terça-feira, 25 de agosto de 2020

PRELÚDIO 21 SEGUE COM SUA TEMPORADA PRELÚDIO 21 – MÚSICA DO PRESENTE, VIA INTERNET, PELO CANAL DO YOUTUBE DO CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL, 29 DE AGOSTO DE 2020(SÁBADO).





 

Neste mês, grupo carioca de compositores resgata apresentações realizadas não apenas na capital fluminense, bem como em Londrina, João Pessoa e em Illinois (EUA)

 

A música de câmara volta aos poucos a respirar no Rio de Janeiro. Única série de concertos permanente de música contemporânea na cidade, considerada uma das mais importantes do país, a programação da PRELÚDIO 21 – MÚSICA DO PRESENTE segue com sua temporada 2020, via internet, pelo canal YouTube do Centro Cultural Justiça Federal com o programa “Prelúdio 21 em conversa”. Neste sábado, 29 de agosto, às 15h, serão transmitidas obras dos compositores do PRELÚDIO 21 para diferentes formações. O grupo é formado por Alexandre Schubert, Caio Senna, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Pauxy Gentil-Nunes.


Teaser do Prelúdio 21


 

Estreada em 2018, na Universidade Federal da Paraíba, por Ravi Shankar (oboé), Robson Gomes (trompa) e Marcilio Onofre (piano), "Fantasia", de José Orlando Alves, é um dos resgates que serão apresentados. De Alexandre Schubert, "Três Micropeças" foi interpretada, em violino solo, por Ayran Nicodemo, há dois anos, dentro da própria série, no CCJF. "Trio (saxofones, guitarra elétrica e percussão múltipla)", de Pauxy Gentil Nunes, ganhou leitura do Abstrai Ensemble, com Pedro Bittencourt, Fabio Adour e Daniel Serale, em uma gravação realizada na Cidade das Artes (RJ) durante a VI Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro. O compositor e pianista Caio Senna apresenta ao piano sua composição "Aquilo que importa", enquanto "Meteoritos", obra de Neder Nassaro para voz, flauta, piano e sons eletrônicos, pelo grupo GNU, na época formado por Diana Maron (voz), Rudi Garrido (flauta) e Antônio Ziviani (piano), em gravação ao vivo, de 2014, no Teatro Crystal, em Londrina (PR). Sergio Barrenechea (flauta) e Lúcia Barrenechea (piano) apresentam "Aforismos", de Marcos Lucas, em gravação realizada no Recital Hall School of Music - Northern Illinois University, em setembro de 2012, pela Tournèe Brasileiríssimo.

 

 

 

Prelúdio 21

 

 

 

Sete compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea em geral, através da organização de concertos e palestras e incluindo convidados brasileiros e estrangeiros. De lá pra cá, o grupo tem se estabelecido como um dos mais sólidos grupos de música contemporânea do país. Desde 2008, o Prelúdio 21 tem realizado sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, contribuindo assim para a vida cultural do Rio de Janeiro. O grupo tem se apresentado ainda em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e espaço Oi Futuro. O Prelúdio 21 tem sido objeto de investigação acadêmica figurando em artigos e dissertações recentes. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.

 

 

 

SERVIÇO:

 

29 de agosto de 2020 (sábado), às 15h –

Série PRELÚDIO 21 – MÚSICA DO PRESENTE

 

Canal YouTube do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)

 

www.youtube.com/c/CentroCulturalJustiçaFederal

 

 

 





 

 

FONTE

Cezanne Comunicação -

Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte

www.cezannecomunicacao.com.br





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário