domingo, 16 de agosto de 2020

MEMBROS DA DIRETORIA DO ELOS CLUBE DE NITERÓI - GESTÃO 2020/2022





MEMBROS DA DIRETORIA DO ELOS CLUBE DE NITERÓI - GESTÃO 2020/2022

 

PRESIDENTE: Márcia Maria de Jesus Pessanha

VICE-PRESIDENTE: Sara de Lourdes Cabral Rodrigues

1º SECRETÁRIO: Zeneida Apolônio Seixas

2º SECRETÁRIO: Alberto Araújo

1º TESOUREIRO: Aldo da Silva Pessanha

2º TESOUREIRO: Leda Mendes Jorge

DIRETOR DE PATRIMÔNIO/ACERVO BIBLIOGRÁFICO: Liane Arêas

MATILDE CARONE SLAIBI CONTI - Governadora do Elos Internacional

 

 

CONSELHO FISCAL: Ângela Maria Riccomi de Paula; Domingos de Carvalho Rodrigues; Franci Machado Darigo.





ELOS CLUBE DE NITERÓI - FILIADO AO ELOS INTERNACIONAL DA COMUNIDADE LUSÍADA.

 

 

O ELOS CLUBE DE NITERÓI foi fundado em 22 de Abril de 1980. O Elismo surgiu em 08 de Agosto de 1959, na Prainha de São Vicente, na cidade de Santos, Estado de São Paulo. Iniciado por Eduardo Dias Coelho e um pequeno grupo de homens de boa vontade, cresceu pela congregação de valores humanos dispostos a semear fraternidade e preservar a cultura, usos e costumes de todos os povos que se expressam na língua portuguesa. Os Clubes em atividades estão entre Brasil, Portugal, Moçambique e Macau.

 

 

O 1º Artigo da Constituição do Elos diz: "Seus objetivos principais são: cultuar e defender a Língua Pátria, preservar a nossa Cultura e propagar o Humanismo Lusíada". Esta é a base fundamental do Elismo, que está espalhado pelo mundo. De acordo com o Projeto de Lei Nº 661 de 2002 da Assembleia Legislativa de São Paulo, dentro das atividades do Elos Internacional, as unidades elistas na Comunidade Lusíada são norteadas pelos elevados ideais comunitários, consubstanciados nos seguintes princípios gerais:

 

O Elismo é um movimento de congregação de valores humanos dispostos ou, pelo menos, predispostos a defenderem a aliança e a promoverem a boa compreensão dos povos de língua portuguesa. Um Elos Clube jamais poderá ser entendido como unidade isolada. Cada ELOS é simples fração de um todo; é mera parte de um conjunto; é uma peça de engrenagem; é um elemento que se prende a outros tantos que hão de formar poderosa corrente de pensamento e de ação, em função de ideias e fins comuns. Também os não distingue por sua condição social, econômica ou religiosa, já que os equaciona na linha de rígida conduta moral e de adesão aos fins da entidade. Reclama o ELOS, a par da união das pessoas que falam e dignificam a língua portuguesa, a sua identificação na soma de suas forças e esforços para, no campo espiritual, darem vivência e relevância a valores éticos e históricos e, no terreno material, postularem para que tornem práticas e objetivas as recomendações que, no interesse da família lusíada, venham a ser ditados por tratados, convenções e protocolos oficiais.

 

Todo elista nivela-se por um mesmo conteúdo moral e por uma mesma dose de idealismo na luta pela congregação das pessoas que, onde estiverem, falem adaptem ou cultivem a língua portuguesa. Este, seu denominador comum. Pouco importa as suas desigualdades econômico-financeiras ou a diversidade sua cultura, cor, religião ou convicções políticas. O culto ao lar, o respeito à família, a veneração à pátria, o amor ao próximo; a honradez no trabalho, irrevogável idoneidade moral e inconsútil determinação de fazer vingar os objetivos sociais, tais os pressupostos de sua vocação elista que lhes cumpre procurar transferir às gerações mais moças, como reservas indispensáveis ao futuro do elismo e à sustentação da comunidade que o Elos simboliza.

