domingo, 11 de fevereiro de 2024

EFEMÉRIDES: HÁ 215 ANOS, EM 12 DE FEVEREIRO DE 1809 NASCEU CHARLES DARWIN NATURALISTA E BIÓLOGO INGLÊS.

 


Charles Robert Darwin foi responsável pelo desenvolvimento da teoria da origem das espécies pela seleção natural que marca o desenvolvimento da biologia a nível mundial. 

DARWIN NO BRASIL 

O naturalista inglês, passou por Niterói em 1832 quando esteve no Brasil. Para guardar esse interessante momento da história, foram criados os Caminhos de Darwin, uma estrada de 2,2 quilômetros de extensão e localiza-se no Parque Estadual da Serra da Tiririca. O caminho, cercado por intensa Mata Atlântica, é usado por ciclistas, cavaleiros e caminhantes. A passagem de Charles Darwin pelo parque gerou o interesse da revista National Geographic, na edição de fevereiro/2009, especialmente dedicada ao naturalista inglês, que mostrou a área verde como o naturalista a descreveu em seu diário: Uma exuberância jamais vista. 

A primeira parada foi nos Rochedos de São Paulo, em 16/02/1832 onde observou a grande quantidade de pássaros. Quatro dias mais tarde desembarcou em Fernando de Noronha. 

Aportou em 29/02/1832 em Salvador, onde teve o primeiro contato com a exuberante Floresta Tropical. ”Deleite é um termo insuficiente para expressar as emoções sentidas por um naturalista que, pela primeira vez, se viu a sós com a natureza no seio de uma floresta brasileira A elegância da relva, a novidade dos parasitos, a beleza das flores, o verde luzidio das ramagens, e, acima de tudo, a exuberância da vegetação em geral, foram para mim motivos de uma contemplação maravilhada”

4 de abril a 5 de julho de 1832 - Alguns dias depois da nossa chegada, travei conhecimento com um inglês, dono de uma fazenda situada ao norte de Cabo Frio, a mais de cento e sessenta quilômetros de distância da capital. Como estivesse preparando-se para ir visitá-la, convidou-me a lhe fazer companhia, o que aceitei de bom grado. 

Darwin chegou ao Rio de Janeiro em 4 de abril, viajou pelo interior do Estado do Rio (160 km) e deixou a cidade em 05/07/1832. O segundo capítulo do livro sobre a viagem no Beagle relata as aventuras e tece muitas críticas aos brasileiros, destacando sua posição antiescragavista. 

CHARLES ROBERT DARWIN nasceu em Shrewsbury, no dia 12 de fevereiro de 1809 e faleceu em Downe, no dia 19 de abril de 1882 aos 73 anos,  foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas. Juntamente com Alfred Wallace, Darwin estabeleceu a ideia que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, argumento agora amplamente aceito e considerado um conceito fundamental no meio científico, e propôs a teoria de que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural e sexual, onde a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial.

Seu livro de 1859, A Origem das Espécies, causou espanto na sociedade e comunidade científica da época, mas conseguiu grande aceitação nas décadas seguintes, superando a rejeição que os cientistas tinham pela transmutação de espécies. Já em 1870, a evolução por seleção natural tinha apoio da maioria dos intelectuais. Sua aceitação quase universal, entretanto, não foi atingida até à emergência da síntese evolutiva moderna entre as décadas de 1930 e 1950 quando um grande consenso consolidou a seleção natural como o mecanismo básico da evolução. A teoria de Darwin é considerada o mecanismo unificador para explicar a vida e a diversidade na Terra.

Em seus primeiros anos, Darwin recusou cursar medicina na Universidade de Edimburgo; ao invés disso, focou-se em pesquisar sobre animais invertebrados. Pela Universidade de Cambridge (Christ's College), ele tomou a iniciativa pelas ciências naturais e viajou durante cinco anos pelo HMS Beagle, projeto que o lançou como eminente geólogo e cujas observações sustentaram as ideias de Charles Lyell; as publicações de seus diários sobre os trajetos percorridos consolidaram sua fama. Intrigado com a distribuição geográfica da vida selvagem e dos fósseis coletados durante sua viagem, Darwin começou investigações detalhadas e, em 1838, concebeu a teoria da seleção natural. Depois de discutir suas ideias com vários naturalistas, Darwin precisava de mais tempo para tornar sua ideia pública, algo que entrava em conflito com seu extensivo trabalho geológico que tinha prioridade. Em 1858, o naturalista Alfred Wallace manda um ensaio científico para Darwin estabelecendo as mesmas ideias e sugere uma publicação em conjunto. 

Consagrada a publicação, a teoria evolutiva darwiniana determinou drasticamente o cenário das ciências biológicas, tornando-se a explicação dominante sobre o porquê da diversidade natural do planeta. Em 1871, Darwin volta a publicar livros significativos, desta vez começando sobre a sexualidade humana e sua descendência, intitulado A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo, seguido por A Expressão da Emoção em Homens e Animais em 1872. Sua dedicação pelas plantas resultaram em várias publicações de livros, e seu último seria A formação do molde vegetal através da ação de vermes em 1881, meses antes de sua morte no ano seguinte. Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton. Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX. Por seu papel científico, Darwin é considerado uma das maiores personalidades da história.

Durante a vida de Darwin, muitos locais foram homenageados com seu nome. Uma extensão de água adjacente ao Estreito de Beagle foi nomeado Canal de Darwin por Robert FitzRoy após uma reação heroica de Darwin, junto com dois ou três homens, que os salvou de naufragarem de seus barcos quando uma geleira colapsou e causou uma grande onda que teria virado suas embarcações;[164] o Monte Darwin, nos Andes, também foi nomeado em celebração ao 25.º aniversário de Darwin.[165] Quando o Beagle estava navegando pela Austrália em 1839, o amigo de Darwin John Lort Stokes avistou um porto natural que o capitão do navio Wickham escolheu nomear Port Darwin: um assentamento próximo foi renomeado Darwin em 1911 e se tornou a capital da Território do Norte. 

Mais de 120 espécies e nove gêneros foram nomeados em homenagem a Darwin.Em um exemplo, um grupo de Thraupidae relacionados que Darwin achou nas Ilhas Galápagos ficaram conhecidos popularmente como "Tentilhões de Darwin", promovendo informações imprecisas sobre a significância da importância deles no seu trabalho.

Os trabalhos de Darwin continuaram a ser celebrados por várias publicações e eventos. A Linnean Society of London comemora as conquistas de Darwin premiando a Medalha Darwin-Wallace desde 1908. O Dia de Darwin se tornou uma celebração anual e, em 2009, eventos mundiais foram organizados para o bicentenário do nascimento de Darwin e o 150.º aniversário da publicação de A Origem das Espécies.

Darwin foi celebrado no Reino Unido, com seu retrato impresso na nota reversa de 10 libras esterlinas emitida pelo Banco da Inglaterra, juntamente com um beija-flor e o Beagle. 

Uma estátua em tamanho real portando Darwin sentado por ser visto no salão do Museu de História Natural de Londres. Uma estátua de Darwin sentado, revelada em 1897, está posicionada em frente a Livraria Shrewsbury, o prédio usado pela Shrewsbury School, onde Darwin estudou quando criança. Outra estátua de Darwin quando jovem está situada nos estabelecimentos da Christ’s College, em Cambridge.A Darwin College, uma faculdade de pós-graduação da Universidade de Cambridge, também foi nomeada em homenagem a família de Darwin. 





FONTE:

https://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/charles-darwin-no-brasil/#:~:text=O%20naturalista%20inglês%2C%20Charles%20Darwin,Estadual%20da%20Serra%20da%20Tiririca.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário