quinta-feira, 14 de novembro de 2024

ORQUESTRA FORMADA POR JOVENS DE PROJETO SOCIAL SE APRESENTA NA BARRA DA TIJUCA

 


Concerto da Orquestra Jovem da Guanabara será realizado, gratuitamente, no dia 24 de novembro de 2024 

A Orquestra Jovem da Guanabara irá se apresentar, gratuitamente, no dia 24 de novembro, às 11h, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O grupo, formado por 40 jovens entre 7 e 17 anos, é uma extensão da Escola de Música e Cidadania, projeto social da Agência do Bem com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, que tem como objetivo promover a inclusão social de crianças de baixa renda por meio do ensino musical combinando com atividades interdisciplinares sobre direitos humanos. 

Este ano, os jovens dos polos de Jardim Primavera, Gramacho, Guapimirim, Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Vila de Cava e Jardim Palmares irão apresentar o tema “Esse é meu Brasil”, sob a regência do maestro Henrique Machado, que irá homenagear os clássicos da música de todas as regiões brasileiras. Entre as obras que serão tocadas, estão composições de Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Marília Mendonça, Tom Jobim, Seu Jorge e outros. 

“Ao incluir músicas populares — como sertanejo, pagode, e funk— em um contexto orquestral, rompemos com a percepção tradicional de que música orquestral se limita a um repertório erudito e distante. Isso não só torna a música orquestral mais acessível e relevante, mas também cria um vínculo emocional entre os alunos e a música, reforçando a ideia de que a cultura brasileira, em toda a sua pluralidade, pode e deve ser celebrada em diversos formatos e contextos. Dessa forma, os alunos não apenas aprendem música, mas se veem refletidos em cada nota, reforçando seu orgulho e pertencimento à cultura brasileira”, contou Davi Palmeira, Coordenador de Projetos. 

PROCESSO DE AUDIÇÃO 

Para integrar a Orquestra Jovem da Guanabara, os alunos passam por um processo de audição e são selecionados de acordo com as habilidades nos instrumentos violino, viola, violoncelo, trompete, trompa, trombone e tuba. Os ensaios do grupo acontecem duas vezes na semana, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro, e os músicos mirins, além de receberem todo o suporte para se desenvolver profissionalmente, também ganham bolsa-auxílio e figurinos de gala para as apresentações. 

ESCOLA DE MÚSICA E CIDADANIA 

Desde 2022, a Escola de Música e Cidadania conta com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, como resultado da aprovação do projeto na seleção pública do Programa Socioambiental. Com o patrocínio, foram abertos oito novos polos em municípios do entorno da Baía de Guanabara, beneficiando a população de baixa renda de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. Em 2024, essa parceria foi renovada, possibilitando a abertura de 4 novos polos no Estado do Rio de Janeiro por ano até 2028. Ao final da parceria, a iniciativa contará com 24 polos patrocinados pela Petrobras. 

Serviço

Concerto da Orquestra Jovem da Guanabara

Data: 24 de novembro

Local: Teatro dos Grandes Atores - Barra da Tijuca (Av. das Américas, 3555)

Horário: 11h

Entrada gratuita 




Nenhum comentário:

Postar um comentário