quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

MEMÓRIA FOCULISTA: EM 2022, AVA GARDNER ATRIZ E CANTORA NORTE-AMERICANA SE VIVA ESTIVESSE CELEBRARIA 100 ANOS | FOCUS PORTAL CULTURAL.



AVA LAVINIA GARDNER foi uma atriz e cantora norte-americana. É considerada uma das 50 melhores estrelas do cinema estadunidense, segundo o American Film Institute.  A artista nasceu em Smithfield - Virgínia-EUA em 24 de dezembro de 1922 e faleceu em Londres, 25 de janeiro de 1990.

Gardner apareceu em vários filmes de alto nível das décadas de 1940 a 1970, incluindo The Hucksters (1947), Show Boat (1951), Pandora e o Flying Dutchman (1951), The Snows of Kilimanjaro (1952), The Barefoot Contessa (1954), Junção de Bhowani (1956), Na Praia (1959), 55 Dias em Pequim (1963), Sete Dias em maio (1964), A Noite da Iguana (1964), A Bíblia: No Início ... (1966), Mayerling (1968), The Life and Times of Judge Roy Bean (1972), Earthquake (1974) e Cassandra Crossing (1976). Em 1941 Gardner assinou contrato com a Metro-Goldwyn-Mayer e apareceu, principalmente, em pequenos papéis até chamar a atenção com sua atuação em The Killers (1946).

Ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho em Mogambo (1953), e também recebeu indicações ao BAFTA Award e ao Globo de Ouro por outros filmes.

Gardner estava visitando sua irmã Beatrice em Nova York em 1941, quando o marido de Beatrice, Larry Tarr, um fotógrafo profissional, ofereceu-se para tirar seu retrato. Ele ficou tão satisfeito com os resultados que exibiu o produto acabado na janela da frente do seu Estúdio de Fotografia Tarr na Quinta Avenida.

Um funcionário jurídico da Loews Theatres, Barnard Duhan, localizou a foto de Gardner no estúdio de Tarr. Na época, Duhan costumava se apresentar como um caçador de talentos da MGM para conhecer garotas, usando o fato de a MGM ser uma subsidiária da Loews. Duhan entrou no escritório de Tarr e tentou obter o número de Gardner, mas foi recusado pela recepcionista. Duhan fez o comentário: "Alguém deveria enviar suas informações para a MGM", e os Tarr o fizeram imediatamente. Pouco depois, Ava, que na época era estudante do Atlantic Christian College, viajou a Nova York para ser entrevistada no escritório da MGM por Al Altman, chefe do departamento de talentos da MGM em Nova York. Com as câmeras rodando, ele instruiu a jovem de 18 anos a caminhar em direção à câmera, virar e ir embora, depois reorganizar algumas flores em um vaso. Ele não tentou gravar a voz dela porque seu sotaque sulista dificultava sua compreensão para ele. Louis B. Mayer, chefe do estúdio, no entanto, enviou um telegrama para Altman: "Ela não sabe cantar, não sabe atuar, não sabe falar, é fantástica!". Ela recebeu um contrato padrão da MGM e deixou a escola para Hollywood em 1941, com sua irmã Beatrice a acompanhando. A primeira ordem de negócios da MGM era fornecer a ela um treinador de fala, pois seu sotaque da Carolina era quase incompreensível para eles.

Após cinco anos de pequenos papéis, principalmente, na MGM, e muitos deles sem créditos, Gardner ganhou destaque no filme The Killers (1946), interpretando Kitty Collins.

Outros filmes incluem The Hucksters (1947), Show Boat (1951), The Snows of Kilimanjaro (1952), Lone Star (1952), Mogambo (1953), The Barefoot Contessa (1954), Bhowani Junction (1956), The Sun Also Nasce (1957) e On the Beach (1959). Em The Barefoot Contessa, ela desempenhou o papel de beleza condenada Maria Vargas, uma mulher ferozmente independente que vai de dançarina espanhola a estrela de cinema internacional com a ajuda de um diretor de Hollywood interpretado por Humphrey Bogart, com consequências trágicas.

Gardner estrelou como Guinevere em Cavaleiros da Távola Redonda (1953), ao lado do ator Robert Taylor como Sir Lancelot. Indicativo de sua sofisticação, ela retratou uma duquesa, uma baronesa e outras damas da linhagem real em seus filmes da década de 1950.

Fora das câmeras, ela podia ser espirituosa e concisa, como em sua avaliação do diretor John Ford, que dirigiu Mogambo ("O homem mais malvado do mundo. Absolutamente mau. Adorava-o!").

Ela foi cotada entre Charlton Heston e David Niven por 55 Dias em Pequim (1963), que foi ambientada na China durante a Rebelião dos Pugilistas em 1900. No ano seguinte, ela desempenhou seu último papel principal em um filme aclamado pela crítica, The Night of the Iguana (1964), baseado em uma peça de Tennessee Williams, e estrelado por Richard Burton como clérigo ateu e Deborah Kerr como uma artista gentil viajando com seu velho avô poeta. John Huston dirigiu o filme em Puerto Vallarta, México, insistindo em fazer o filme em preto e branco - uma decisão que mais tarde se arrependeu por causa das cores vivas da flora. Gardner recebeu faturamento abaixo de Burton, mas acima de Kerr. Ela foi indicada ao BAFTA e ao Globo de Ouro por sua atuação.


SOBRE A SUA MORTE


Depois de uma vida inteira fumando, Gardner sofria de enfisema e de um distúrbio autoimune não identificado. Dois golpes em 1986 a deixaram parcialmente paralisada e acamada. Embora Gardner pudesse arcar com suas despesas médicas, Sinatra queria pagar por sua visita a um especialista nos Estados Unidos, e ela permitiu que ele fizesse os arranjos para um avião particular com pessoal médico. Sofreu uma queda forte uma semana antes de morrer e ficou deitada no chão, sozinha e incapaz de se mover, até a governanta voltar. Suas últimas palavras (para sua empregada) foram declaradamente "Estou tão cansada". Ela morreu de pneumonia aos 67 anos, em sua casa em Londres, 34 Ennismore Gardens, onde vivia desde 1968.

Gardner foi enterrada no Sunset Memorial Park, Smithfield, Carolina do Norte, ao lado de seus irmãos e pais, Jonas (1878–1938) e Molly Gardner (1883–1943). A cidade de Smithfield agora tem um Museu Ava Gardner incorporado em 1996.

 


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ava_Gardner  

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