quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

BOLETRAS - BOLETIM DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS. ANO III / Nº 28 / JANEIRO-FEVEREIRO DE 2024.

 


EDITORIAL - FOLIAS LITERÁRIAS

 

Devido ao período de férias das instituições, este BOLETRAS congrega os meses de janeiro e fevereiro. Em março, retornaremos às atividades presenciais na sede da AFL. Ano Novo, vida nova, conforme expressão popular. Será? Assim desejamos, aguardando o alvorecer de melhores dias. E como diz a composição de Cartola: “Bate outra vez, com esperança o meu coração, pois já vai terminando o verão, enfim...” 

Que 2024 seja para nós um ano promissor com muitas realizações e que a AFL continue firme em sua caminhada, compartilhando saberes, preservando seus valores e mantendo o fraternal convívio acadêmico. 

Em janeiro, além das manifestações festivas de um novo tempo, também mereceu destaque, dentre outras efemérides, a do aniversário de 165 anos do célebre pintor niteroiense Antônio Parreiras, Acadêmico da Classe de Belas Artes. Era também escritor e orador, como atestam seus diversos discursos proferidos na AFL. Cabe manifestar nossos agradecimentos ao jornalista Alberto Araújo, Diretor do Focus Portal Cultural, que postou matéria bem elaborada e ilustrada em homenagem ao referido pintor, fruto de sua pesquisa, que compartilhei em nosso grupo do WhatsApp. Isso gerou um profícuo diálogo, debate cultural de alto nível entre os acadêmicos, compondo rico material sobre a vida e obra de Antônio Parreiras. Podemos citar textos enviados pelo Acadêmico Erthal Rocha, inclusive do saudoso Acadêmico Marcos Almir Madeira; Acadêmica Márcia Pessanha; Acadêmico Sidney Gomes, que nos apresentou o livro autobiográfico de Parreiras História de um Pintor, contada por ele mesmo; e, também, outros confrades que teceram importantes comentários sobre o ilustre personagem. 

Em fevereiro, as folias momescas também geraram interessantes artigos, que foram compartilhados e discutidos entre os membros da AFL: Erthal Rocha, Guto Mello, Delmo Ferreira, Marcelo Caetano, Rogério Devisate e outros. O Carnaval sob diferentes visões, formando um verdadeiro mosaico colorido com palavras, reavivando lembranças de outros carnavais, com confetes, serpentinas e muito mais... 

E para finalizar com a luminosidade das telas/palavras do pintor/escritor Antônio Parreiras, transcrevo fragmento de seu texto A procissão: “Deixava o lar quando ainda muito faltava para chegar o dia. Quando a primeira onda de luz da aurora ia tornando mais distintos os contornos das montanhas, já me achava no silêncio das estradas orvalhadas”.

Márcia Pessanha, Presidente da AFL.

 

***************************** 


PARA A PRESIDENTE DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS, DRA. MÁRCIA PESSANHA.

 

Prezada confreira Márcia Pessanha agradeço a você pela deferência ao nosso nome, no editorial de seu já tradicional e expressivo informativo acadêmico, o BOLETRAS - Boletim da Academia Fluminense de Letras. Ano III / Nº 28 / referente aos meses de janeiro-fevereiro de 2024. Fiquei muito contente pela sua elegância em citar o nosso nome e mais por ter ficado feliz, quando ao ato de publicarmos a matéria sobre o pintor Antônio Parreiras e, aparentemente, ilustrada com a foto do intelectual, em momento especial, isto é, quando tomou posse na egrégia instituição, a qual, atualmente, você está presidindo. Reitero em forma de ilustração afetiva, os meus agradecimentos, por toda a sua disponibilidade, em soberania, a de reservar um tempinho entre tantas tarefas acadêmicas e sempre deixar os seus categóricos likes, as suas preciosas manifestações de carinho em nossas páginas. Isso é pura interação,  intercâmbio cultural. OBRIGADO!

Abraços

ALBERTO ARAÚJO.

 

 







MENSAGEM DE MÁRCIA PESSANHA APÓS POSTAGEM DA MENSAGEM DE AGRADECIMENTO DE ALBERTO ARAÚJO:

 

“Estimado amigo Alberto, diretor do Focus Portal Cultural, você é merecedor de nossos agradecimentos e reconhecimento pelo seu exemplar registro dos eventos, das atividades culturais de nossas instituições literárias e muito mais. Capta com olhar fotográfico e sensível o que é de interesse da educação, das letras e das artes em geral. Marca sua presença por onde passa. Que Deus o proteja e ilumine seu caminhar ao lado de sua querida musa Shirley.” Márcia Pessanha.

 

********

 

MATILDE CARONE SLAIBI CONTI DISSE EM REFORÇO AS PALAVRAS DE ALBERTO ARAÚJO EM AGRADECIMENTO A MÁRCIA PESSANHA:

 

"Alberto. Quero endossar o seu texto. Márcia é uma dama tempo integral. Temos de agradecer a Deus pela presença da amiga em nosso mundo cultural. Seu trabalho é perfeito e constante, sempre visando o bem comum, isto é, o bem de todos nós, alargando os caminhos do conhecimento. Muitas felicidades. Matilde.

 

Niterói, 21 de fevereiro de 2024.

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário