segunda-feira, 2 de outubro de 2017

QUARTETO CONCERTANTE APRESENTA, NO DIA 5 DE OUTUBRO, QUINTA-FEIRA, OBRAS DE RADAMÉS GNATTALI E CLAUDE BOLLING, NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA MÚSICA CARIOCA.

 
 

 

 
 
 
 
 
 
Quarteto Concertante apresenta, no dia 5 de outubro, quinta-feira, obras de Radamés Gnattali e Claude Bolling, no Centro de Referência da Música Carioca.
 
Dedicado à obra do criador da fusão jazz-erudito e formado por Paulo Santoro (violoncelo), Tamara Ujakoya (piano), Alexandre Brasil (contrabaixo) e André Frias (bateria), grupo interpretará “Trio”, de Gnattalli, e “Suíte para violoncelo e jazz piano trio”, de Bolling
 
Na quinta-feira, 5 de outubro, o Quarteto Concertante vai apresentar obras raras de Radamés Gnattali e Claude Bolling, às 19h30min, no Centro de Referência da Música Carioca, na Tijuca. Formado por Paulo Santoro (violoncelo), Tamara Ujakova (piano), Alexandre Brasil (contrabaixo) e André Frias (bateria), o quarteto fará um recital mostrando como Radamés Gnattali e Claude Bolling transitavam pelas mais diversas linguagens musicais: Gnattali combinava os modelos tradicionais da música de concerto com a inventividade da música popular, folclórica e do jazz; Bolling, por sua vez, ficou famoso internacionalmente quando se voltou para a fusão do jazz com o clássico. De Gnattali, será tocado “Trio para piano, contrabaixo e percussão”, obra raríssima, pouco conhecida e executada, desde composta em 1966. O concerto se completa com a grandiosa “Suíte para Violoncelo e Jazz Piano Trio” de Bolling.
 
Formado em 2010 por Paulo Santoro, violoncelista da OSB, do Duo Santoro e do Quarteto Brasiliana; Tamara Ujakova, professora adjunta de piano da Escola de Música da UFRJ; Alexandre Brasil, contrabaixista da OSB e de diversos grupos de música popular e André Frias, percussionista da OSB, o grupo é especialista na obra de Claude Bolling, criador da fusão jazz-erudito e considerado o responsável pela renovação do jazz tradicional na década de 1960. Bolling escreveu música para mais de cem filmes, na maioria franceses, e ficou conhecido por uma série de colaborações com músicos eruditos como Jean-Pierre Rampal, Alexandre Lagoya, Pinchas Zukerman, Maurice André e Yo-Yo Ma.
 
A “Suíte para Violoncelo e Jazz Piano Trio” foi gravada pela primeira e única vez pelo próprio Claude Bolling ao piano e Yo-YoMa, um dos violoncelistas mais importantes da atualidade. Seus movimentos englobam formas contrastantes, como barroco romântico, lírico agitado etc, sempre inserindo elementos do jazz, inclusive a improvisação. No repertório do grupo, além da Suíte de Bolling, constam ainda a música brasileira de concerto, para as diversas combinações existentes, além de arranjos de música popular. O Quarteto Concertante fez sua estreia em um concerto memorável no auditório do BNDES, dentro da série “OSB Câmara”, e vem se apresentando regularmente por todo o Brasil.
 
QUARTETO CONCERTANTE
Paulo Santoro, violoncelo
Tamara Ujakova, piano
Alexandre Brasil, contrabaixo
André Frias, bateria
 
 
 
 
 
 
Programa:
 
RADAMÉS GNATTALI - TRIO
Allegro moderato
Tristonho
Ritmado
 
CLAUDE BOLLING - SUITE FOR CELLO AND JAZZ PIANO TRIO
Baroque in Rhythm
Concertante
Galope
Romantique
CelloFan
 
 
 
 
 
 
SERVIÇO
05/10 – quinta-feira –
Quarteto Concertante no Centro de Referência da Música Carioca – Série Quintas Instrumentais
Horário: 19h30min
Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca -
Rio de Janeiro - RJ
(21) 3238-3831
Ingressos: R$20,00 (inteira)
e R$10,00 (meia-entrada)
Capacidade: 159 pessoas
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 


 

FONTE
Cezanne Comunicação - Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
Visite o site
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário