MEMBROS DA DIRETORIA DO ELOS CLUBE DE NITERÓI - GESTÃO 2020/2022
PRESIDENTE: Márcia Maria de Jesus Pessanha
VICE-PRESIDENTE: Sara de Lourdes Cabral Rodrigues
1º SECRETÁRIO: Zeneida Apolônio Seixas
2º SECRETÁRIO: Alberto Araújo
1º TESOUREIRO: Aldo da Silva Pessanha
2º TESOUREIRO: Leda Mendes Jorge
DIRETOR DE PATRIMÔNIO/ACERVO BIBLIOGRÁFICO: Liane Arêas
MATILDE CARONE SLAIBI CONTI - Governadora do Elos Internacional
CONSELHO FISCAL: Ângela Maria Riccomi de Paula; Domingos de Carvalho Rodrigues; Franci Machado Darigo.
ELOS CLUBE DE NITERÓI - FILIADO AO ELOS INTERNACIONAL DA COMUNIDADE LUSÍADA.
O ELOS CLUBE DE NITERÓI foi fundado em 22 de Abril de 1980. O Elismo surgiu em 08 de Agosto de 1959, na Prainha de São Vicente, na cidade de Santos, Estado de São Paulo. Iniciado por Eduardo Dias Coelho e um pequeno grupo de homens de boa vontade, cresceu pela congregação de valores humanos dispostos a semear fraternidade e preservar a cultura, usos e costumes de todos os povos que se expressam na língua portuguesa. Os Clubes em atividades estão entre Brasil, Portugal, Moçambique e Macau.
O 1º Artigo da Constituição do Elos diz: "Seus objetivos principais são: cultuar e defender a Língua Pátria, preservar a nossa Cultura e propagar o Humanismo Lusíada". Esta é a base fundamental do Elismo, que está espalhado pelo mundo. De acordo com o Projeto de Lei Nº 661 de 2002 da Assembleia Legislativa de São Paulo, dentro das atividades do Elos Internacional, as unidades elistas na Comunidade Lusíada são norteadas pelos elevados ideais comunitários, consubstanciados nos seguintes princípios gerais:
O Elismo é um movimento de congregação de valores humanos dispostos ou, pelo menos, predispostos a defenderem a aliança e a promoverem a boa compreensão dos povos de língua portuguesa. Um Elos Clube jamais poderá ser entendido como unidade isolada. Cada ELOS é simples fração de um todo; é mera parte de um conjunto; é uma peça de engrenagem; é um elemento que se prende a outros tantos que hão de formar poderosa corrente de pensamento e de ação, em função de ideias e fins comuns. Também os não distingue por sua condição social, econômica ou religiosa, já que os equaciona na linha de rígida conduta moral e de adesão aos fins da entidade. Reclama o ELOS, a par da união das pessoas que falam e dignificam a língua portuguesa, a sua identificação na soma de suas forças e esforços para, no campo espiritual, darem vivência e relevância a valores éticos e históricos e, no terreno material, postularem para que tornem práticas e objetivas as recomendações que, no interesse da família lusíada, venham a ser ditados por tratados, convenções e protocolos oficiais.
Todo elista nivela-se por um mesmo conteúdo moral e por uma mesma dose de idealismo na luta pela congregação das pessoas que, onde estiverem, falem adaptem ou cultivem a língua portuguesa. Este, seu denominador comum. Pouco importa as suas desigualdades econômico-financeiras ou a diversidade sua cultura, cor, religião ou convicções políticas. O culto ao lar, o respeito à família, a veneração à pátria, o amor ao próximo; a honradez no trabalho, irrevogável idoneidade moral e inconsútil determinação de fazer vingar os objetivos sociais, tais os pressupostos de sua vocação elista que lhes cumpre procurar transferir às gerações mais moças, como reservas indispensáveis ao futuro do elismo e à sustentação da comunidade que o Elos simboliza.
O Elista é, precisa e deve ser a expressão dinâmica de uma comunidade, a lusíada.
"A língua nos aproxima e nos une, independentemente, dos dialetos locais em que é falada. E também com a língua estamos unidos na forma de pensar e na maneira de sentir".
ORAÇÃO ELISTA
Senhor, estamos aqui reunidos na condição de herdeiros espirituais dos homens das sete partidas, daqueles que pregaram, em todos os recantos da terra, a fé, a esperança, a caridade e a paz... Somos depositários de valores eternos que temos o dever de manter e propagar.
Fazei de nós, Senhor, seres de coração transbordante de amor e compreensão; Fazei de nós juízes, clementes na crítica e defensores dos que sofrem; Fazei de nós um instrumento Vosso, na elaboração de um mundo sem observâncias ou guerras.
Somos Elistas, e cada um dê a sua mão ao companheiro e ao próximo na formação de uma corrente solidária, barreira indestrutível a todos os males.
Que cada um de nós encontre tempo para amar e ser amado tempo para ser útil aos outros e capacidade para transmitir o humanismo lusíada a todo o mundo, para que ele seja cada vez mais forte e fraternal.
Nesta hora, amanhã e sempre estendamos nossas mãos numa corrente de harmonia, e ocupemos nossos lugares nessa construção.
A ORAÇÃO ELISTA é de autoria do Companheiro Elista Eduardo Dias Coelho, idealizador do Movimento Elista e Presidente de Honra Internacional.
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário