quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

LARGO DA GENTE SERGIPANA. AS OITO BELAS ESCULTURAS QUE HOMENAGEIAM O POVO SERGIPANO | FOCUS PORTAL CULTURAL

 


O Largo da Gente Sergipana, situado junto ao Rio Sergipe, na região central de Aracaju, Brasil, que homenageia os movimentos culturais e a identidade do povo sergipano. O monumento consiste num total de oito estátuas, que representam, cada uma, diversas manifestações folclóricas típicas.

 

Os artistas plásticos Félix Sampaio e Tatti Moreno foram responsáveis pelas esculturas com a chancela de intelectuais locais, tais como Aglaé Fontes e Josevanda Mendonça, respectivamente, pesquisadora e historiadora.

 

O local é uma instalação artística urbana, que, de acordo com especialistas, está integrado à paisagem natural do Rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju, dialogando conceitualmente com o acervo do Museu da Gente Sergipana. O largo foi projetado pelo arquiteto e urbanista Ézio Déda.

 

Entre as manifestações representadas, estão os Lambe Sujos e Caboclinhos, os Bacamarteiros, o Cacumbi, os Parafusos, o Reisado, a Chegança, a Taieira, a Dança de São Gonçalo, além do Barco de Fogo.

 

O mais belo presente de Aracaju no seu aniversário é uma marca de Aracaju, para o Brasil e para o mundo. Projeta muito a cultura popular, oferece a oportunidade para se discutir a origem e a raiz popular, nas suas diversas manifestações. Quem ama Aracaju quer vê-la cada vez mais bela. O Largo homenageia e celebra a origem e a raiz da cultura popular.

 

O Largo se propõe a ser um monumento de celebração da cultura popular do estado. Além de um píer, de uma área de convivência e de um atracadouro, o espaço abriga oito esculturas de representações folclóricas sergipanas: Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso. Cada uma delas representa uma manifestação folclórica de Sergipe.

 

LAMBE SUJO E CABOCLINHOS: a estátua representa a luta entre indígenas e negros e também remete à festa que acontece sempre em outubro nos municípios de Laranjeiras e Itaporanga D’Ajuda.

 

CHEGANÇA: representa a luta entre cristãos e mouros, uma história trazida pelos colonizadores portugueses.

 

CACUMBI: representa uma dança brincada por homens que tem origem nos tempos coloniais, produto da evolução e da fusão de elementos de outras representações folclóricas, como a congada.

 

TAIEIRA: representa a dança-cortejo de intenção religiosa e influência nagô, caracteristicamente feminina, presente nas festas de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito, e no dia dos Santos Reis.

 

BACAMARTEIRO: representa um grupo característico de atiradores, surgido na segunda metade do século XIX.

 

REISADO: representa um folguedo do ciclo natalino que tem influência portuguesa e é celebrado em boa parte dos municípios sergipanos desde a época colonial. Organizado em cordões, o azul e o encarnado, é composto por personagens humanos, animais e imaginários, como o Boi.

 

SÃO GONÇALO: representa a folia ritual portuguesa e medieval, que no Brasil recebeu a influência africana, na dança e nas músicas. Somente homens participam do grupo, usando saias coloridas e blusas rendadas.

 

PARAFUSO: representa um personagem característico do município sergipano de Lagarto. O Parafuso tem origem no período colonial, quando escravizados em fuga usam anáguas das sinhás e pintavam o rosto de branco como disfarce.

 

O Largo da Gente Sergipana é aberto e pode ser visitado em qualquer momento do dia.

 

 

LARGO DA GENTE SERGIPANA fica no endereço: Avenida Ivo do Prado, 9609, Centro, Aracaju-Sergipe

















 



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