 

O Elista é, precisa e deve ser a expressão dinâmica de uma comunidade, a lusíada.

"A língua nos aproxima e nos une, independentemente, dos dialetos locais em que é falada. E também com a língua estamos unidos na forma de pensar e na maneira de sentir".

 

 

ORAÇÃO  ELISTA

 

Senhor, estamos aqui reunidos na condição de herdeiros espirituais dos homens das sete partidas,  daqueles que pregaram, em todos os recantos da terra,     a fé, a esperança, a caridade e a paz... Somos depositários de valores eternos que temos o dever de manter e propagar.

 

Fazei de nós, Senhor, seres de coração transbordante de amor e compreensão; Fazei de nós juízes, clementes na crítica e defensores  dos que  sofrem; Fazei de nós um instrumento Vosso, na elaboração de um mundo sem observâncias ou guerras.

 

Somos Elistas, e cada um dê a sua mão ao companheiro e ao próximo    na formação de uma corrente solidária,   barreira indestrutível a todos os males.

Que cada um de nós     encontre tempo para amar e ser amado tempo para ser útil aos outros e capacidade para transmitir o humanismo lusíada a todo o  mundo,    para que ele seja   cada  vez mais  forte   e  fraternal.

Nesta hora, amanhã e sempre estendamos nossas mãos numa corrente de harmonia, e ocupemos nossos  lugares nessa  construção.

          

A ORAÇÃO  ELISTA é de autoria  do Companheiro Elista  Eduardo  Dias Coelho, idealizador do Movimento Elista e Presidente de  Honra Internacional.




COMENTÁRIOS



  • Alberto Araújo Estamos felizes em sermos Membros da Diretoria do Elos Clube de Niterói durante a gestão da presidente Marcia Pessanha. Temos a certeza que a intelectual junto ao seu colegiado fará um trabalho proficiente à frente do Elos Clube de Niterói, importante instituição de renome universal. De já a parabenizamos e convictos estamos de que juntos a auxiliaremos para que o Elos Clube de Niterói seja sempre essa profícua associação que só nos causa orgulho. E além, podermos divulgar com fervor e idealismo a Língua Portuguesa em cada canto do mundo. Assim, com o coração alegre desejamos sucesso à Presidente Marcia Pessanha e a Governadora do Elos internacional Matilde Carone Slaibi Conti. Duas personalidades importantes em nossa cidade, ambas têm contribuído muitíssimo para a cultura fluminense. Saudações acadêmicas do CE Alberto Araújo.
  • Marcia Pessanha Companheiro Elista Alberto Araújo, agradecemos sensibilizados sua dedicação ao Elos, divulgando suas notícias, e em especial este registro histórico do Elismo. Com toda nossa consideração e reconhecimento pelo seu trabalho.
  • Alberto Araújo Nossa, que legal em ler a sua expressiva mensagem prezada Marcia Pessanha. Sim, com isso estaremos juntos para disseminar o nome do ELOS CLUBE aos quatro cantos do universo, sim. Afinal, a nossa instituição merece. Por tudo que tem feito para a divulgação da Língua Portuguesa, o idioma mais bonito do planeta. Por ser uma língua sonora que canta e encanta a todos pelo Amor e a felicidade que conduz através do seu legado. Somos únicos e inveterados, nessa ilustração de saberes, pois amamos com avivamento a nossa Língua Portuguesa. Descobrimos que tem o dedo do ELOS, pois ele ajuda em fazer a gente se apaixonar loucamente. Abraços acadêmicos do CE ALBERTO ARAÚJO.
  • Alberto Araújo Beatriz Escorcio Chacon disse: Marcia Pessanha tem o dom de bem administrar, e com todo o encanto. Matilde, igualmente. Parabéns ao Elos, vai o meu abraço a todos.
  • Alberto Araújo Ana Heloisa disse: Parabéns a todos membros gestores dessa eminente Academia.


  •  

     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário