Espetáculo que abriu a Temporada deste ano da Orquestra Sinfônica Municipal agora pode ser visto e revisto no YouTube, a partir desta sexta-feira, 14 de agosto de 2020.
Na data marcada, clicar no link.
https://www.youtube.com/user/theatromunicipalsp
Uma música grandiosa que requer 170 artistas no palco, entre
orquestra sinfônica, acompanhada de um coro só de vozes femininas e outro
infanto-juvenil, e mais um solista. A Sinfonia nº 3 em Ré Menor, de Gustav
Mahler, é uma obra-prima e uma das principais herdeiras de outra grande
sinfonia escrita por um gênio da música de concerto, a nona de Beethoven. A
similaridade entre as obras se dá pelo caráter visionário das composições, que
exigem uma formação orquestral e tanto e o uso de vozes, sem falar na longa
duração. A música do austríaco Gustav Mahler, um dos grandes regentes do
período romântico, tem uma hora e quarenta minutos.
E nesta sexta-feira, 14 de agosto de 2020, o Theatro
Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, disponibiliza
na internet mais um espetáculo de seu acervo. É o concerto Mahl3r, que abriu a
temporada sinfônica 2020. A transmissão no canal do Theatro no YouTube começa
às 20h e o conteúdo ficará disponível por um ano para o público ver e rever
quando quiser, de graça e sem necessidade de cadastro.
No concerto apresentado em março deste ano, no palco do
Theatro Municipal, e registrado pela equipe de audiovisual do próprio Theatro,
a Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de seu maestro titular Roberto
Minczuk, esteve acompanhada do naipe feminino do Coral Paulistano, sob
preparação da maestrina Naomi Munakata (1955-2020), do Coro Infanto-Juvenil
Heliópolis e da mezzo soprano Ana Lucia Benedetti.
Mahler compôs a Terceira Sinfonia durante as férias de verão
na cidade austríaca de Steinbach, às margens do lago Attersee. Inspirado pela
paisagem local, que o musicólogo francês e autor de sua biografia Henri-Louis
de la Grainge definiu como "hino gigantesco à glória da natureza",
Mahler recorreu a textos da coletânea folclórica Des Knaben Wunderhorn (A
Trompa Mágica do Menino), que serviria de inspiração a outros trabalhos, bem
como a um trecho de Assim Falou Zaratustra, do filósofo Friedrich Nietzsche
(1844-1900).
Regente, compositor e orquestrador, Gustav Mahler foi porta-voz
das transformações musicais na virada do século 20, atuando na transição entre
o romantismo e o modernismo. Estudou no Conservatório de Viena, regeu na famosa
Ópera de Praga, o que tornou seu nome mais conhecido, e na icônica Royal Opera
House de Londres. Foi maestro titular da Ópera Imperial de Viena, que à época
era o cargo musical mais cobiçado de toda a Europa, e entre as suas principais
obras estão, além da Sinfonia nº 3, as de nº 8 e de nº 2.
+ Municipal Online
Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por
determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o
território digital é o novo palco. Quem acessa as redes sociais do Theatro pode
conferir apresentações de performances de câmara, a íntegra de espetáculos
apresentados no palco do Municipal e ainda aproveitar os cursos livres, as
gravações solo em versões reduzidas para piano e acompanhar as lives com
profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas
páginas do Theatro no Instagram, Facebook ou YouTube.
No canal de vídeos, em especial, o espectador pode assistir
às óperas Rigoletto, O Barbeiro de Sevilha, O Cavaleiro da Rosa e A Viúva
Alegre, ver ou rever os espetáculos do Balé da Cidade em A Biblioteca de Babel
e A Sagração da Primavera e curtir dezenas de concertos sinfônicos como a série
Beethoven Total, com a Orquestra Sinfônica Municipal interpretando as nove
sinfonias do compositor alemão.
E o novo episódio do Podcast Theatro Municipal está no ar.
Para falar da ópera O Guarani, que em 2020 completa 150 anos, a apresentadora
Ligiana Costa recebe os musicólogos brasileiros Maria Alice Volpe e Lutero
Rodrigues, o italiano Emilio Sala, professor da Universidade de Milão, o
historiador Casé Angatu Xukuru Tupinambá e os diretores cênicos Walter Neiva e
Marco Antonio Rodrigues.
Baseada no romance indianista de José de Alencar, a obra
estreou no Teatro Scala de Milão, em 1870, e conta uma história de amor e o
massacre dos índios Aymorés no Brasil Colônia. O episódio é dedicado à obra do compositor
brasileiro Carlos Gomes, que também será tema do próximo podcast do Theatro
Municipal de São Paulo. O conteúdo está disponível nas plataformas de
streaming.
+ Theatro Municipal de São Paulo: theatromunicipal.org.br
Informações à Imprensa
Conteúdo Comunicação
Luciano Pereira | luciano.pereira@conteudonet.com | 11
94223-8236
Roberta Montanari | roberta.montanari@conteudonet.com | 11 99967-3292
APOIO NA DIVULGAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário