sábado, 22 de agosto de 2020

CONJUNTO DE MÚSICA ANTIGA DA UFF EM APRESENTAÇÃO NO TEATRO SÃO JUDAS TADEU EM ICARAÍ, NITERÓI.


OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL




CONJUNTO DE MÚSICA ANTIGA DA UFF 

 NO TEATRO SÃO JUDAS TADEU 

EM ICARAÍ, NITERÓI.

 

 

O CONJUNTO DE MÚSICA ANTIGA DA UFF nasceu em meio a um movimento de valorização da música antiga, que surgiu no início do século XX e, no Brasil, intensificou-se no pós-guerra, quando o país recebeu muitos imigrantes europeus. Esse movimento teve um boom na década de 80, com a criação de conjuntos em todo país.

 

Com o apoio da universidade, os integrantes do Música Antiga puderam se dedicar aos estudos de repertório, à utilização correta dos instrumentos antigos e a pesquisas sobre a vida de vários compositores. Além disso, tiveram a oportunidade de fazer cursos de especialização em instituições da Europa.

 

Em 1984, a contratação de músicos pela universidade possibilitou a dedicação quase exclusiva ao estudo das obras. Por meio de doações da Funarte e do Consulado da Alemanha, o Música Antiga pôde expandir seu repertório com a aquisição de réplicas de instrumentos, como alaúde, viola da gamba e krummhorn.

 

O grupo realizou inúmeros concertos no Estado do Rio de Janeiro, destacando-se, na capital, a Sala Cecília Meireles, e em Niterói, no Teatro Municipal. Realizou ainda diversas turnês pelo país, em cidades históricas como Ouro Preto e São João Del Rey – MG, e Petrópolis - RJ. Além de Porto Alegre, Cachoeira do Sul e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Jacareí, Rio Claro e Lorena, no estado de São Paulo, Belo Horizonte - MG; Caruaru - PE e São Cristóvão - SE.

 

Em 1992, o grupo lançou o LP “Cantares de amor, suspiros e cuidados”, reunindo oito belas obras dos Cancioneirinho de mão, encontrado pelo musicólogo Joaquim Manuel, na Biblioteca Pública Hortênsia, em Portugal, e por ele publicado em Coimbra, em 1940.

 

Em maio de 1999, o grupo realizou uma turnê pelo Norte e Nordeste do país. Produziram e participaram da Mostra de Música Antiga de Niterói, em 1985, do evento Música Antiga, no Paço Imperial, em 1987, do I e II Encontro de Música Antiga da UFF, em 1990 e 1991, e do Encontro UFF de Violas da Gambá, em 1993. Integram ainda o disco Fernando Pessoa, produzido pela UFF, em 1984.

 

O Conjunto também gravou a trilha sonora do curta-metragem “Roberto Rodrigues”, com direção de Tunico Amâncio, e realizou, com o mesmo diretor, dois videoclipes com músicas de Henrique VIII, Blow Thy Horn, Hunter e Pastime with good company, entre 1985 e 1986, exibidos pela TVE e apresentados no V Encontro de Música Antiga de Curitiba (1987). No currículo do grupo também está a execução da trilha do espetáculo teatral “Fiorina”, indicada ao prêmio Coca-Cola de Melhor Música.

 

O grupo já realizou mais de mil apresentações nesses 31 anos de estrada pela UFF. Entre os trabalhos e apresentações, estão a gravação de sete CDs temáticos e de um LP, que já somam mais de 15 mil cópias vendidas. “Lope de Vega - Poesias cantadas”, “Cânticos de amor e louvor”, “Música no Tempo das Caravelas”, “A chantar - Trovadoras medievais”, “O Canto da Sibila”, “Medievo Nordeste” e o mais recente “Carmina Burana”.











APOIO NA DIVULGAÇÃO









Nenhum comentário:

Postar um comentário