 25 de setembro
Gratuito
21/09
(quarta-feira) - 19h
Talk
Show - Mayrton Bahia, Wagner Tiso, Toninho Horta, Márcio Borges, Telo Borges e
Marcos Sabino, com moderação de Chris Fuscaldo.
Local:
Theatro Municipal de Niterói
22/09
(quinta-feira) - 19h
Show
Wagner Tiso Trio e Toninho Horta
Local:
Theatro Municipal de Niterói
23/09
(sexta-feira) - 19h
Show
do Lô Borges
Local:
Palco Marazul - Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)
24/09
(sábado) - 19h
Show
“Viva Milton - nosso Bituca”
Com
artistas da cidade – Marcos Lima, Enzo, Felipe Ferreira, Yuri Corbal, João
Gabriel e Canequinha (Quarteto), Dalto, Ithamara Koorax, Marcos Sabino, Altay
Veloso, Beth Bruno, Negamanda, Renato Novaes, Lucynha Lima, Carmo Soá
Abertura
do Violoncelista Luiz Carlos Justino, da Orquestra da Grota
Local:
Palco Marazul - Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)
Show
Beto Guedes - 21h
Local:
Palco Marazul - Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)
25/09
(domingo) - 19h
Show
Wagner Tiso, Toninho Horta, Som Imaginário e Beto Guedes
Local:
Palco Marazul - Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)
Exposição
de fotos “A Casa do Marazul”
21
e 22/09 (quarta e quinta-feira)
Local:
Theatro Municipal de Niterói
23
a 25/09 – (sexta, sábado e domingo)
Local:
Palco Marazul - Piratininga (Praça Luiz Gomes da Silva – antigo Toboágua)
Foto
Toninho Horta: Moto Uehara
Foto
Lô Borges: Joaquim Diniz
Foto
Wagner Tiso: Divulgação
Fotos
históricas: Ronaldo Gorini/ acervo Museu Clube da Esquina e Paula Castelo
Branco/ acervo Museu Clube da Esquina
--
POR
ALBERTO ARAÚJO
FONTE:
Departamento
de Imprensa SMC/FAN
Secretaria
Municipal das Culturas - Niterói
Fundação
de Arte de Niterói - FAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário