quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

COM BLACK FRIDAY, VAREJO DE LIVROS TEM A SEGUNDA MELHOR PERFORMANCE DE 2022, MAS NÃO SUPERA O ANO ANTERIOR

 



O 12º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), destacou-se pela presença de ações promocionais decorrentes da esperada Black Friday. Com uma boa performance, tornou-se o segundo período com mais vendas e faturamento no ano, mas não conseguiu superar a força do mesmo período no ano anterior. A venda de 5,19 milhões de livros não foi suficiente para superar os 5,689 milhões de livros comercializados em 2021, registrando uma variação negativa de 8,78%. O faturamento também foi negativo em 1,39%, sendo R 213,78 milhões contra R 216,80 milhões em 2021.

 

Quando consideramos o resultado apurado do começo do ano até o início de dezembro, foram vendidos 52,84 milhões de livros. No mesmo período de 2021, a venda alcançou 51,48 milhões de unidades, uma variação de 2,64%. O faturamento também é superior no acumulado de 2022, com R 2,27 bilhões versus R 2,11 bilhões em 2021, resultando numa variação de 7,56%.

 

Se por um lado a involução dos números de volume e valor 2022 passa uma ideia de um ano em desaceleração, um olhar cuidadoso nos faz lembrar que a dinâmica do ano base, ou seja, 2021 é resultado direto da retomada pós pandemia, tornando a comparação desequilibrada, não só ao longo dos períodos, mas o próprio resultado total de cada ano nos leva a crer que alguma venda represada na pandemia aconteceu ao longo do ano base”, comenta Ismael Borges, Territory Manager do Bookscan/Nielsen Book Brasil.

Torna-se clara a desaceleração que vem ocorrendo ao longo de 2022, em vista da redução do poder de compra das famílias e da pressão dos preços dos insumos na cadeia produtiva. O único alento é que o ano-base de comparação foi excelente, o que suaviza a sensação deste “empate técnico” entre a variação do faturamento e a inflação do período”, afirma Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL - Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país.






 

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Danthi Comunicação

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan




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