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PEN CLUBE DO BRASIL
Aproximadamente
50 personalidades do mundo literário e editorial participaram da conferência
"Editoração e Direitos Autorais" realizada no dia 18 de maio.
A
palestra foi ministrada pelo poeta Ítalo Moriconi. O intelectual que também é
ensaísta, antologista e professor de Literatura Brasileira e Comparada da UERJ,
onde também exerce a função de Diretor da Editora dessa Universidade carioca,
proferiu a conferência na sede social do PEN Clube do Brasil sobre as questões
ligadas à edição de livros no Brasil e direitos autorais e contou com a
participação do Presidente da Academia Brasileira de Letras, Geraldo Holanda
Cavalcanti, do Vice-presidente do PEN Clube Alcmeno Bastos e de vários
intelectuais ligados à cultura carioca.
O
Presidente do PEN Clube do Brasil Cláudio de Aguiar abriu a sessão e logo após
o escritor Acmeno Bastos fez a apresentação do palestrante, em seguida foi a
vez de o conferencista se pronunciar.
O
foco da palestra, segundo o conferencista, é que a editoração se torne algo
exclusivo, que seja o ponto essencial e um processo fundamental na participação
ativa das editoras do país, que seja algo inédito e específico na construção do
livro.
Também
alvo da palestra: As metodologias de editoração científica tradicional e
eletrônica, e dos direitos autorais. Sobretudo a causa das novas formas de
editoração digital.
A
intenção é fazer com que o leitor ao lê o livro bem produzido crie gosto na
leitura e com isso fazer que essa atitude torne-se um hábito.
O
professor Ítalo lembrou os objetivos e finalidades da leitura do texto
literário, cujo poder simbólico alimenta o imaginário do sujeito e favorece o
acesso ao mundo interno e suas reproduções.
A
tal formação propõe uma reflexão sobre a
literatura, a arte das palavras, e desvendar no contexto um caminho para a
ampliação da consciência individual, ao reconhecer a dimensão do sensível como
elemento central do ato do aprofundamento intelectual, profissional e social.
Ao
final foi servido um delicioso coquetel aos convidados. Esta revista eletrônica
esteve presente e trouxe as imagens. Confira.
Imagens do evento
Cláudio de Aguiar - Presidente do PEN Clube do Brasil.
Alcmeno Bastos -
Vice-presidente do PEN Clube do Brasil.
Geraldo Holanda - Presidente da ABL, o conferencista
Ítalo Moriconi, Cláudio de Aguiar e Alcmeno Bastos.
Ítalo Moriconi,
quando inicia a conferência.
Parcial do público presente.
O editor Mauro Nolasco e Ítalo Moriconi.
A escritora Maria Araújo e Ìtalo Moriconi
A historiadora Vera Cabana, Ítalo Moriconi,
a escritora Franci Machado Darigo
e o prof. Aniello Angelo Avella.
Ítalo Moriconi e Alcmeno Bastos.
Ítalo Moriconi e este editor Alberto Araújo.
A artista plástica Olívia Barradas (casaco vermelho)
esteve presente e posou alegremente para nossas câmeras.
A primeira Dama do PEN (roupa vermelha)
Célia Salsa é uma anfitriã nota 10.
Aqui ela posa sorridente
para nossas câmeras.
Ítalo
Moriconi, começou a publicar poesia em 1972, no antigo Suplemento da Tribuna da Imprensa. Formou-se em 1975
em Ciências Sociais pela UNB. Então, participou ativamente dos movimentos
culturais e políticos. Ao se transferir para o Rio de Janeiro, doutorou-se em
Letras pela PUC, sendo sua tese publicada em livro sob o título A Provocação Pós-Moderna (Ed. Diadorim,
1994).
Moriconi
foi indicado na categoria “Prosa &
Verso”. A justificativa da sua indicação ressalta seu importante trabalho
de aproximar a literatura nacional contemporânea do grande público.
Também
destaca que, em sua segunda passagem como curador do Café Literário da Bienal
Internacional do Livro do Rio de Janeiro, ele reforçou a presença de jovens e
ainda pouco conhecidos escritores brasileiros na programação de um evento
marcado por autores best-sellers.
Seus
livros de poesia são:
Léu (1988);
A Cidade e as Ruas (1992)
Quase Sertão (1996).
Sua
tese de doutorado em Letras pela PUC foi publicada em livro com o título A Provocação Pós-Moderna (Ed. Diadorim,
1994). Em 1996, escreveu para a Relume Dumará e Secretaria Municipal o volume
da Coleção Perfis do Rio sobre a
poetisa Ana Cristina Cesar.
Nos
últimos anos, tem publicado diversos ensaios sobre teoria estética e sobre
poesia pós-modernista brasileira em periódicos universitários. Atualmente,
prepara uma coletânea de ensaios sobre Caio Fernando Abreu, com a participação
de representantes da mais nova geração de críticos universitários brasileiros e
estrangeiros.
APOIO CULTURAL
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