sexta-feira, 27 de outubro de 2017

PALESTRA "VENEZA - UMA VISÃO SENTIMENTAL" COM ACADÊMICO RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO, NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS.

 
 
 
RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO
(ESCRITOR E POETA)
 
 
Foi simplesmente, COMOVENTE, a palestra do acadêmico Renato Augusto Farias de Carvalho intitulada VENEZA: UMA VISÃO SENTIMENTAL, realizada  em 25 de outubro de 2017,  na Sociedade Fluminense de Fotografia com  grande repercussão cultural. O  evento  partilhou  do “Ciclo de Palestras da Academia Niteroiense de Letras” sob a presidência da incansável acadêmica e doutora Márcia Maria de Jesus Pessanha,  auxiliada pelos secretários Wanderlino Teixeira Leite Netto e Leda Mendes Jorge.
 
O público  participou da emocionante viagem a Veneza, na Itália, cidade de beleza incomparável, uma das mais românticas do mundo,  famosa por sua história milenar, museus, diversos monumentos e inúmeros canais. Sempre com bela dicção e fluência verbal, sem   examinar o que estava escrito no papel, o autor falou da cultura em geral de Veneza, incluindo o carnaval, famoso pela beleza e riqueza das fantasias e máscaras que os moradores e os turistas exibem, ocultando a sua autêntica identificação.
 
O encontro reuniu diversos acadêmicos e amigos de inúmeros setores culturais de nossa cidade.
 
Abrindo os trabalhos, a presidente Márcia Pessanha convocou  alguns acadêmicos e representantes de entidades culturais para compor a mesa: Aydil de Carvalho Preis, Presidente da ASPI - UFF; Matilde Carone Slaibi Conti, Presidente do Cenáculo Fluminense de Letras. Leda Mendes Jorge, Presidente da ANE e Secretária da Academia Niteroiense de Letras  e Eneida Fortuna Barros, Vice-presidente da Academia Fluminense de Letras,  acadêmica representante do Presidente da AFL, Dr. Waldenir de Bragança.

Aberta   a sessão,  a Presidente da Academia Niteroiense de Letras, Doutora Márcia Pessanha apresentou o conferencista, escritor, poeta, graduado em Língua e Literatura – Português/Francês pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Pós graduado em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas. Exerceu diversas funções e cargos na Previdência Social (Direção Geral – RJ), aposentando-se em 1989.

É ocupante da Cadeira nº 6 da Academia Niteroiense de Letras, também é Membro Titular do Cenáculo Fluminense de História e Letras e da Associação Niteroiense de Escritores e do IHGN - Instituto Histórico e Geográfico de Niterói.

Dentre as diversas Medalhas recebidas, destacam-se a José Cândido de Carvalho (conferida pela Câmara Municipal de Niterói) e a do Mérito Cultural Belas Artes (conferida pala Associação Fluminense de Belas Artes).  

Tivemos uma tarde/noite digna de ser registrada em nossas páginas que poderá tornar-se um documento para futuras consultas dos internautas.

 
Focus  Portal Cultural, na pessoa de seu Diretor-editor, Alberto Araújo,  esteve presente e cumprimenta o escritor Renato Augusto Farias de Carvalho, por mais esse imenso sucesso. Breve, postaremos o vídeo completo, com as imagens da palestra.
 
 
 
 
ALGUMAS IMAGENS
 
 
 
 
Márcia Pessanha - Presidente da ANL
(Momento em que inicia os trabalhos).

Renato Augusto Farias de Carvalho
(profere a palestra sobre a cidade Veneza)

Público presente
(Em primeiro plano: artista plástico Robert Preis
querido e amigo Newton e Alba Helena Correa
(Vice-presidente da UBT)

Ângulo maior do público presente
(Em primeiro plano, o historiador e membro do IHGN
Eugênio Simões Filho)


Público presente
(em primeiro plano o secretário da ANL
Wanderlino T. L. Netto).

Outro ângulo do público presente
Em primeiro plano vemos a escritora Bia CHACON
(blusa marrom e roxo).

Aldo Pessanha atuante sonoplasta.

Hilário Francisconi ler poesia.

Renato Augusto profere palestra.

Marcia Pessanha presidente da ANL
inicia os trabalhos.

Grupo Quinta Justa apresentando número musical.

Marcia Pessanha, Renato Augusto, Angela Gemesio
e Dalma Nascimento.

Dalma Nascimento, Marcia Pessanha, Renato Augusto,
Teresinha Campos e Antonio Soares - ASO.

Renato Augusto, Alberto Araújo e Gracinha Rego.
 
Zeneida Seixas, Renato Augusto,
Mimi Lück e Uyara Schiffer.
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Um comentário:

  1. Olá, Alberto, parabéns por mais um belo registro. Você usou a palavra certa: comovente. Renato deu-nos um presente, expôs a emoção e seu grande coração. Uma tarde pra lá de agradável, um momento inesquecível.
    Carlos Rosa Moreira

    ResponderExcluir