sábado, 14 de novembro de 2020

CLAUDE DEBUSSY EM OBRAS PARA PIANO. ADMIRÁVEIS SÃO AS SUAS MÚSICAS.


CLICAR NA IMAGEM DO CLAUDE DEBUSSY


OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE 
DO FOCUS PORTAL CULTURAL


 

É, verdadeiramente, maravilhoso poder apreciar algumas das mais belas criações do homem, como essas belas melodias de Claude Debussy. Esplendorosas as suas composições. Não fosse o fato de tais obras existirem seria, praticamente, impossível crer em tamanha aptidão sensível e humana de uma pessoa em poder criar tanta beleza. Que o Senhor Deus seja sempre louvado! ALBERTO ARAÚJO.

 

CLAUDE DEBUSSY OBRAS PARA PIANO. CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO FOCUS: https://youtu.be/o38thiR-qoQ

 

            RELAÇÃO DE MÚSICAS

 

1. Arabesque Nº1

2. Arabesque Nº2

3. Clair De Lune

4. Passepied

5. Rêverie

6. Hommage A Rameau

7. Voiles

8. Les Sons Et Les Parfums Tournent Dans L'air Du Soir

9. La Fille Aux Cheveux De Lin

10. La Cathédral Engloutie

11. Musiciens

12. Le Petit Berger

13. Golliwogg's Cakewalk

14. L'isle Joyeuse

15. Prelúdio para a tarde de um fauno

 

A música inovadora do francês Claude Debussy operou como um elemento catalisador de vários movimentos musicais.

Na França, só se aponta Ravel como influenciado, mas só na juventude, não sendo propriamente discípulo. Influenciados foram também Béla Bartók, Luís de Freitas Branco, Heitor Villa-Lobos e outros.

Do Prélude à l'après-midi d'un Faune ("Prelúdio ao entardecer de um Fauno"), com que, para Pierre Boulez, começou a Música moderna, até Jeux ("Jogos"), toda a arte de Debussy foi uma lição de inconformismo.


 

 

UM POUCO SOBRE CLAUDE DEBUSSY

 

 

Claude Debussy nasceu Saint-Germain-en-Laye, em 22 de agosto de 1862 e faleceu em Paris, em 25 de março de 1918, foi um compositor francês. Ele às vezes é visto como o primeiro compositor impressionista, embora tenha rejeitado vigorosamente o termo. Ele estava entre os compositores mais influentes do final do século 19 e início do século 20.

 

Nascido em uma família de recursos modestos e pouco envolvimento cultural, Debussy mostrou talento musical suficiente para ser admitido aos dez anos na principal faculdade de música da França, o Conservatoire de Paris. Ele originalmente estudou piano, mas encontrou sua vocação na composição inovadora, apesar da reprovação dos professores conservadores do Conservatório.

 

Ele levou muitos anos para desenvolver seu estilo maduro e tinha quase 40 anos quando alcançou fama internacional em 1902 com a única ópera que completou, Pelléas et Mélisande.

 

As obras orquestrais de Debussy incluem Prélude à l'après-midi d'un faune (1894), Nocturnes (1897–1899) e Imagens (1905–1912). Sua música foi, em grande medida, uma reação contra Wagner e a tradição musical alemã. Ele considerava a sinfonia clássica obsoleta e buscou uma alternativa em seus "esboços sinfônicos", La mer (1903–1905). Suas obras para piano incluem dois livros de Préludes e dois de Études. Ao longo de sua carreira, ele escreveu melodias baseadas em uma grande variedade de poesias, incluindo a sua própria. Ele foi muito influenciado pelo movimento poético simbolista do final do século XIX. Um pequeno número de obras, incluindo a antiga La Damoiselle élue e a falecida Le Martyre de saint Sébastien têm partes importantes para o coro. Em seus últimos anos, ele se concentrou na música de câmara, completando três das seis sonatas planejadas para diferentes combinações de instrumentos.

 

Com as primeiras influências, incluindo música russa e do Extremo Oriente, Debussy desenvolveu seu próprio estilo de harmonia e colorido orquestral, ridicularizado - e sem sucesso resistido - por grande parte do estabelecimento musical da época. Suas obras influenciaram fortemente uma ampla gama de compositores, incluindo Béla Bartók, Olivier Messiaen, George Benjamin e o pianista e compositor de jazz Bill Evans. Debussy morreu de câncer em sua casa em Paris aos 55 anos, após uma carreira de compositor de pouco mais de 30 anos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário