quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O SEGUNDO IMPERADOR DO BRASIL, DOM PEDRO II, NASCEU NO DIA 02 DE DEZEMBRO DE 1825




O SEGUNDO IMPERADOR DO BRASIL, DOM PEDRO II, NASCEU NO DIA 02 DE DEZEMBRO DE 1825, no Paço de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, filho do Imperador D. Pedro I e da Imperatriz Maria Leopoldina da Áustria.  Faleceu no dia 05 de Dezembro de 1891, 3 dias após completar 66 anos de idade, em Paris, França.   Quadro de autoria de Delfim M. Martins da Câmara, pertencente ao acervo do Museu Diplomático do Palácio do Itamaraty, de Brasília. Óleo sobre tela – 81 x 64 cm.

 

 Texto do Embaixador João Hermes Pereira de Araújo:

 

“A década de 1870-1880 é considerada como a do apogeu do Reinado de D.Pedro II. “Depois de quase 50 anos de convulsões internas, de guerras civis, intervenções armadas no Prata, o País entrava, definitivamente, no regime da ordem e da paz, que iria se prolongar até o fim da Monarquia.   O Reinado do Imperador – diz João Ribeiro – é a pacificação. Tudo volta ao trabalho. Os campos florescem e frutificam. A política, que transbordava e alagava as terras, restringe-se, então, aos seus canais próprios. Começou, então, de novo, a alegria de viver que havia desaparecido no tumulto desordenado de quase meio século de reinvidicações insólitas, absurdas e inoportunas”.  Os alicerces da Nação, tão duramente abalados nos primeiros anos do Reinado, adquiriam uma solidez que nunca haviam tido antes. As Províncias, as mais vizinhas como as mais distantes da Capital do Império, se congregavam num só pensamento e numa só aspiração em torno do Governo Central do Imperador. A unidade nacional, tantas vezes ameaçada (...) parecia agora definitivamente assegurada.  O Brasil era, realmente, uma só e única Nação – Aquela Democracia Coroada a que iria referir-se o General Bartolomé Mitre”. 

 

 Fonte: Palácio Itamaraty – Brasília – Rio de Janeiro – Banco Safra – 1993. 

Colaboração do Círculo Monárquico Dom Pedro II da Imperial Cidade de Niterói. Prof. Francisco T. de Albuquerque – Presidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário