segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

FRAUEN-LIEBE UND LEBEN (AMOR E VIDA DE UMA MULHER)

 



FRAUEN-LIEBE UND LEBEN (AMOR E VIDA DE UMA MULHER) é um ciclo de poemas de Adelbert von Chamisso, escrito em 1830. Eles descrevem o curso do amor de uma mulher por seu homem, do ponto de vista dela, desde o primeiro encontro até o casamento até sua morte e depois. 

As seleções foram musicadas como um ciclo de canções por mestres do Lied alemão, nomeadamente Carl Loewe (1836), Franz Lachner (c1839) e Robert Schumann (1840). O cenário de Schumann (seu opus 42) é hoje o mais conhecido. 

O ciclo tem nove letras, às quais Chamisso deu o título Frauen-Liebe und Leben. Foi publicado pela primeira vez em 1830, e duas vezes em 1831 nas primeiras edições de sua poesia e de suas obras completas. 

Schumann em seu ciclo não definiu a estrofe final do nº. 2 ('Er, der Herrlichste von Allen') com sua mudança repentina de humor. Ele também deixou de fora o último poema, No. 9 'Traum der eignen Tage', que se dirige à neta do já idoso protagonista ("Tochter meiner Tochter"). Loewe compôs todos os nove poemas na íntegra, embora apenas os sete primeiros tenham sido publicados juntos.

CENÁRIO DE SCHUMANN 

Schumann compôs sua ambientação Frauenliebe und Leben, Op. 42, em 1840, seu "ano da canção", no qual escreveu numerosos lieder e outros três ciclos completos de canções: Liederkreis, Op. 24, Liederkreis, op. 39 e Dichterliebe, op. 48. Há oito poemas em seu ciclo, que juntos contam uma história desde o primeiro encontro do protagonista com seu amor, passando pelo casamento, até sua morte.

Eles são:

'Seit ich ihn gesehen' ("Desde que o vi")

'Er, der Herrlichste von Allen' ("Ele, o mais nobre de todos")

'Ich kann's nicht fassen, nicht glauben' ("Não consigo entender ou acreditar")

'Du Ring an meinem Finger' ("Você toca no meu dedo")

'Helft mir, ihr Schwestern' ("Ajudem-me, irmãs")

'Süßer Freund, du blickest mich verwundert an' ("Doce amigo, você olha")

'An meinem Herzen, an meiner Brust' ("No meu coração, no meu peito")

'Nun hast du mir den ersten Schmerz getan' ("Agora você me causou dor pela primeira vez")

 

A escolha do texto por Schumann foi muito provavelmente inspirada em parte por acontecimentos de sua vida pessoal. Ele estava cortejando Clara Wieck, mas não conseguiu a permissão do pai dela para se casar com ela. Em 1840, após uma batalha legal para tornar desnecessária tal permissão, ele finalmente se casou com ela. 

As canções deste ciclo destacam-se pelo fato de o piano ter uma notável independência da voz. Rompendo com o ideal schubertiano, Schumann faz com que o piano contenha o clima da música em sua totalidade. Outra característica notável é a estrutura circular do ciclo, em que o último movimento repete o tema do primeiro.

Os esboços iniciais do MS do compositor, datados de 11 de julho de 1840, ainda existem. Eles delineiam principalmente a parte da voz em pautas únicas, com apenas alguns compassos de poslúdio de piano no final do No. 8.

Amor: Clara Wieck e Robert Schumann

Você sabe sobre o que eu sonhei? Eu sonhei que eu estava deitada em um esquife, usando vestido e guirlanda brancas. Você e Henriette estavam ajoelhados ao meu lado, sorrindo tristemente. Eu ouvia os sinos celestiais o tempo todo; eles soavam tão divinos e, ainda sim, tão terríveis ao mesmo tempo! Eu vestia um véu com estrelas prateadas e elas cintilavam como as estrelas do céu. Embora eu estivesse no céu, eu estava triste! Oh, Robert, antes disso, eu devo ter pensado mil vezes: ‘Ah, se você ao menos pudesse ver o seu Robert!’. Eu vi você, de fato, mas foi deitada no meu esquife que eu vi você! Vão embora, pensamentos sombrios! Não, meu Robert, nós veremos um ao outro novamente e será nesta vida ainda. Nós seremos felizes nesta vida! Você ainda tem tanta fé em mim, quanto eu tenho em você? Ah, minha fé se torna mais forte a cada minuto. Veja, você é tudo o que eu tenho, sei que você irá me apoiar! Eu amo meu pai de forma incomensurável; ele me ama também, mas ele não é quem meu coração deseja. Você será tudo para mim, até uma espécie de pai, não será, Robert?”

 


FOTO: Clara Wieck e Robert Schumann    

Nenhum comentário:

Postar um comentário