domingo, 18 de fevereiro de 2024

MATILDE E ALBERTO MOVIMENTANDO NITERÓI – TEXTO DE DALMA NASCIMENTO


Dois eventos de grande repercussão cultural e social mobilizaram Niterói na última semana. No dia 28 de junho de 2018, realizou-se a posse da professora universitária, odontóloga, advogada, psicanalista, escritora, pesquisadora Matilde Carone Slaibi Conti na presidência do Rotary Clube de Niterói, em concorridíssima cerimônia na Casa da Amizade. 

No salão de festas, com requinte engalanado, a sociedade assistiu a momentos de justa celebração à grande Matilde, extraordinária Mulher, guerreira e vitoriosa detentora de tantos títulos que seria impossível, aqui, enumerá-los. 

Dois dias depois, no dia 30 de junho, outro expressivo acontecimento: o festejado recital de poesias “Coração Nordestino” do jornalista, escritor, poeta, blogueiro, fotógrafo, videomaker, Alberto Araújo, realizado, com real brilho, no Centro Cultural Maria Sabina, sob a presidência da anfitriã da entidade, a multifacetada artista Neide Barros Rêgo. 

Encontro também concorridíssimo. Em meio a várias homenagens, o "curriculum" e “o Ser de Alberto” foram apresentados pela fluente palavra da historiadora Franci Machado Darigo. E, a seguir, 23 poemas do homenageado foram declamados por significativos nomes da cultura niteroiense. Foi, de fato, uma consagração! 

Efusivos cumprimentos à grande Matilde, a celebrada Intelectual do Ano de 2016, e ao também expressivo jornalista Alberto Araújo, o “Hermes da Comunicação”, conforme há tempos o intitulei. 

Ambos oriundos de outras regiões do Brasil – Matilde das Minas Gerais, Alberto, do Piauí – em Niterói fizeram morada e estão contribuindo, cada um em seu horizonte, para divulgar nossa cidade em além-fronteiras.

 

****

 

Matilde e Alberto movimentando Niterói – Dalma Nascimento. O texto foi publicado no mês de julho de 2018, na página do Facebook da autora. Repostado em 18 de fevereiro de 2024, na página do Focus Portal Cultural.

 

****

 

COMPANHEIRA MATILDE, veja com carinho o nosso quadro: Memória Cultural. 

A professora Dalma Nascimento nos homenageou em 2018, e essa homenagem impetrou em fidelíssimo reflexo, pois, está publicada em seu novo livro: "Retalhos do Meu Dia a Dia - Volume 1". 

Uma maravilha! 

Abraços do ALBERTO ARAÚJO.

  

**************


MENSAGEM DE AGRADECIMENTO DE ALBERTO ARAÚJO.

 

Agradecemos muitíssimo à professora escritora Dalma Nascimento pelo seu carinho imensurável. Estamos felizes e honrados com a sua homenagem. OBRIGADO! Alberto Araújo.


 



MENSAGEM DE MATILDE SLAIBI CONTI APÓS POSTAGEM DO TEXTO DE DALMA NASCIMENTO: “MATILDE E ALBERTO MOVIMENTANDO NITERÓI”

Querido amigo Alberto Araújo e a também muitíssima amada confreira e minha mestra, Dalma Nascimento. Hoje, domingo, dia lindo e ensolarado, acordei feliz, abrindo as cortinas, olhando o horizonte e vendo o mar sem fim, muito agradecida fiquei aos céus, por tudo, por todos e a felicidade que parece a cada instante nos envolver e mesmo abençoar. Vendo o livro do médico e acadêmico José Leonídio, “A Raposa do Deserto”, que uma vez foi premiado em primeiro lugar, pela União Brasileira de Escritores, UBE e também Menção Especial, Prêmio Érico Veríssimo, onde tal livro é uma autografia, ele conta suas vivências no Projeto Rondon.

Estava tão envolvida pela região do cerrado, suas culturas, crenças, coronelismo e função social, não me dando conta da passagem do tempo.  Agora me deparo surpresa e extasiada, com essa reportagem do nosso “Hermes da Comunicação”, relembrando o livro citado por ele, que tenho em minhas mãos,  “Retalhos do Meu Dia a Dia”, dado pela própria autora, onde ela majestosamente, mas com muita benevolência, se reporta ao nosso nome,  como a “Intelectual do Ano de 2016” e à nossa posse, como presidente do Rotary Niterói, o mais antigo Rotary do Distrito  4751, que marcha gloriosamente para os seus 100 anos de fundação,  tendo dado um presidente de Rotary Internacional Imbassay de Mello. A nossa querida Dalma é muito amiga de sua filha também escritora, Lívia Garcia-Roza. 

Nessa memória cultural, verdadeira ciranda de afetos, revivências e relembranças, concluímos que estamos todos interligados pelo amor universal  e uma grande fraternidade.

Como é gratificante sentir-se querida e ter amigos como vocês.

Obrigada por tudo.

Aleluia. Aleluia.

 

Matilde Slaibi Conti

18 de fevereiro de 2024.







Nenhum comentário:

Postar um comentário