Com a presença do CEO da
Neoenergia, Eduardo Capelastegui, a distribuidora apresentou, terça-feira 06 de dezembro de 2022, a nova
instalação do espaço com mais tecnologia e interatividade, no coração do Centro
Histórico de Salvador.
Da esquerda para a direita: Fulvio
Machado, diretor-executivo de Distribuição da Neoenergia, Eduardo Capelastegui,
CEO da Neoenergia, Solange Ribeiro, diretora vice-presidente de Regulação,
Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, e Luiz Antonio Ciarlini,
diretor-presidente da Neoenergia Coelba
Nesta terça-feira (06/12), a
Neoenergia reinaugurou o Museu da Energia. Reformulado, o espaço traz novas
tecnologias e experiências de imersão para que baianos e turistas conheçam a
história da eletricidade e os conceitos da energia elétrica. Localizado no
primeiro andar do histórico prédio da distribuidora, na Praça da Sé, em
Salvador, o museu terá novos ambientes com projeção mapeada e tecnologia all in
touch, que permitirão ao público compreender mais sobre o universo da
eletricidade.
A reabertura do Museu da Energia
contou com a presença do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, que visitou
as instalações acompanhado de Solange Ribeiro, diretora vice-presidente de
Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, Fulvio Machado,
diretor-executivo de Distribuição da Neoenergia, Hugo Nunes, diretor-executivo
de Liberalizados da Neoenergia, Luiz Antonio Ciarlini, diretor-presidente da
Neoenergia Coelba, além de outros executivos da companhia, representantes do
poder público e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Temos o
propósito de fomentar o desenvolvimento social por meio de iniciativas para
valorizar a cultura nas comunidades onde atuamos. Também estamos muito
orgulhosos em contribuir para promover a eficiência energética no país”,
afirmou Eduardo Capelastegui.
Com a reinauguração, o museu
também ganha o espaço Maker, criado para desenvolver a aprendizagem de alunos,
principalmente de escolas públicas. Também acontecerá nas novas instalações o
Projeto Aulas de Energia, que tem como objetivo sensibilizar estudantes,
professores e o público em geral para a importância da economia de energia,
através do conhecimento sobre a história da eletricidade, ótica e magnetismo.
Além da tela interativa com os caminhos da energia elétrica da geração até as
nossas casas, e vídeo sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente,
entre outras experiências. São vários experimentos e vídeos em um ambiente todo
pensando para que a interatividade seja o principal elemento de quem visita as
instalações.
“Este novo espaço é parte do
projeto educativo sobre o uso racional de energia elétrica, que integra o
Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL. O Programa de
Eficiência Energética da distribuidora tem como objetivo promover o uso
eficiente da energia em todos os setores da economia por meio de projetos que
demonstrem a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício de
energia”, ressaltou Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética
da Neoenergia.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Intitulado de Maker, o mais novo
espaço de criação para crianças e jovens foi pensado para desenvolver a
aprendizagem ativa de estudantes. Nesse espaço eles terão acesso a uma jornada
mais tecnológica, estimulando a criatividade e tornando a aprendizagem mais
significativa.
“O novo museu reforça um valioso
compromisso da Neoenergia Coelba com os baianos, em contribuir para o
desenvolvimento do estado, também, atráves da educação e cultura. Além de uma
estrutura moderna e mais tecnológica, garantimos que aqui tenham espaços
voltados a promoção da educação entre crianças e jovens que terão, agora, mais
um ambiente para desenvolver atividades e expandir seus conhecimentos”,
ressalta Luiz Antonio Ciarlini, diretor presidente da Neoenergia Coelba.
SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de
capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.
Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo
atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e
no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração,
transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia
Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia
Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15,9 milhões de
clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4,8 GW de capacidade instalada em geração, sendo 89% de energia renovável, e está implementando mais 0,4 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 6,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 -- Brasil, Bolsa, Balcão -- que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.
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