sexta-feira, 1 de novembro de 2024

BOLETRAS – BOLETIM DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS, PRESIDENTE MÁRCIA PESSANHA, EDIÇÃO 36, MÊS DE OUTUBRO DE 2024.

 

ACADEMIA OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO LEI Nº 7.588-2017.

 

 O MUNDO EM COR-DE-ROSA

 

“Os olhos são as lâmpadas do corpo. Quando a luz dos olhos é colorida, o mundo vira um arco-íris... pois só veem as belezas do mundo aqueles que têm a beleza dentro de si.” Rubem Alves. 

Sob esta visão de um mundo encantador, buscamos um elo com a canção francesa “La vie en rose”, que nos introduz em um clima romântico e vemos a cor rosa dominando o cenário. Mas indo além da composição musical, entramos em outro espaço/tempo, o do Outubro Rosa, campanha que tem como principal objetivo a conscientização sobre o câncer de mama, alertando as mulheres e a sociedade para prevenir tal doença. E tem como símbolo um laço rosa.

E é com o olhar voltado, simbolicamente, para “uma vida cor-de-rosa”, mesmo reconhecendo a triste realidade que enfrentamos, em um mundo dividido, com guerras, enfermidades, violências etc. que devemos afastar as nuvens cinzentas e lutar por dias mais claros, luminosos, com esperança e um sentimento de fé a nos guiar. 

E o mês de outubro tem datas muito significativas para se comemorar e que se vinculam ao nosso perfil de educadores, escritores e poetas, entre outras, pois comemoramos o Dia do Professor, 15/10; do Livro, 29/10; da Poesia 31/10; da Criança e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no dia 12/10. Celebramos, também, com alegria, no último dia 18, o 100º aniversário da Acadêmica Cybelle de Ipanema, ilustre ocupante da Cadeira nº 16 da Classe de Letras da AFL. 

Foi também motivo de celebração para a AFL o dia 14 de outubro, pois na sede da Academia Brasileira de Letras, houve a cerimônia de posse da Diretoria do Fórum das Academias Estaduais de Letras (FAEL) e nossa instituição, a Academia Fluminense de Letras integra o corpo diretor da nova entidade, representando o Estado do Rio, com a Presidente Márcia Pessanha ocupando o cargo de 2ª Secretária. Criado para cumprir importante missão, o FAEL atuará como uma ponte que possibilita a travessia, unindo instituições literárias de nosso país, compartilhando saberes e experiências, mostrando o quanto é importante o elo entre os escritores, que preservam nosso idioma e, unidos, podem contribuir para a melhoria da educação e cultura no Brasil. 

E viva a Academia Fluminense de Letras “Per Astra”, que mesmo com dificuldades materiais, ergue seus olhos e vê o brilho das estrelas.

 

Editorial

Márcia Pessanha,

Presidente da AFL 











 

Fiquei encantado com a grata surpresa em ver a foto em que estou ladeado dos confrades Matilde Slaibi Conti e Andre Fontes, a qual ilustra o canto superior da página 04, do Boletras de outubro de 2024. A foto foi feita durante a sessão conjunta do Cenáculo Fluminense de História e Letras e Elos Internacional, presidente Matilde Slaibi Conti, no dia 4 de outubro, no auditório da OAB-Niterói. Agradeço muito à presidente Márcia Pessanha pelo carinho. Fazer Cultura é isso mesmo, intercâmbio de amor, amizade entre os companheiros. Elos de apoio que se entremeiam no coração e na alma dos pares.  Pontos positivos para admirável Márcia Pessanha. OBRIGADO! Abraços do Alberto Araújo.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário