sábado, 26 de dezembro de 2020

SESSÃO LIVRO DE CABECEIRA DO FOCUS APRESENTA O LIVRO "HAMLET - ROMANCE: UMA REESCRITURA" DA ESCRITORA MARICI PASSINI.

 



Esta importante obra da Literatura brasileira, originou-se da coragem de do herói-personagem da dramática peça do escritor William Shakespeare, cuja arte já atravessou oito séculos de existência e conserva sempre a inexplicável habilidade de pertencer a todos os tempos.

 

Apresentada como tese de doutoramento da autora, a presente reescritura de Hamlet possui na verdade dois heróis. E seu segundo protagonista não pertence ao gênero humano, embora deva a este a sua existência.

 

Trata-se da própria literatura: a arte da escrita, da composição, da invenção, tão estranha e misteriosa, tão sujeita a elucubrações quanto os pensamentos do príncipe Hamlet. A literatura não é um conjunto de obras singulares, mas o sistema de relações entre elas. Imersos neste sistema, como no oceano que envolve Solaris e que dá corpo e movimento às lembranças daqueles que vivem em sua órbita, é que os livros escrevem a si mesmos, nascem e circulam no tempo, ora transparentes e silenciosos, ora espessos, vibrantes, ora ambas as coisas de uma só vez, já que cada leitor, também escritor, lhe dará a forma particular do seu espírito e do seu desejo.

 

Ao seguir os passos de Hamlet, Marici Passini nos faz seguir também os passos da Literatura. Mergulhamos com o príncipe nesse mundo imenso, infinito, que embora tenha o tamanho do universo, não é formado por outra coisa senão por palavras, vocábulos e expressões.

 

 

HAMLET - ROMANCE: UMA REESCRITURA

Ano - 2003,

Número de Páginas -193,

País - Brasil,

Tamanho - Altura21 x Largura 14,

ISBN  9788576170105

Autora:           Marici Passini,

 

 

SOBRE A AUTORA MARICI PASSINI nasceu no Rio de Janeiro é escritora. É formada em Psicologia pela UFRJ, Mestre em Comunicação Social pela ECO-UFRJ e Doutora em Literatura Comparada pela UERJ.

 

 

************************

 

O valor da obra  R$ 42,00. Encontramos nas Lojas Americanas de todo o país.

 

 

 

UM POUCO SOBRE HAMLET DE WILLIAM SHAKESPEARE

 

 

A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, geralmente, abreviada apenas como Hamlet, é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida do sofrimento opressivo à raiva fervorosa e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

 

HAMLET é a peça mais longa de Shakespeare, e provavelmente a que mais trabalho lhe deu, mas encontrou nos tempos um espaço que a consagrou como uma das mais poderosas e influentes tragédias em língua inglesa: durante o tempo de vida de Shakespeare, a peça estava entre uma das mais populares da Inglaterra e ainda figura entre os textos mais realizados do mundo, no topo, inclusive, da lista da Royal Shakespeare Company desde 1879.[5] Escrita para o Lord Chamberlain's Men, calcula-se que sobre Hamlet já se escreveram cerca de 80.000 volumes,[6] muitos deles certamente são obras de grandes nomes que foram influenciados pela tragédia shakespeariana, como Machado, Goethe, Dickens e Joyce, além de ser considerada por muitos críticos e artistas de todo o planeta como uma obra rica, aberta, universal e muitas vezes perfeita.

 

Apesar da enorme investigação que se faz acerca do texto, o ano exato em que Shakespeare o escreveu permanece em debate. Três primeiras versões da peça sobreviveram aos nossos dias: essas são conhecidas como o Primeiro Quarto (Q1), o Segundo Quarto (Q2) e o First Folio (F1). Cada uma dessas possui linhas ou mesmo cenas que estão ausentes nas outras. Acredita-se que Shakespeare escreveu Hamlet baseado na lenda de Amleto, preservada no século XIII pelo cronista Saxão Gramático em seu Feitos dos Danos e, mais tarde, retomada por François de Belleforest no século XVI, e numa suposta peça do teatro isabelino conhecida hoje como Ur-Hamlet.

 

Dada a estrutura dramática e a profundidade de caracterização, Hamlet pode ser analisada, interpretada e debatida por diversas perspectivas. Por exemplo, os estudiosos têm-se intrigado ao longo dos séculos sobre a hesitação de Hamlet em matar seu tio. Alguns encaram o ato como uma técnica de prolongar a ação do enredo, mas outros o veem como o resultado da pressão exercida pelas complexas questões éticas e filosóficas que cercam o assassinato a sangue-frio, resultado de uma vingança calculada e de um desejo frustrado. Mais recentemente, críticos psicanalíticos têm examinado o elemento da mente inconsciente de Hamlet, enquanto críticos feministas reavaliam e reabilitam o caráter de personagens como Ofélia e Gertrudes.

 

 

WILLIAM SHAKESPEARE

 

Há 450 anos, no dia 23 de abril de 1564, nascia em Stratford, na Inglaterra, William Shakespeare, escritor, poeta e dramaturgo que moldou o homem moderno. Pode até parecer exagero, mas não é. Essa é a tese que o crítico literário Harold Bloom defende. Para ele, somos o que somos hoje graças a obras como “Hamlet”, “Romeu e Julieta”, “Ricardo 3º”, “Sonhos de Uma Noite de Verão”, “A Tempestade”, “Rei Lear”, “Macbeth” e outras 31 peças e 154 sonetos do poeta inglês.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário