terça-feira, 25 de agosto de 2020

REDE SEM FRONTEIRAS PRESENTE EM MAIS UMA FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL



A Rede Sem Fronteiras, mais uma vez, fomenta a cultura lusófona, divulgando e promovendo escritores além-fronteiras. Desta vez, trata-se da 90ª Feira do Livro de Lisboa - Portugal, onde, com um estande próprio, apresentará as produções literárias de escritores brasileiros e lusófonos.

 

O estande receberá obras de 60 autores, contudo, apenas 6 residentes na Europa estarão presentes. Os brasileiros - a grande maioria - serão representados, uma vez que, devido à pandemia, não poderão viajar. Entre esses autores, estão grandes líderes, como presidentes de respeitáveis Academias e Associações Culturais.

 

A Presidente da Rede Sem Fronteiras, Dyandreia Valverde Portugal, que hoje reside em Portugal, relatou: “Todo o processo para fazermos parte da Feira este ano já estava pronto quando a pandemia foi decretada. Tínhamos a confirmação presencial de mais da metade dos escritores inscritos, com passagens compradas. Devido à crise, paralisamos tudo e ficamos na expectativa da organização cancelar a Feira, porém a data foi só adiada. O quadro da crise em Portugal é muito diferente do que no Brasil, portanto, os organizadores se sentiram confiantes e resolveram realizá-la ainda este ano. Para minimizarmos a decepção e os investimentos dos escritores, resolvemos manter o estande, em menor tamanho, de forma mais modesta, mas, ainda assim, estarmos presentes para expor as obras inscritas dos escritores ausentes, de forma criteriosa e responsável. Com essa nova realidade, as seções de autógrafos foram canceladas, no entanto, teremos o prazer e a honra em representá-los e apresentar suas obras para os editores e leitores portugueses.”

 

A Rede Sem Fronteiras, em comemoração ao seu aniversário de 7 anos, tinha ainda organizado uma programação off-Feira, com visitas a bibliotecas e livrarias para que os escritores realizassem o “bate-papo com o autor”, parceria com Academias e entidades literárias, saraus, jantar de gala, passeios culturais e muitas outras atividades que foram canceladas e transferidas para 2021, quando a comitiva já montada este ano, somada a novos escritores que se inscreverão para participar no ano que vem, poderá estar presente em Portugal.

 

Apesar da ausência física da comitiva de brasileiros este ano, a Rede Sem Fronteiras manteve para a ocasião o lançamento oficial da Coletânea Sem Fronteiras pelo Mundo... Vol. 5, que conta com as produções de mais de 100 coautores e o prefácio da Presidente da UBE – União Brasileira de Escritores, Marcia Barroca. Além disso, a Rede Sem Fronteiras lançará oficialmente, também, a Editora Portuguesa Letras Graciosas, mais um produto da Rede, agora em Portugal, que funcionará como ponte direta para o Brasil, desenvolvendo projetos literários em terras lusitanas.

 

Rede Sem Fronteiras é uma entidade cultural que desenvolve e divulga a cultura brasileira e lusófona em todo o território nacional brasileiro e para leitores de língua portuguesa residentes em mais de 20 países do mundo, nos cinco continentes, com o lema: “Juntos, somos mais fortes!” Seu objetivo é promover, difundir e fomentar a cultura e a produção de seus membros, além-fronteiras, por meio de projetos literários e culturais, eventos e parcerias com Universidades, Fundações, Associações, Academias e entidades afins.

 

Para mais informações sobre a Rede Sem Fronteiras, ou para solicitar os regulamentos para a participação da Feira do Livro de Lisboa de 2021 (presencialmente ou se fazendo representar) ou para os regulamentos de uma das coletâneas e eventos, contate o e-mail: contato@redesemfronteiras.com.br. E siga a Rede Sem Fronteiras nas redes sociais para acompanhar suas ações.

 









APOIO NA DIVULGAÇÃO






COMENTÁRIO DA EDITORIA 
DO FOCUS PORTAL CULTURAL



Muito importante para a Literatura e cultura brasileira a Rede Sem Fronteiras está participando da Feira do Livro de Lisboa-Portugal 2020 de 27 de agosto a 18 de setembro de 2020. Parabenizamos pela iniciativa à jornalista e confreira Dyandreia Portugal, que está residindo em Portugal. De lá está divulgando a nossa Literatura. Sucesso! Abraços do ALBERTO ARAÚJO.





Fonte: Assessoria de Imprensa
da Rede Sem Fronteiras.








5 comentários:

  1. Muito agradecida por tudo.
    Matilde

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Amigo Alberto Araújo, eu agradeço, penhoradamente, em nome de todos os autores e coautores deste projeto, por sua divulgação. Como sempre, você é impecável em divulgar a nossa cultura. Um forte e fraterno abraço, Dyandreia Portugal.

    ResponderExcluir
  3. Uma bela matéria sobre este evento tão importante, e meus cumprimentos pelo gentil comentário acerca da importancia do trabalho do Jornal Sem Fronteiras para a cultura de nosso País.

    ResponderExcluir
  4. Muito feliz por fazer parte deste projeto e família literária! Desejo muito sucesso a todos os participantes. Parabéns, Rede Sem Fronteiras. Adriana Araujo

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Dyandreia Portugal pela força aí na Europa.Muito obrigada,sempre! Vida longa a Rede Sem Fronteiras.

    ResponderExcluir