quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

VIRADOURO É A CAMPEÃ DO CARNAVAL 2024 NO RIO DE JANEIRO E CONQUISTA O 3º TÍTULO DA HISTÓRIA COM ENREDO SOBRE SERPENTE MÍTICA




Com enredo de mitologia africana, Viradouro conquista Carnaval 2024 do Rio de Janeiro. A Escola de Niterói saudou o vodum serpente e levou luz e inovação para o desfile na Sapucaí.

A Vermelha e Branca de Niterói apresentou Dangbé, a mítica cobra cultuada no Noroeste da África mostrando que as serpentes são objeto de culto na tradição africana.  Em “Arroboboi, Dangbé”, o enredo pedia proteção à grande cobra mítica dos jejes. Para diversos sistemas de crenças, como o da nação jeje, o réptil tem poderes de regeneração, vida, transformação e recomeço. 

A Viradouro, a última das 12 escolas a desfilar terça-feira - 13 de fevereiro. Detalhou as crenças dos povos africanos e na força das mulheres da Costa da Mina, uma poderosa irmandade de guerreiras. 

O enredo Arroboboi, Dangbé, do carnavalesco Tarcísio Zanon, foi representado por um “exército” de mulheres negras, integrantes da escola, que desmistificaram a batalha que transformou uma cobra rm deusa na África. “Vive em mim/ A lealdade das irmãs de cor/ E a força que herdei de Hundé e da luta Minó/ Vai serpenteando feito rio ao mar/ Arco-íris que no céu vai clarear. apresenta trecho do samba. Wander Pires foi o intérprete e Ciça o mestre de bateria.


 POSTADO TAMBÉM NO LINK  

https://www.facebook.com/focusportalcultural/posts/pfbid0wgsq7tzJKjSX7266Ak5Y7R39QegKBzyaRoFe3VUYxWV8wNL9eAUQETcCqyrPKv7vl 

 









VIRADOURO CAMPEÃ DO CARNAVAL 2024 DO RIO DE JANEIRO.

O Focus Portal Cultural parabeniza a Viradouro pela grande conquista do Título de Campeã do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro. PARABÉNS!

...

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro é uma escola de samba brasileira, da cidade de Niterói, mas que há muitos anos participa do Carnaval da cidade do Rio de Janeiro. Oriunda do bairro do Viradouro, atualmente, está sediada na Avenida do Contorno, no Bairro do Barreto.

Foi campeã do Grupo Especial três vezes. 1997, 2020 e 2024.

Venceu a Série Ouro em 1990 (quando era denominado Grupo 1), 2014 e 2018 (à época denominada Série A) e a Série Prata em 1989 (na época chamado de Grupo 2). Durante muitos anos disputou a hegemonia do carnaval de sua cidade com a Cubango se sagrando campeã por dezoito vezes. Em 2011, as duas se reencontraram competindo entre si após 24 anos, quando disputaram o Grupo de Acesso A naquela oportunidade.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário